i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Luiz Felipe Pondé

Foto de perfil de Luiz Felipe Pondé
Ver perfil
Trump é pós-moderno

Biden é o real conservador na eleição dos EUA em termos de filosofia política

  • Luiz Felipe PondéPor Luiz Felipe Pondé
  • 15/11/2020 23:02
Biden é o real conservador na eleição dos EUA em termos de filosofia política
| Foto: JOE RAEDLE/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP

O binômio conservador versus progressista é um fetiche da guerra cultural, disputa que continuará por muito tempo a fazer baixas na inteligência pública. O uso desse dualismo enviesado é útil para fins eleitorais e para o marketing em geral, apesar de a máquina política tê-lo ultrapassado como ferramenta da práxis. E as eleições americanas recentes deixaram isso muito claro.

Biden é o real conservador em termos de filosofia política nas eleições americanas. Os inteligentinhos têm dificuldade de sacar isso, porque só entendem o mundo de forma binária. É uma delícia usar fetiches intelectuais contra quem os inventou e se masturba com eles, não é?

Perguntam como ele pode ser conservador em termos políticos se defende as minorias identitárias. Biden é um liberal em costumes e conservador na prática política.

Primeiro, é preciso dizer que a política se tornou obsessiva nos últimos tempos. Só se fala de sexo e de raça –classe já saiu de moda–, e até a "gestão de pessoas" das empresas só pensa nisso. Biden é conservador porque representa a defesa das instituições democráticas de direito. Já Trump é um niilista pós-moderno.

Portanto, o binômio do momento é defender a institucionalidade dos processos do Estado democrático de Direito versus dizer que tudo é mentira nesses mesmos processos.

É uma ironia do destino o fato de aqueles que defendem o casamento gay, por exemplo, também serem os que preservam as instituições de Estado. Ironia do destino ver que os que defendem a família são os mesmos a utilizar chavões pós-modernos relativistas –como investir em narrativas retóricas, porque a "verdade não existe". Isso é demais para os inteligentinhos binários.

Relativismo e democracia sempre andaram juntos. Os sofistas já sabiam disso. "O homem é a medida de todas as coisas", dizia o pai fundador do relativismo grego, Protágoras. Logo, sabe-se disso há muito tempo. Os sofistas sempre foram vistos como aliados da democracia ateniense. Platão, por sua vez, via naquela democracia o risco da demagogia e da retórica.

A saturação de narrativas depois das redes sociais asfixia a capacidade de adesão às instituições. E esse processo não vai parar com a derrota de Trump nas eleições presidenciais americanas. Esse é apenas um sintoma de uma síndrome histórica.

Defender as instituições de Estado não implica zerar todas as mudanças, mas aceitar as regras do jogo estabelecidas e pensar nessas transformações de forma lenta e gradual, nascidas dentro dessas próprias instituições.

Trump se mostrou um niilista pós-moderno. Colocar narrativas no lugar de verdades –e a própria ideia de cansaço de longas narrativas, definição nuclear da filosofia pós-moderna– é um daqueles conceitos que nasceram dentro da nova esquerda francesa, após a derrocada da utopia comunista da União Soviética.

Tal definição é um claro fetiche da esquerda cultural. A filosofia pós-moderna sustenta ideias como sensibilidades culturais, desconstrução de identidades de gênero, inexistência de verdades, relativismo moral, enfim, toda uma caixa de ferramentas conceituais, como dizia Richard Rorty (1931""2007), filósofo americano herdeiro da filosofia pós-moderna, que agora se volta contra a esquerda americana e a nossa.

A extrema direita americana passou a utilizar essa caixa de ferramentas pós-moderna de forma desenvolta e com fins eleitorais. Sua intenção política é dar voz a um contingente de pessoas que se sentem irrelevantes e sem representatividade nas instituições –vistas, por sua vez, como instrumentos da elite mentirosa.

É nesse sentido que Donald Trump lança mão do relativismo pós-moderno, em nome de uma democracia direta e anti-institucional.

Vale dizer que a tradição americana fortemente federativa traz no seu interior essa vocação para o surgimento de milícias locais contra "the boys of Washington", os meninos da capital dos Estados Unidos, o que vem bem a calhar para esse pós-modernismo de extrema direita.

Entretanto, a lua de mel de Biden com a guerra cultural acabará em breve. Rapidamente veremos setores da esquerda cultural xingarem o novo presidente por ser velho, branco, homem, heterossexual e, portanto, opressor.

A guerra cultural é um circo de idiotas e radicalizados.

