i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Como limpar o passado da sua família inspirado na bisneta de Monteiro Lobato

Aposte no revisionismo histórico do bem para provar ao mundo que você e sua família prestam muito mais do que eles pensam.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 29/12/2020 15:11
O escritor Monteiro Lobato.
O escritor Monteiro Lobato.| Foto: Wikimedia Commons/Domínio público

Só percebi que havia algo de bem pesado nos textos infantis do Monteiro Lobato quando comprei uma edição especial de "Reinações de Narizinho" e comecei a ler um pedaço por dia para o meu filho de 3 anos. Assim como eu, você deve ter lido isso a infância toda sem que ninguém achasse nenhum problema ali. Ficamos chatos, diriam alguns. Creio que não, melhoramos muito e infelizmente não podemos melhorar o passado. Ou melhor, não podíamos porque agora surgiu a fórmula perfeita de apagamento do passado podre da família.

Sempre tive uma antipatia profunda por revisionismo histórico, algo que conheci por meio do pessoal que nega o holocausto. Mais recentemente, o revisionismo sobre a política nacional chega ao cúmulo de refutar coisa gravada em vídeo. Agora, confesso que comecei a gostar. Essa ideia da bisneta do Monteiro Lobato de apagar o racismo da obra dele seria muito útil para melhorar o passado da minha família.

Monteiro Lobato, um dos grandes gênios da literatura brasileira, teve a infelicidade de viver no mundo real e ter defeitos próprios somados aos do tempo em que nasceu. Veio ao mundo quando ainda havia escravidão no Brasil e morreu em uma época na qual documentos legais e jornais registravam falas de pessoas negras dizendo que eram negras. Eram coisas do tipo "a preta Maria declarou ao delegado que presenciou os fatos". Ele não foi o único antirracista de seu tempo. Até agora. Tudo tem conserto, inclusive os fatos.

Quem leu o romance adulto "O Presidente Negro" não tem dúvidas do que pensava Monteiro Lobato sobre um choque de raças entre negros e brancos. Estava na média dos intelectuais de sua época. Nem os abolicionistas foram antirracistas, havia preconceito como há até hoje, mas não falamos de um selvagem. Era muito crítico aos maus-tratos físicos a que o cidadão de bem costumava submeter os negros que serviam em suas casas, sobretudo as crianças. Faz uma crítica mordaz à sociedade em que vivia no conto "A Negrinha", em que relata como se glorificava a boa senhora católica torturadora de criança.

Em junho do ano passado, a neta de Monteiro Lobato, Joice Kornbluh, participou do programa "Conversa com Bial", e afirmou: “Nunca eu pensei racismo na minha vida. Não existia na família isso. Não só por parte do meu avô como por parte de ninguém.” O avô dela era membro fundador da Sociedade Eugênica de São Paulo e defendia a Ku Klux Klan. Confesso que fiquei com inveja. Gostaria também de apagar o racismo da minha família e deve ser fácil porque foi bem mais modesto.

A gente não achava esquisito chamar a Tia Nastácia de "macaca de carvão", por exemplo. A situação do Zé Carneiro, empregado do sítio ao lado que foi "adquirido" por Dona Benta e dormia no celeiro junto com Pedro Malasartes era perfeitamente normal quando minha bisavó lia os livros para mim. O fato de Tio Barnabé e Tia Nastácia não tirarem folga nunca nem saírem do sítio também era bem normal quando meus avós liam os livros para mim. De repente, já adulta, fui reler e me peguei pensando em que mundo a gente vivia.

Se você é jovem há tanto tempo quanto eu, basta puxar pela memória que vai ver a carga de racismo nas frases ditas por quem a gente mais ama há algumas décadas. Meu falecido avô uma vez me explicava porque não era racista, já que convivia desde pequeno com negros, algo comum entre imigrantes árabes colocados à parte da sociedade. Concluiu dizendo que não podia ser racista porque"dos negros aceito tudo, menos casamento".

Minha bisavó materna, viúva guerreira que criou sozinha os 3 filhos, era filha de um capataz de fazenda de café no interior de São Paulo. Sempre me explicou com detalhes por que a família dela não era racista como as outras da região. As "negrinhas", por exemplo, faziam só serviço dentro de casa e não iam para a lavoura. Ela e os irmãos tinham cada um uma "ama", também negra, mas que não dormia no celeiro, dormia ao lado da cama deles, no chão.

