i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

A Revolta do Sorvete: o parque de areia antialérgica mostra suas garras

Finalmente alguém superou os revolucionários progressistas que pediam Toddynho: os rebeldes de shopping.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 05/01/2021 12:11
Soft Ice Cream
| Foto: Martina Bessegato/divulgação

Há alguns anos fiquei chocada com um movimento de estudantes que ocupou prédios de universidades públicas em todo o Brasil. Soube que eles estavam levando roupa para lavar na casa dos pais e afixavam na porta dos acampamentos de protesto listas com produtos de que precisavam. Meu coração parou ao ver a foto da lista que pedia leite condensado e toddynho para os nossos revolucionários tupiniquins do século XXI. Se a gente realmente fosse precisar deles para fazer uma revolução, não poderia esperar que saísse nem um ovo cozido.

Num mundo polarizado, muita gente acreditou que os revolucionários movidos a toddynho fossem exclusividade da esquerda progressista. Puro engano. Não há nada mais democrático do que a moda de levar a sério birra de adolescente de 40 anos. Às vezes tenho vontade de juntar todo esse pessoal que passa o dia gritando certezas e apontando o dedo para os outros nas redes sociais. Tenho certeza de que, todos juntos, não montam um gaveteiro.

Reparo muito na recente valorização da birra do adolescente de 40 anos por puro recalque. Criança abandonada pela mãe não tem direito de fazer birra, amigos, simples assim. Não morre disso mas fica morrendo de inveja dos coleguinhas mais sortudos, principalmente os que conseguem viver de fazer birra até a idade adulta. É um trauma que me causa muitos problemas, inclusive familiares. "Minha mãe não se comove" é uma frase que meu filho passou a dizer com frequência a partir dos 3 anos de idade diante de birras ou chantagens emocionais de terceiros. Por que criança tem a língua tão solta? Voltemos ao artigo.

Continuando em língua solta, se alguém sofre com isso no Brasil, essa pessoa é Luana Piovani. E ela parece não estar rigorosamente nem aí. Aliás, quem nasce com a cara e o corpo de Luana Piovani tem um artigo especial na Constituição garantindo o direito de não estar nem aí. Ela deixou o Brasil confessando que não aguentava mais ter que fingir que militava por todas as causas progressistas para ficar bem com o pessoal do meio artístico. Queria postar só fotos de biquini nas redes sociais. Na minha humilde opinião, seria um serviço muito mais útil ao Brasil.

Confesso que não comentei nada sobre o imbroglio em que Luana Piovani se meteu na pandemia porque sou da geração que foi fã da Angel, a top model que ela representou em Sex Appeal, minissérie de 1993. Em setembro, a atriz ficou chocada quando chegou em Paris e descobriu que precisaria usar máscara em todos os lugares públicos. Postou um vídeo com um truque para não precisar colocar a máscara, que eu resolvi batizar de "Revolução do Sorvete".

https://www.instagram.com/p/CFZvOloHDob/

Luana Piovani ensina a "Revolução do Sorvete", truque para não usar máscara em Paris
Luana Piovani ensina a "Revolução do Sorvete", truque para não usar máscara em Paris

Lógico que as recalcadas foram criticar esse ato revolucionário da minha heroína Luana Piovani pelas ruas de Paris. E ouviram o que mereciam, ela xingou as seguidoras descontentes de "bruacas", bem no estilo sóbrio que a caracteriza. Foi notícia em todas as revistas de fofoca do Brasil e rendeu bastante porque deu para fazer duas matérias, a do vídeo e do bate-boca virtual. Só que depois teve a parte três. Como não tomou os cuidados na viagem a Paris, Luana Piovani pegou COVID. "Testei, sim. Estou covidiana. Por isso estou trancada no quarto. As crianças não podem passar da porta para cá. Estou me alimentando igual um cachorrinho, na jaulinha, a Maiara coloca a comida aqui na porta", anunciou a atriz pelas redes sociais.