38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Felipe de Souza Marques

    14/12/2020 14:30:19

    Ótimo texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • D

      Douglas Alexandre I Nunes

      18/11/2020 0:23:52

      Nessa errou feio. Biden não é nada, apenas um senil progressista sendo usado pela extrema esquerda filhote da escola de Frankfurt e dos radicais americanos pra empurrar "um dos seus", disfarçadamente direto pro posto máximo. Trump não é político profissional, mas é um gênio, na medida em que percebeu o perigo que representam os revolucionários para o modo de vida que tornou os EUA a nação mais próspera e livre da história. A ponto de entrar na batalha política até a medula, algo que não precisava. Pondé é ótimo, mas ao torcer o nariz para figuras como Trump e Bolsonaro, porque são "grossos"(os outros disfarçam bem), reafirma ser um escravo do gosto, da estética.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Claudia Aguiar de Siqueira

        17/11/2020 16:07:16

        Pondé, nossa dose semanal de inteligência sem moderação.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Rachel Candeu Waintuke

          17/11/2020 0:46:58

          Milton Friedman diria que políticas públicas deveriam ser julgadas pelos seus resultados e não pelas suas intenções.... por isso trump faz sentido para "a outra metade" da América que votou nele... os americanos se perderam, estão confusos, caíram como patinhos na estratégia em curso dos antifas...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            J. MARINHO

            17/11/2020 0:08:23

            Como li há pouco, "pensamento obtuso". É assim que enxergo o texto do Pondé. Um intelectual que vem sofrendo a perda de qualidade dia a dia, muito pelo seu engajamento com a paixão mundial do momento: a lacração.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Mario Nascimento

              16/11/2020 23:53:41

              Que raciocínio complicado e obtuso. Chamar Biden de conservador em relação a Trump é no mínimo forçar demais a barra.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Fernando

                16/11/2020 22:18:44

                Esse texto só me convence que o PUMDEU está desesperado pra ser aceito nos jantares dos "inteligentinhos"...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  Ivan

                  16/11/2020 22:02:36

                  GP, ja solicitei cancelamento da assinatura duas vezes... e até agora nada... quanta transparência... precisa de procon para ter meu direito de consumidor atendido? Sei que deve estar difícil pra vcs... mas vcs optaram por manter o constantino... me deixa optar por cancelar..

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Fernando

                    16/11/2020 20:29:48

                    Vixi! "perdeu a mão"

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Francisco

                      16/11/2020 19:47:10

                      Luiz Felipe, todo mundo, vez e outra, tem um dia ruim. Amanhã pode ser um dia, e um artigo de opinião, melhor. Força.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • D

                        Daniel dos Reis Martins

                        16/11/2020 19:20:13

                        Estou me perguntando se Edmund Burke ou Russell Kirk concordariam com você.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eurico Schwinden

                          16/11/2020 18:51:29

                          Ele é só uma figurinha. Tudo nele é arrumadinho para combinar com a carinha de "olha só como eu sou feliz". Seus conselhos para madames da alta e passa burguesia da Pauliceia lhe garantiram uma boquinha do Doria na TV Cultura, aquela que tem a Vera como patronesse. E agora vem dar palpite - absolutamente dispensável - sobre quem é conservador e, imagina só, quem é pós-moderno. Se é por falta de assunto, que tal escrever algumas linhas sobre a quarentena paulista...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Alex

                            16/11/2020 17:45:11

                            Pondé, eu admiro suas ideias, mas não tem como concordar dessa vez. Justificar que Biden é mais conservador por respeita instituições? O Trump é menos conservador simplesmente por exercer o direito de investigação? Então é tudo fruto da imaginação dos Republicanos?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • D

                              Daniel dos Reis Martins

                              16/11/2020 19:58:19

                              Estou muito decepcionado com o Luís Felipe Pondé. O artigo ficou contraditório, impreciso, incoerente e absurdo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • A

                            ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                            16/11/2020 17:19:36

                            Vamos pensar mais no que Kamala Harris poderá fazer. Ela é a verdadeira força da chapa dita democrata.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JOSÉ IVALDO

                              16/11/2020 16:13:03

                              Esse conceito “conservador” é muito deturpável, o vencedor é sempre mais conservador, até o Maduro defende as instituições democráticas dele. PERA LÁ!!!! USOU O CONCEITO SUPERFICIALMENTE PONDÉ.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • I

                                Igor Fortes

                                16/11/2020 15:57:11

                                A idade chegou para o Pondé, não fala nada com nada, se perdeu nas falacias de seus amigos esquerdistas

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • J

                                  Josmar José dos Santos Júnior

                                  16/11/2020 17:13:49

                                  Olha, sem entrar no mérito dos amigos esquerdistas, mas o Pondé se perdeu, realmente...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo Ricardo Costa Pinto

                                16/11/2020 15:32:45

                                Pumdeu? Não sei quem fui...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  TIAGO

                                  16/11/2020 14:36:00

                                  Biden é conservador pq defende instituições democráticas? O Trump não defende? É pq ele chama a imprensa de FakeNews? Não pode por em cheque a pureza das instituições democráticas? Para defende-las tem que se curvar a elas?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • N

                                    Nico Gavelick

                                    16/11/2020 14:14:36

                                    Desta vez tenho que discordar, Pondé. Assim como o resto da imprensa, você decidiu focar em personalidade no lugar de focar em políticas públicas. Sim, Trump é arrogante, sem dúvida. Mas se você é um conservador, certamente seus objetivos estariam mais alinhados aos resultados de Trump que às promessas de Biden.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • R