Todos nós fomos educados pela fina flor do racismo, machismo e homofobia. Não havia e não há a vivência da igualdade, uma ideia muito nova historicamente, mesmo entre os que consideram racionalmente que somos todos iguais. Reproduzimos vícios que podemos corrigir, só que dá trabalho e a gente passa vergonha. Confesso que gostei bastante dessa alternativa da bisneta do Monteiro Lobato de reescrever a história da família limpando a sujeira.

Essa parte do racismo, machismo e homofobia, por mim, simplesmente deletaria da história da minha família. Tias velhas italianas que tinham birra com nordestino também jamais existiram. Gostaria também de omitir perversidades, tropeços emocionais, abandonos e prisões dos meus antepassados. Aliás, por questão de charme, manteria apenas as do meu pai e do meu avô paterno, que foram presos quebrando bancos em movimentos contra ditaduras. Agora tem um baita de um charme e, se depois perder, um filho ou um neto podem apagar isso da história.

Eu, por exemplo, já me considero exemplo de mãe que jamais errou. O dia em que eu levei o meu filho de 4 anos ao cinema ver Dead Pool sem saber do que se tratava e tive de sair correndo na primeira cena jamais existiu, já combinei com ele. E quando eu li "Reinações de Narizinho", jamais comecei a gaguejar e mudar o texto nas partes absurdas. Nem parei no meio e troquei de livro para saber o que fazia depois. Sou uma mãe perfeita, sabia muito bem o que fazer.

Na história que eu pretendo apagar, eu recorri a alguém que entende de Educação na teoria e na prática, além de ter criado 5 filhos, Claudia Costin. Ela me orientou que lesse exatamente como está, um texto primoroso e parte da nossa história, mas contextualizasse explicando que nossos antepassados se comportavam assim. É uma forma de explicar por que as pessoas reclamam de preconceito e também de mostrar que é possível evoluir como indivíduo e como sociedade. Na nova versão de mim, fui eu que tive essa ideia.

A bisneta de Monteiro Lobato, Cleo Monteiro Lobato, resolveu reescrever os trechos racistas da obra dele. Brasileiro acredita em tudo, ela provavelmente crê que a qualidade será a mesma. Além disso, disse ao Correio Braziliense: “ Monteiro Lobato não era racista. Sei disso pela vivência familiar. Minha avó foi a filha que mais conviveu com Lobato” . Se o bisavô dela, fundador da Sociedade Eugênica de São Paulo, não era racista, o meu é que vai ser porque falava bobagem? De jeito nenhum, vamos apagar tudo isso já.

Aqui estamos diante de um dilema lógico importante. A bisneta crê que Monteiro Lobato não era racista, portanto o entendimento dela sobre o que seria racismo é bastante elástico. Não era moda ser defensor dos atos da Ku Klux Klan em solo brasileiro como ele fazia mas, para a família, não é racismo. Poderíamos dizer que trata-se, portanto, de pessoas racistas reescrevendo um livro para fingir que nem os antepassados nem elas próprias são racistas? Não, seria cruel demais. São pessoas bem intencionadas, que querem impedir o racismo nas novas gerações.

A ideia de eliminar o racismo fingindo que nossos grandes intelectuais dos séculos XIX e XX não eram racistas parece ótima. Isso me dá o direito de fingir com convicção que ninguém na minha família jamais foi racista. E, melhor de tudo, ao passar pano para os meus, ainda acabo assumindo o papel de antirracista sem precisar nem mesmo fazer autocrítica. Lei do Mínimo Esforço, se não me engano, é cláusula pétrea da Constituição Brasileira.

"Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la" é uma frase tão boa que foi repetida por diversas personalidades.
Seria de autoria do conservador Edmund Burke e repetida até por Che Guevara. Está na abertura da série "El Patrón del Mal", da TV Caracol da Colombia, um documentário sobre a vida de Pablo Escobar. Vai dar bem certo apagar o racismo de Monteiro Lobato nas próximas gerações, um passo adiante para que possam repetir.