O que diz a Constituição Federal? Se você for Luana Piovani, você tem o direito de não estar nem aí. Mas precisa ter nascido Luana Piovani. Caso contrário, o videozinho sexy da "Revolta do Sorvete", além de ser um mico pode ter a mesma consequência, pegar COVID. Quem vai ensinar ao parque de areia antialérgica da sociedade brasileira que eles não são celebridades? Deveria ser a gente, mas temos preguiça e virou moda o vídeo da Revolta do Sorvete. Em versões B, claro.

A fina flor da alta sociedade paulistana obviamente ficou morrendo de vontade de circular pelos Jardins de Luxemburgo ostentando seu sorvete revolucionário. Infelizmente, as fronteiras estavam fechadas para nós, que vivemos no Brasil. O filho de dois amigos queridos, os médicos Lygia e Waldemar Kogos, foi muito rápido em adaptar a "Revolução do Sorvete" ao mundo de Caras brasileiro. Não tem Paris? Não tem Miami? Não tem praia? Paulista tem shopping.

Graças ao estrondoso sucesso da mãe e do networking fantástico do casal Kogos entre famosos e poderosos, Paulo Kogos conhece profundamente o funcionamento da nossa elite. Ultimamente tem se envolvido em protestos políticos com discursos muito inflamados. Não podemos negar que a gritaria, excesso de certezas e roupas que ninguém entende viraram moda entre os jovens da elite brasileira, para desespero absoluto dos pais. Pode ser que passe. Ele foi rapidíssimo ao postar, em setembro, a Revolução do Sorvete adaptada ao shopping.

Tenho a sensação que, desde setembro, o departamento artístico da Justiça brasileira estava louco de vontade de pegar uma carona na "Revolução do Sorvete". De um lado, quem vive de garantir a obediência civil praticando a desobediência. De outro, os justiceiros sociais fiscalizando madames e cavalheiros que desafiam a ordem tomando sorvete em shopping. Parece surreal até para a nossa esculhambação, mas aconteceu.

Por ser jovem há muito tempo, tive o privilégio de conhecer o Poder Judiciário e o Ministério Público antes das redes sociais. Aliás, fui parte da equipe que implementou as primeiras redes sociais de uma Suprema Corte no mundo, as do nosso STF. Ali, comecei também a fazer palestras pelo Conselho Nacional de Justiça instruindo juízes sobre o que eram as redes sociais, como funcionavam, quem tinha acesso e possíveis consequências. Era inevitável que desse o revertério que deu.

Dar, para sempre, um salário nababesco e poder total sobre a vida dos outros a um jovem inexperiente nunca foi um bom negócio. Imagine se esse jovem tiver como arrumar torcida e acreditar que realmente está fazendo uma revolução. No Poder Judiciário, os mais velhos chamam de "juizite" a certeza que só a inexperiência e a inconsequência nos dão. Hoje isso tem platéia. Ocorre que os salários nababescos são pagos para trabalhar, não para ficar se mostrando. Diversos países têm regras claríssimas para uso de redes sociais por funcionários públicos. Mas o Brasil não precisa de regras porque a gente tem bom senso, né? Então não fizemos.

Vasculhe a internet que você vai achar todo tipo de micagem e declaração disparatada das nossas autoridades da geração floco de neve. Eu, particularmente, tenho a sensação de que é uma minoria que envergonha a maioria. Quem trabalha com processos e decide a vida dos outros geralmente não é dado a se empavonar por aí. Imagine alguém que, dia a dia no trabalho, acompanhou o sofrimento real de famílias durante a pandemia. Pense na experiência da pessoa que estava ali tendo de decidir despejo, bloqueio bancário de desempregado, mandar tomar carro, achar hospital, problema com atestado de óbito, guarda de filho, violência doméstica. A maioria sabe o privilégio que tem, agradece todos os dias e tenta ajudar os outros, creio eu.

Mas há uma minoria que, mesmo testemunhando tudo isso, resolveu esfregar seu salário nababesco eterno na cara da sociedade brasileira. E toma post de festinha e brinde na cara do desempregado, da mãe que perdeu filho, do policial com COVID, do comerciante prestes a falir. É uma capacidade de julgamento de impressionar qualquer um. Houve vários, uma ficou famosa e está incendiando as redes.