                                      Rachel Candeu Waintuke

                                      17/11/2020 0:41:20

                                      Milton Friedman diria que políticas públicas deveriam ser julgadas pelos seus resultados e não pelas suas intenções.... por isso trump faz sentido...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    Guilherme Alvarez do Nascimento

                                    16/11/2020 14:12:18

                                    Nossa...meu conceito do Pondé caiu substancialmente depois desse artigo...nada é mais niilista do que o Partido Democrata americano em sua atual forma. Trump pode ser um ogro e tem vários defeitos, mas basta comparar os discursos de ambos para rapidamente perceber quem é quem. Pondé está cego pelo ódio aos trogloditas sem refinamento da direita conservadora, isso é claro. Mas esse contorcionismo travestido de chavões mal consegue disfarçar a inépcia de tentar convencer quem tem um pouco mais de estudo.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • T

                                      Taiguara

                                      16/11/2020 13:24:02

                                      Que texto confuso! Quer dizer que aparência é melhor que a realidade? Temos que defender instituições mesmos que estas já estejam corrompidas? É como defender a "democracia" da Venezuela, a "segurança" das urnas eletrônicas, a "Imparcialidade" da justiça, etc.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        All Jr

                                        16/11/2020 13:17:56

                                        Professor, “conservador” apoiando milícias como o BLM e Antifas? Aí já é demais... não vou nem mencionar obamacare, pauta de costumes, política de imigração e de defesa... desculpa professor, dessa vez vc forçou demais a barra! P.s.: aguarde pra ver o que ele fará com a política de tributação e avanço do Estado sobre os particulares, isso sem mencionar o “packing” da Suprema Corte, que ele jura que vai implementar... isso daí é agenda progressista radical! De conservador ele não tem nada!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          All Jr

                                          16/11/2020 13:15:49

                                          Professor, “conservador” apoiando milícias como o BLM e Antifas? Aí já é demais... não vou nem mencionar obamacare, pauta de costumes, política de imigração e de defesa... desculpa professor, dessa vez vc forçou demais a barra! P.s.: aguarde pra ver o que ele fará com a política de tributação e avanço do Estado sobre os particulares.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Carmo Augusto Vicentini

                                            16/11/2020 12:57:07

                                            Agora você enlouqueceu.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Robson Eduardo

                                              16/11/2020 12:35:11

                                              Acho que faltou liga nesse texto. Não entendo por que Biden seria representante do conservadorismo. Ele pode ser só um velho que, obviamente, tende a ser uns 90 por cento conservador, no entanto seu partido e sua base de apoio está tomada por aqueles que desejam implodir o sistema. O projeto deles, se levado a cabo, não deixará pedra sob pedra. não sobrarão instituições e ele próprio será incluído na fila da guilhotina.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Aderson Lucas Medeiros

                                                16/11/2020 12:21:58

                                                O mesmo Biden que se nega a negar se vai tentar aumentar o número de juízes na suprema corte e faz demagogia com os mortos pela COVID para ganhar eleição. Surpreso, pois o Biden que eu conheço dos debates e de seus aliados atuais é muito diferente desse colocado pelo Pondé. Abraços

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luiz Gomes Jardim

                                                  16/11/2020 12:21:48

                                                  Excelente.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    Juarez Waltrick Kohler

                                                    16/11/2020 12:19:31

                                                    E será uma marionete nas mãos da vice Kamala. Capaz de 'morrerem' ele pra assumir o controle.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • D

                                                      DJ Edertech

                                                      16/11/2020 11:54:33

                                                      Quanta besteira saindo da boca dezse senhor

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • E

                                                        Emerson

                                                        16/11/2020 11:43:16

                                                        Pondé sempre pontiagudo em suas afirmações. Sem dúvida repleto de sabedoria e conhecimento.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Astro

                                                          16/11/2020 11:01:23

                                                          Está correto, em termos do que representa ser um conservador, Biden é o mais próximo. Já que ele é educado, parcimonioso, equilibrado, alinhado à ciência, articulado. Além disso, ele não reage com o fígado e sim com a cabeça.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • I

                                                            Ivan S Ruppell Jr

                                                            16/11/2020 10:46:59

                                                            No esforço de afirmar que todos estão errados e somente ele sabe a luz da verdade, e talvez pra agradar seus colegas intelectuais ou namorada, Pondé vira de cabeça pra baixo a atual realidade de uso de expressões e de vivência de príncipios pra tentar negar tudo, enquanto daí, não consegue estabelecer nada; pois se tornou pensador do que só existe pra ele, enquanto todos vivemos claramente outra realidade. Conservadorismo não são somente Instituições, mas sim, Instituições ocidentais dos últimos dois milênios.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              Márcio de Abreu campana

                                                              16/11/2020 10:45:23

                                                              Bobajada braba !!! Aff

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                RFC

                                                                16/11/2020 4:57:40

                                                                Quanta besteira num punhado de frases desconexas.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  André

                                                                  16/11/2020 3:44:39

                                                                  Era uma vez um filósofo chamado Pondé.....

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.