Por experiência própria, garanto que é bem doloroso contar aos filhos que as pessoas da nossa família não são perfeitas, às vezes fazem coisas horrorosas e só reconhecendo os problemas buscamos soluções. Fiz pensando que seria ótimo para que ele fosse honesto, consciente de quem é e tivesse esperança na redenção humana. Só que é dolorido, dá trabalho e arruma muito problema. Melhor essa gambiarra, a faxina moral no passado. Vou comprar o novo livro do Monteiro Lobato para ele. E viva a hipocrisia! Afinal, é só em hipocrisia e gambiarra que o Brasil realmente tem a liderança mundial.

51 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 51 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Carmen Dal Magro Francisco

    03/01/2021 20:27:58

    Claudia Aguiar de Siqueira escreveu o que eu aqui registraria. Que absurdo vivemos em meio aos analfabetos funcionais na atualidade brasileira. E “viva Paulo Freire” que consegue demonizar até um Monteiro Lobato. A ignorância nem mais contextualiza seus autores. TRISTE

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Renata de Paula Xavier Moro

      03/01/2021 18:35:30

      Se a bisneta de Monteiro Lobato diz que ele não era racista, então por que acha que a obra deve ser reescrita?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcelo Loeser

        03/01/2021 17:03:22

        Gostaria de uma reportagem sobre as condições de trabalho dos cidadãos chineses nesse nosso momento . Suas condições de trabalho , direitos trabalhistas etc

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Claudia Aguiar de Siqueira

          01/01/2021 6:30:01

          Arrasou, Madeleine! Em tempo: li alguns comentários e fiquei impressionada que alguns simplesmente não entenderam a ironia! Sei que sou antiguinha, mas continuo me espantando com a dificuldade de compreensão de texto, ainda mais entre leitores de uma publicação do nível da GP.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo

            31/12/2020 0:04:51

            sinceramente eu não sabia desse lado de Monteiro Lobato. Que decepção. O Monteiro Lobato que admirei era o criador do sitio do pica pau amarelo, que marcou a minha infância. Que surpresa

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              waldir rodrigues de morais

              30/12/2020 22:48:54

              A 40 anos atras o Brasil era assim Bem, uma parte ainda é Mas está mudando, por bem ou na marra....

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcus Vinicius de Andrade

                30/12/2020 22:19:16

                Excelente artigo, deliciosamente irônico. Realmente esse negócio de revisionismo vai ficar cada vez mais neurótico.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Ju Costa

                  30/12/2020 21:36:55

                  Excelente texto

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Lucas Rios Torres

                    30/12/2020 21:20:41

                    Que preguiça, que preguiça...orbitando na lacrosfera. Pronto: mais um grande escritor com a reputação assassinada por alguém sem envergadura literária para sequer catalogar a sua obra. A visão lacrohistórica dos fatos é muito mediocre, limitada e dicotômica.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Cético

                      30/12/2020 20:53:11

                      Eis um excelente texto, redigido na medida certa para provocar o debate sobre algo tão comum e mal disfarçado, o brasileiro sim é racista, como todos sabemos. Há propósito, nessa onda de reescrever, poderíamos reescrever a constituição, mas pera lá, o melhor tribunal constitucional do mundo já faz isso. Nosso glorioso e impoluto STF, cada dia nos dá expressiva mostra do que é viver numa democracia, que o diga o jornalista Osvaldo Eustáquio, com a omissão do não menos democrático senado, com ênfase ao três senadores do Paraná, mesmo estado do maltratado jornalista. Mas, enfim, o que é Monteiro Lobato hoje com essa corte? Daqui a pouco todos nós estaremos dormindo no chão, ao lado da sinhá.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luca Brasi

                        30/12/2020 20:24:58

                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          SANDRO

                          30/12/2020 18:40:00

                          Sempre li e gostei de sua coluna. Mas, depois desta, fui.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • V

                            Vendramini

                            30/12/2020 15:07:37

                            Não me tomem por extremista, mas apenas bem informado. Não pude deixar de lembrar dos "companheiros" de Stalin, apagados das fotos ( e da vida), ao lado do " brilhante" líder comunista. Aliás, assim como ele reescreveu a história, hoje a esquerda tenta apaga-lo, e reescreve-la de modo q ele não apareça , para denegrir tão maravilhosa ideologia. Desculpe a politização, mas o q a neta de Monteiro Lobato está fazendo, é a mesma coisa...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Fernando Lage