A juíza que postou uma hashtag Aglomera Brasil já é uma celebridade digital, parte do grupo de Olavo de Carvalho. É da área penal e faz trabalhos conjuntos com o psiquiatra que atendeu Sara Winter e garante ser descendente de um Papa. Mas o que a internet não perdoou foi a hashtag, que rendeu representação ao Conselho Nacional de Justiça e agora um coro de colegas meus, jornalistas, pedindo a cabeça da juíza. Imediatamente formou-se o outro time da jihad, o que saiu defendendo a juíza nas redes. Diante do furdunço, o que ela fez? Um vídeo da "Revolução do Sorvete":

O Brasil conseguiu produzir um vídeo em que uma juíza, por livre e espontânea vontade, ensina desobediência civil. Nem na época mais revolucionária da minha adolescência eu sonhei tão alto. Além de ganhar um salário nababesco e eterno para garantir a obediência enquanto ensina na internet a desobedecer, o tema é impagável. Problematizamos o sorvete no shopping. Não tem rojão no STF capaz de desmoralizar mais o Judiciário que esse novo ícone da superficialidade. Deixo claro que meu vídeo preferido da "Revolução do Sorvete" continua sendo o da Luana Piovani. Ela é muito melhor em superficialidade que toda essa turma junta.

E que o recado sirva também para a turma da superficialidade do bem, esses bravos guerreiros de teclado que lutam pela exoneração da juíza digital influencer. Não adianta queimar o sofá quando você pega a mulher com o amante no sofá. Precisamos decidir se os concursos realmente selecionam quem tem capacidade de julgamento, se o salário inicial deve ser esse mesmo e que funções públicas podem ser acumuladas com a de digital influencer. Definir uma pessoa por um tuíte é tentador, mas também superficial.

Desde 2008 eu tenho a mesma opinião, que é polêmica e tem diversos oponentes. Para falar a verdade, já ouvi de diversos Coronéis da Polícia Militar e até de Generais do Exército que é linha dura demais. Para mim, o único jeito de evitar a esculhambação é proibir brasileiro com cargo público concursado de ter rede social aberta, poderia até ter, mas fechada e para questões familiares, culturais e hobbies. "Ah, mas eles não têm direito a liberdade de expressão?", questionam muitos. Autoridade tem de abrir mão de algo. Quem preza muito liberdade de expressão que vire artista, jornalista ou político.

Todos os trabalhadores abrem mão de parte da sua liberdade de expressão nas redes em nome do seu trabalho. Um comerciante não sai por aí dizendo tudo o que pensa porque a clientela vê. Você provavelmente não diz ao seu chefe nem sobre ele tudo o que queria. Nem eu, que sou jornalista, saio por aí dizendo todos os absurdos que passam pela minha cabeça diariamente. E por que fazemos isso? Porque temos o bônus mas arcamos com o ônus. Esses funcionários públicos não têm nenhum ônus, mas ele existe e sobra para nós, o esfacelamento das instituições.

Até as pessoas mais rígidas acham a minha solução rígida demais, eu entendo. Mas alguma solução precisa haver. A mistura entre atividades de Estado, atividade política e blogueiragem não está sendo benéfica para nós. Há dois valores em jogo. O primeiro é a integridade das instituições que definem os destinos de todos os cidadãos. O outro é a liberdade individual de pessoas que têm estabilidade eterna e salários nababescos para fazer parte dessas instituições. O que vale mais?

O que os novatos mais aprendem no Judiciário é que "juiz é independente". Realmente é, ninguém é chefe de juiz para garantir que a Justiça seja feita. Mais um suco de Brasil, falamos muito dos direitos e pouco dos deveres. Hoje a cidadania também é exercida no mundo digital e nós não dizemos a essas autoridades o que se espera delas nessa esfera. Insisto há anos que não é óbvio, ultrapassa o bom senso e é necessário sim ter regras claras. O país, até agora, optou por não ter. Tem gente no Judiciário entendendo que era para imitar a Luana Piovani.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    06/01/2021 23:06:10

    Sua postura radical com relação à conduta dos servidores públicos também é a minha, Madeleine. O exercício da autoridade tem um preço, sim. O excesso de exposição e protagonismo dos condutores da Lava Jato, por exemplo, se voltou contra eles e está sendo usado pelos corruptos e bandidos pra tentar melar os ótimos resultados que eles conseguiram no combate à corrupção. Mudando um pouco a frase sobre a mulher de César, não basta ser isento, tem de parecer isento também. Discrição é fundamental.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      06/01/2021 21:27:17

      Ahh Madeleine, esse texto vc escreveu sem ajuda né? Mostrou as garras

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcos

        06/01/2021 18:57:05

        O texto está bem posto e de fácil compreensão. Quanto a expressão "o juiz é independente", é verdadeira e o magistrado deve ser sim independente, porém em relação ao seus julgamentos, apenas. A independência do juiz é absolutamente necessária, para não ficar a mercê de influências político/econômicas. A independência do juiz não tem nenhuma relação com sua postura "fora do processo". Fora dele, deve ter uma conduta a mais discreta e serena possível, sem provocações ou insinuações veladas em rede social. O juiz, de preferência, não deveria utilizar-se de redes sociais. Rede social não tem caráter jurisdicional e, assim, não se relaciona com "independência do juiz".

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Cético

          06/01/2021 16:33:19

          Cara Madeleine, interessante o seu texto, mas um tanto enfadonho. Desse lado, o dos leitores, invariavelmente identificamos o autor pelo estilo, e não pelo nome. O leitor identifica o estilo, o jeito, e cada autor, cada articulista tem um, assim como você. Escreve bem, muito bem, mas tem um estilo próprio marcado por esse tom "mamãe tem razão", é irreverente até certo ponto, mas não acrescenta nada, e o de hoje não instiga o leitor a pensar. Você é uma baita jornalista, poderia nos provocar com um tema mais relevante. Um forte abraço.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Adhemar Leite

            06/01/2021 16:25:43

            S.ra Madeleine, estou estupefato. O que foi esse artigo? Um mau dia? Como o povo diz, a maior inimiga de uma mulher é outra mulher. Salvo se há algum outro objetivo que a minha limitada capacidade de abstração não alcançou. Sendo assim, é de se compreender que a Gazeta do Povo está sujeita, infelizmente, a ter assinantes do meu QI. E me perdoar pelas opiniões(?) que, eventualmente, posto aqui.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Murilo Iglesias de Almeida

              06/01/2021 15:38:12

              Critica a certeza a alheia com toda a certeza. Texto longo, chato, mal escrito e diagramado. Uma baita problematização para criticar a pessoa, a profissão e os pares de serviço público. Todo esse esforço se faz necessário quando o confronto é com a realidade. A realidade é simples e não precisa muita explicação O fato, demonstração da tolice de entrar num ambiente com máscara para logo em seguida retirá-la é algo tão simples e verdadeiro que merece o apoio.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                ALETCM

                06/01/2021 14:55:02

                O conceito de liberdade de expressão só faz sentido se ela for absoluta e irrestrita, caso contrário é outra coisa, e nesse caso, que se invente outro nome para se referir ao conceito de "liberdade de expressão relativa e restrita", mas isso ninguém quer, provavelmente por medo de ser acusado de heresia.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • N

                  Neto

                  06/01/2021 14:54:58

                  A Dra. Ludmila conseguiu levantar uma importante questão. Provou que o mimimi ainda impera neste país de bananas. Repórteres militantes pedindo a cabeça dela por levantar um tema importante. A **** do politicamente correto, que impera hoje na internet. E ainda chamam os seguidores do presidente de Gado. Mas afinal, QUEM É MESMO O GADO? Independente de tudo, hoje vou no shopping tomar um sorvete com a máscara na orelha. E NÃO ENCHAM O MEU **** .