                              30/12/2020 14:26:10

                              Acho que estou no Mundo da Lua, pra mim, RACISMO, é uma bandeira que a esquerda tomou, para defender a República, que deu um grande CALOTE nos direitos trabalhistas dos negros. Sabiam, que a MONARQUIA, iria conceder aos negros, para eles se estabelecerem como cidadãos, INDENIZAÇÃO por seus serviços prestados ao nosso PAÍS. Esquerda, analfabeta funcional, continua defendendo a REPÚBLICA, más, não propõem indenizar os herdeiros dos escravos! VIVA A MONARQUIA. Ninguém defendeu e defende o NEGRO, quanto a Monarquia.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Flavio Pereira

                                30/12/2020 14:11:45

                                Excelente texto, mas desmistifica a ideia de que o povo brasileiro é cordial, acolhedor. Na realidade, há muito racismo e ódio entre os brasileiros, tanto que Bolsonaro se elegeu com apoio dos odiosos e racistas nesse país campeão de desigualdades sociais.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • G

                                  Gilson Clazer Moraes

                                  30/12/2020 16:50:40

                                  E vai se reeleger aceita

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Fernando Lage

                                  30/12/2020 15:31:28

                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Miguel dos Santos Silva

                                30/12/2020 13:55:41

                                Muito bom texto. Me lembra os fatos narrados na Bíblia, onde não se esconde nada, as pessoas são o que são e Deus não procurou ocultar seus defeitos, veja a descendência daquele que é o Cristo. Procurem por "Só pode ser verdade Mario Persona"

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  RAMS

                                  30/12/2020 12:17:26

                                  Esse mundo conteporâneo universal ficou muito chato, enfadonho e mega opinativo. Sim; fomos escravisadores de humanos! Sim; tivemos humanos racistas e temos o racismo no mundo atual. É impossível passar a borracha na mente criador de um escritor morto. Essa atitude da bisneta é baseada nos interesses dela em continuar recebendo dinheiro pela obra. Ok se ela quiser fazer como as edições das Biblias, onde vemos versões com notas de rodapé explicativas segundo o editor revisionista. Minha sugestão seria: "Reinações de Narizinho segundo edicão revista e revisada pela bisneta do autor."

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • Z

                                    Zzz

                                    30/12/2020 11:35:49

                                    1984, Gerge Orwell... Vamos modificar a história contada...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      Wendell

                                      30/12/2020 9:17:14

                                      Excelente!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        Sidney F Costa

                                        30/12/2020 5:09:08

                                        Madeleine, você tem o melhor texto da Gazeta !

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Frederico Guizini dos Santos

                                          30/12/2020 3:29:25

                                          Nunca vi idiotice maior! Se querem apagar a história para eliminar o suposto racismo do passado então não tem cabimento dizer que é anti-racista porque daí o racismo nunca existiu não é mesmo? Seria o mesmo que pretender apagar a história da segunda guerra porque lá fala que os nazistas queriam dominar o mundo! Então não fará sentido dizer que é anti-nazista porque ninguém saberá que o nazismo existiu! Se a Madelaine Selaska quer apagar o racismo da história estará condenando o seu filho a ser racista porque nunca ouviu falar que os negros eram discriminados pela cor da pele. Não poderá reclamar! Quem não conhece a história estará fadado a repetir até o Holocausto!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • F

                                            Fernando Lage

                                            30/12/2020 14:30:07

                                            INDENIZAÇÃO TRABALHISTA a REPUBLICA se recusa e a esquerda APOIA, com discurso que defende os NEGROS.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Meg Litton

                                            30/12/2020 12:07:08

                                            Caro senhor, releia o texto, por gentileza!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Adonis

                                          30/12/2020 3:24:09

                                          Excelente texto, Madeleine. Muito bom!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Mauricio Simões

                                            30/12/2020 16:10:59

                                            No fim, se o mundo der certo um dia, os bisnetos da bisneta terão a oportuna missão de também cancelá-la, apagando essa medíocre da história e reconduzindo quem realmente produziu uma obra clássica ao seu devido posto. Não bastassem as mentiras "oficiais" ensinadas pelos professores de História, aparecem essas criaturas do "esgoto do bem" dispostas a apagar fatos usando Error-Ex cor-de-rosa.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marcelo

                                              30/12/2020 1:56:03

                                              Muito bom o texto!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Mauricio Pepino

                                                30/12/2020 1:17:08

                                                Mas que primor de texto. Que mente aguçada tem essa autora. Apaixonantemente ironica.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • Z

                                                  Zequinha

                                                  30/12/2020 0:36:48

                                                  Nunca alguém previu tanto o futuro como George Orwel, em sua magnífica obra 1984. Só errou o título, que deveria chamar-se 2020.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Paulo H.