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Andrey N.

                    06/01/2021 13:05:36

                    Em certos pontos você tem razão na crítica, mas não nos métodos. A liberdade deve ser sempre o pano de fundo de tudo. "Se a liberdade significa alguma coisa, será, sobretudo, o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir." George Orwell

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • K

                      kukafe

                      06/01/2021 12:40:59

                      Texto sem pé nem cabeça.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • M

                        Maurício

                        06/01/2021 13:34:08

                        Boa foi a sua análise!! Você merecia ter uma coluna

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Julio Cesar Cazaroto

                      06/01/2021 11:34:04

                      O tom da articulista é muito cheio de certeza, irritante. Mesmo quando concordo com ela, acho muito estranho. Ela tocou no ponto hoje. Ela é a mais adolecente de todos os jornalistas do Brasil, seja pela aparência, seja pelo estilo. Essa, acho eu, sempre será a rebelde inteligente, primeira da turma na escola, a nerd descolada. Mas sempre adolecente. Sempre birrenta. Sempre chata.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Paulo cesar

                        06/01/2021 11:08:53

                        Não gosto de sorvete, pode informar se for um copo de café (daqueles do mequi) também funciona? Tem o contato da Luana, por favor?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Enio Xavier

                          06/01/2021 10:59:37

                          Você tem razão Madeleine

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Rafael França de Souza

                            06/01/2021 10:47:31

                            Madeleine, por mim funcionário público concursado nem votava, conflito de interesses. Se um candidato X diz que vai congelar os salários dos funcionários públicos, nenhum funça vota nele. A turma da PM fala que vc é linha dura pq não me conhecem XD

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Rosina de Freitas Nascimento

                              06/01/2021 10:35:59

                              Mas será que não começou com alguns juízes do STF que estão com sorvetão na cara há tempos?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Lunildo Gomes

                                06/01/2021 10:19:49

                                Passei a ler com mais frequência a coluna da Madeleine Lacsko e me chamou a atenção a qualidade dos seus temas. Não são de leitura simples, mas trazem uma análise interessante e detalhada do tema abordado. Parabéns! Ganhou mais um leitor assíduo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • A

                                  Alfred Carstens

                                  06/01/2021 10:43:16

                                  Verdade. Os textos são bem redigidos e precisam ser lidos com atenção e desenvolvem o nosso censo crítico.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • G

                                GLH

                                06/01/2021 9:50:31

                                Tambem sou fã da Luana Piovani, mas ninguem esculhamba mais com o Brasil do que o próprio STF.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  MARCIO ROGERIO DAVID

                                  06/01/2021 1:49:59

                                  Curto seus artigos. Mas, esse sem chance. Não dá pra falar que uma juíza concursada esculhambe mais o judiciário brasileiro, que o próprio STF. Com um ou dois juízes de carreira, e o restante de pavões travestidos de juízes. Alguns, juristas medíocres, zombando do notório saber jurídico.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    Sidney F Costa

                                    06/01/2021 1:10:39

                                    Melhores textos da gazeta !

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      Paulo H.

                                      06/01/2021 0:55:51

                                      Os artigos da Madeleine geralmente têm alguma "pegadinha", por assim dizer. Este não fugiu à regra: "O Brasil conseguiu produzir um vídeo em que uma juíza, por livre e espontânea vontade, ensina desobediência civil."(M. Lacsko). Madeleine não entendeu: a juíza, em nenhum momento, ensinou desobediência civil no vídeo do sorvete. Aliás, "ensinou" o oposto, ou seja: como não usar máscara SEM desrespeitar as regras impostas. Desobediência nenhuma, portanto. Mas, mais do que isso - e este é o ponto - ao fazê-lo a juíza demonstrou quão estúpida é a regra imposta: "o vírus não gosta de sorvete" merece uma hashtag. Pegadinha à parte, ótimo artigo!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • P

                                        Paulo H.