                                                    29/12/2020 23:09:43

                                                    Espero que continue a ser possível comprar as obras fieis aos originais do Monteiro Lobato, em vez desses textos adulterados, nos quais a bisneta do escritor (Cleo) colocou as patas.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • R

                                                      Renata de Paula Xavier Moro

                                                      03/01/2021 18:31:56

                                                      Sempre será possível encontrá-las em sebos.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • L

                                                      Luca Brasi

                                                      30/12/2020 18:39:52

                                                      Ótimo comentário, Paulo!!!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    João Martins Donizete

                                                    29/12/2020 22:07:27

                                                    Em suma: o mundo do politicamente correto ficou para lá de chato. Rescrever a história é simplesmente insano, para não dizer que é inútil. Estamos na vida é para evoluirmos. Daí eu rescrever o passado para o presente é como se nunca houvesse o tempo ido. Isso é - óbvio - nunca teremos uma história. Tem sentido isso? Claro que não. Depois, é como se estivéssemos jogado o lixo para debaixo do tapete. Isso também não é solução. Sigamos portanto nossas vidas e deixem esses mimizentos de lado. Só a esquerdalha compra essa pauta estúpida.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • D

                                                      D. G. M.

                                                      29/12/2020 20:53:15

                                                      E já escrevia George Orwell, em seu 1984: "Todos os registros foram destruídos ou falsificados, todos os livros foram reescritos, todos os quadros foram repintados, todas as estátuas, todas as ruas, todos os edifícios foram renomeados, todas as datas foram alteradas”. Que profeta!!!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • Y

                                                        Yuri

                                                        29/12/2020 20:42:19

                                                        Mudar obras literárias é como alterar um quadro de Da Vinci por achar que a cor usada é feia.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • B

                                                          Brasil Vero

                                                          29/12/2020 20:32:43

                                                          o artigo diz: "...morreu em uma época na qual documentos legais e jornais registravam falas de pessoas negras dizendo que eram negras. Eram coisas do tipo 'a preta Maria declarou ao delegado que presenciou os fatos'". Hoje temos a grande mídia noticiando todos os dias coisas do tipo: 1) Se a pessoa é evangélica ou pastor e notícia for negativa, diz "Maria, evangélica (pastor), fez....". Nas notícias positivas não aparecem esta "observação". 2) Se for negro (negro raiz, mulato ou apenas moreninho) ou homossexual que sofreu algo de um branco ou hetero, diz: "O homem (mulher) negro (homossexual) Fulano foi....". Agora se o negro ou homossexual fazem algo errado, não aparece esta "observação"

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • Z

                                                            Zequinha

                                                            30/12/2020 0:38:01

                                                            Esqueceu de mencionar também quando o envolvido é policial militar!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          Celito Medeiros

                                                          29/12/2020 20:31:32

                                                          Que texto!... Madeleine, você é louca, maravilhosamente louca, mas nada insana. Pois é, sou idoso para dizer que tomei chá da tarde com a esposa do Buarque de Holanda (Dicionário) e com a Personagem de Monteiro Lobato sem traças e tiras... (cujo apartamento foi adquirido por Mauro Rasi, para presentear a dona do local do Chá, após a morte dela, e a Cobertura de Rasi ao R9... O Grupo Positivo de Curitiba comprou os direitos de publicação do Dicionário Aurélio. Este comentário também é uma trama de tantos dramas dos tantos preconceitos ainda existem, podem ser apagados de novas interpretações, mas continuarão na história, pois é no passado que residem todas a nossas experiências.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Maria Emilia Xavier da Silveira

                                                            30/12/2020 15:30:08

                                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • G

                                                              Guilherme

                                                              29/12/2020 19:37:46

                                                              Essa jornalista passou meses se lamentando do ódio que estava sendo vítima por parte do Sleeping Giants, mas na primeira oportunidade sai com a metralhadora carregada, fazendo juízo de valor com a régua de hoje, em pessoas que viveram há muito tempo, em outro contexto cultural. Que bom que em muitos aspectos as sociedades vão evoluindo, para melhor, mas não cabe à geração atual entender o leitor como infantil e incapaz de se “proteger” dos textos originais.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              2 Respostas
                                                              • G