                                        06/01/2021 2:10:10

                                        Embora não haja nenhum problema em pregar desobediências a ordens ilegais ou ilegítimas, o FATO é que no vídeo do sorvete ela NÃO prega desobediência nenhuma. Pelo contrário. Transcrevo o que escreveu a juíza: "Passo a passo para andar sem máscara no shopping de forma legítima, sem ser admoestado e ainda posar de bondoso: 1- compre um sorvete. 2- pendure a máscara no pescoço ou na orelha, para afetar elevação moral; 3- caminhe naturalmente."

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • G

                                        Gilberto Nascimento

                                        06/01/2021 1:18:38

                                        Vá no Twitter da tal juíza e veja que ela ensina sim "desobediência".

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Ricardo

                                      06/01/2021 0:42:17

                                      Celebridades, políticos, "quarentenistas" gourmet etc etc ... e um covid pra chamar de seu! Virou status. Covidiotas úteis, covidiotas oportunistas, todos com máscaras no séquito do Coronaculto. Maquiavel está vivíssimo: as pessoas são tão (crédulas e) dominadas por suas necessidades imediatas que um mentiroso sempre encontrará muitas prontas para serem enganadas.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • Z

                                        Zequinha

                                        06/01/2021 0:07:50

                                        Gosto de seus artigos, mas este está péssimo

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          Joaquim Corrêa Lopes

                                          06/01/2021 0:04:29

                                          O legal do Brasil é que a pessoa compra um Celta 2003 e já se sente diferente do vizinho que pega busão. Na cabecinha dele ele venceu na vida e agora as regras são para os outros. Não precisa nem ter frequentado o playground de areia anti alérgica.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Flavia

                                            05/01/2021 23:59:28

                                            Penso na falta de credibilidade de magistrados com essa conduta, em suas jurisdições, pois são geradores de dúvidas sobre imparcialidade de suas decisões. “Nem tudo o que posso me convém.”

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • W

                                              wilmar scoz

                                              05/01/2021 23:53:02

                                              A juíza tem o direito de liberdade de expressão na sua vida privada. A comparação com o emprego em geral, não serve. Pois dentro de uma empresa tem regras e obediência. Na vida privada, a empresa, não deve se meter. Os membros do STF estão constantemente na mídia emitindo opinião. Se eles podem, a juíza, muito mais.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • G

                                                Gilberto Nascimento

                                                05/01/2021 23:59:50

                                                Bom... a empresa empregadora da moça do "ele é engenheiro melhor do que você" de fato não se meteu na vida privada da distinta. Mas também não quis ter sua imagem associada às lambanças da distinta e a demitiu rapidinho.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              FB

                                              05/01/2021 22:54:43

                                              Esse artigo deveria ser impresso e colado na porta de cada fórum e tribunal do Brasil.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • Z

                                                Zyss

                                                06/01/2021 21:24:05

                                                Cala na tua casa, mané

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Gilberto Nascimento

                                              05/01/2021 23:07:00

                                              A tal juíza militante é uma juíza novinha. Provavelmente tem pouco contato com desembargadores, que tem mais idade. Já assisti a lives com o povo do Judiciário e sei que desembargadores são grupo de risco pela idade, e alguns deles tem comorbidades. Sei que há apreensão com a covid por parte da maioria deles. Nem todos. Alguns saem por aí sem máscara, dão carteirada e rasgam multas. Cedo ou tarde a tal juizinha vai levar um puxão de orelha de seus colegas mais velhos, mesmo que em off. E há grande probabilidade de ela prejudicar sua carreira futura, pois um dia concerteza ela quererá ser desembargadora, e para tal cargo atitudes infantis não pesam bem no currículo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • Z