                                                                GILSON IVANOWSKI

                                                                29/12/2020 23:17:48

                                                                A prova que nem todos evoluíram!!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                Carla Feix de Barros

                                                                29/12/2020 22:10:08

                                                                Acho que você só leu o titulo do artigo ou não entendeu a ironia.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              Arthur Ant

                                                              29/12/2020 19:29:04

                                                              Concordo com a maior parte do texto e gosto do seu jeito de escrever. Entretanto, há de se tomar cuidado com expressões irônicas na escrita. Ironia depende de dicção. Pode ser mal interpretada. A tradição e a história deverão ser mantidas e discutidas, jamais revisitadas por conjunturas sociais.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • J

                                                                José Roberto

                                                                29/12/2020 20:21:24

                                                                Perfeito. Eu abri a aba dos comentários para escrever algo como isso. O começo do texto ficou um pouco confuso por força das ironias. Acredito ser um recurso valido, inclusive para o caso em questão, que é irônico por si só. No mais, gostei.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              E.NETO

                                                              29/12/2020 19:14:51

                                                              Vai dar um trabalho danado reescrever O Guarani! Quando a estória é antiga, passa a ser história. Como ficarão as cantigas Atirei o pau no gato, cabeleira do Zezé...Geração mimizenta...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • D

                                                                DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                29/12/2020 19:10:57

                                                                O revisionismo histórico na arte qualquer que seja, deve conter algum limite. Se expurgamos ou retirarmos trechos de obras de séculos anteriores, impediremos que gerações posteriores entendam o que era o preconceito racial ou qualquer outro. Mas observe que a escravidão não tinha esse conceito racial em vigor na virada do século vinte. Estou lendo a biografia do eminente escritor e diplomata Oliveira Lima. Fez um documento, quando estava no Japão, contra a imigração japonesa em termos, hoje, desonrosos. Meus antepassados eram escravocratas, libertaram seus escravos antes da abolição aqui em Curitiba. Mas não aceitaram casamento de minha bisavó com descendente de italiano.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • W

                                                                  WesFig

                                                                  29/12/2020 19:00:54

                                                                  Entendo que há uma curva de aprendizado em tudo na vida. Com raça não foi diferente. Foram mais de 400 anos de escravidão negra no mundo, e em um período (historicamente) relativamente curto o mundo alcançou resultados muito bons - mesmo que possamos julga-los insuficientes, e o são. Entendo ainda que ao "revisar" o passado perdemos o acervo histórico do pensamento da época. Será que alguém aí já pensou em revisar os Diálogos de Platão, e tirar da boca de Aristóteles algumas palavras meio depreciativas sobre o "servo" ou (principalmente) sobre as mulheres?

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  2 Respostas
                                                                  • L

                                                                    LSB

                                                                    29/12/2020 19:10:01

                                                                    Ou seja, antes de só condenar os brancos pela escravidão, precisamos “aplaudí-los” por terem “acabado” com a escravidão... ao lado das críticas (injustas qdo só direcionadas aos brancos), devemos ter o reconhecimento!!!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    LSB

                                                                    29/12/2020 19:17:05

                                                                    Se vc considerar a escravidão de negros por negros, bote mais uns milhares de anos nessa sua conta dos 400 anos... de fato, precisamos enxergar q, apesar da sociedade europeia ter escravizado, foi exatamente essa sociedade q acabou com a escravidão no mundo... se não fossem os europeus, ainda teríamos escravidão pelo mundo todo (e, de fato, ainda há - INCLUSIVE NA ÁFRICA SUBSAARIANA - embora não tão comum e “legítima” como era antes dos europeus começarem a combatê-la).

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • R

                                                                  Roberto Fakir

                                                                  29/12/2020 19:40:33

                                                                  É, minha cara. Hoje o mundo vive uma distopia e antes vivíamos uma realidade. Não é apenas condenando nosso "passado" que seremos seres "empaticos". Não é sendo modinhas, ou melhor, hipócritas que consertaremos o futuro. Não podemos ter vergonha de sermos humanos pretos ou brancos.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  Fim dos comentários.