                                                Zyss

                                                06/01/2021 21:23:53

                                                Não confunda idade com nível de inteligência. Burrice pura da sua parte

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Eduardo Prestes

                                              05/01/2021 21:56:58

                                              Quem inventou essa bobagem de colocar máscaras em pessoas saudáveis saiu do hospício. Assim como quarentena de saudáveis, outro sádico fracasso da seita da terra parada. Eu não uso máscara porque encheu a paciência essa insanidade, não funcionou e nunca vai funcionar. Milhões já pegaram e estão imunizados, está na hora de deixar os doidos falando sozinhos e seguir com a vida normal. Para 99% das pessoas será uma gripezinha, nada mais que isso. Ontem mesmo falei com um amigo com COVID, teve febre um dia e depois ficou ótimo não durou nem 48 horas os sintomas. O povo se aglomera porque já percebeu que o risco pessoal é mínimo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • W

                                                WILLIAM MARCELO BONFIM DE OLIVEIRA

                                                05/01/2021 21:40:42

                                                A verdade é que boa parte da população sabe que é mais proveitoso usar um trevo de quatro folhas atrás da orelha para não pegar Covid do que as máscaras de pano. Trabalho em shopping e ando quase o tempo todo sem o pano cobrindo a cara e também não estou nem aí.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • E

                                                  Eduardo Prestes

                                                  05/01/2021 22:00:56

                                                  É isso William, a realidade já provou que quarentena de saudáveis e máscaras em pessoas saudáveis não trazem qualquer benefício contra a propagação do vírus. Que cada um cuide de si como achar melhor...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • H

                                                hildo pozenato

                                                05/01/2021 21:25:49

                                                Gostei muito do seu texto. Quanto aos servidores públicos que se acharam ofendidos eu concordo totalmente com ela. Tenham certaza que não somos contra vocês; somos contra as regalias garantidas a certos setores, principalmente no Judiciário

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                  05/01/2021 20:53:43

                                                  O artigo do Polzonoff, de hoje, também abordava essa aberração. Bom. Primeiro, a juiza faz o que os tantos magistrados do STF se vangloriam. Se intrometer em todas áreas que não lhe dizem respeito. Não quero enumerar aqui. Sendo assim, os magistrados em sua grande maioria comportam-se bem, mas também acho que os salários são nababescos para alguém que até pouco tempo tinha espinhas. Um oficial general receberá menos de 30 mil com pelo menos 30 anos de carreira. Juiz de primeira instância, 28 mil. Os militares possuem há pelo menos 5 anos um código de conduta para as mídias sociais. É simples. O tal temido regulamento disciplinar, com mais de 100 artigos.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • Z

                                                    Zyss

                                                    06/01/2021 21:23:00

                                                    Alguém arrume esses likes

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • G

                                                  Gustavo

                                                  05/01/2021 20:24:45

                                                  Que prolixidade! Madeleine deveria pegar umas dicas com o Polzonf para aprender a criar textos precisos! No quarto parágrafo, eu já nem vi o resto!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    João Martins Donizete

                                                    05/01/2021 19:50:16

                                                    Confesso. Não gostei. Um assunto longo para praticamente não dizer nada. Pior: notei que o servidor público não é muito bem quisto pela Articulista. Até de proibir ou restringir que eles usem as redes sociais foi aqui sugerido. No caso da juíza dizer como não usar a máscara, sinceramente acho que ela está ou estava mostrando a hipocrisia de um simples ato põe por terra tal obrigatoriedade. Assim como você entrar no restaurante com máscara e ao se sentar tal indumentária ser automaticamente desnecessária.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • M

                                                      Madeleine Lacsko

                                                      05/01/2021 21:00:20

                                                      A articulista já foi servidora pública, como consta da biografia ao pé do blog. Tem orgulho disso.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Marta M S Kogut

                                                    05/01/2021 19:47:22

                                                    Muito bom o seu texto!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Ana Luiza

                                                      05/01/2021 19:34:52

                                                      A Revolta dos que declaram que a grama é verde.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Lucas de Lara

                                                        05/01/2021 19:23:44

                                                        ...seus artigos mais recentes foram bem melhores do que este. Se está sem assunto, melhor escrever nada....

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • Z

                                                          Zyss

                                                          06/01/2021 21:21:34

                                                          Esse foi ela mesma que escreveu, sem filtro

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      Fim dos comentários.