i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Contra o radicalismo, todo apoio a Nicolás Maduro

Não é preciso ser democrata para se dizer democrata, demonstra a nota do PT em apoio ao ditador da Venezuela.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 08/12/2020 14:47
Contra o radicalismo, todo apoio a Nicolás Maduro
| Foto:

Hoje, o site do Partido dos Trabalhadores me transportou de volta ao início dos anos 90, uma era geológica antes do Lulinha paz e amor, quando o PT no poder era uma ilusão distante. Naqueles tempos, Lula desdenhava até do socialismo, nem ele era totalmente puro. "O socialismo que nós queremos não é aquele implementado pelas elites intelectuais, mas aquele defendido pela classe trabalhadora brasileira", dizia às massas, sob aplausos, há 30 longínquos anos. Esse clima está de volta. Confesso que dei uma fuçada no site em busca da palavra "ianque". Não achei, felizmente.

Nas eleições municipais, o povo deu o recado do pragmatismo. Escolheu propostas mais moderadas e sinalizou que há espaço para a construção de uma candidatura nacional de centro em 2022. No entanto, o radicalismo populista continua sendo a tônica da política nacional, à esquerda e à direita. Como reconhecer um radical? Não é pelo discurso, é pelo que ele tolera. Democratas vêem a dignidade como inerente à condição humana e inegociável. Radicais vêem como legítimo sacrificar a dignidade humana em prol dos objetivos de seu grupo.

Há quem estranhe a união ocasional de radicais de esquerda e de direita porque logicamente não faz nenhum sentido. Ocorre que não falamos de lógica porque o eleitor não é racional. Os piores inimigos dos radicais de esquerda não são os de direita e vice-versa, ambos se complementam e um grupo depende do outro para sobreviver politicamente. São feridos de morte apenas por liberais, moderados e conservadores, na versão tradicional das doutrinas, não na versão tupiniquim do liberal de Taubaté, centrão e conversador. Essas doutrinas condenam o esmagamento de indivíduos em nome de um "bem maior", que é o coração do radicalismo político, à esquerda e à direita.

Reportagem do Brasil de Fato no site do Partido dos Trabalhadores
Reportagem do Brasil de Fato no site do Partido dos Trabalhadores

Ainda não consegui processar internamente se o estranhamento é maior com o apoio à ditadura messiânica da Venezuela ou com a importação para o século XXI da "luta contra o imperialismo". Embora as figuras centrais do PT e estrelas da esquerda gourmet como Guilherme Boulos façam um discurso distante do radicalismo, são convenientemente tolerantes com o radicalismo dos apoiadores. Você não ouvirá Lula nem Gleisi Hoffmann falando como se estivessem nos anos 80 nem pregando revolução e massacrar quem pensa diferente. Mas este comportamento será largamente tolerado no grupo, que é movido por isso, não pela moderação.

O mesmo vai se passar no pólo oposto, à direita. Os mais radicais, que incentivam e falam barbaridades, podem até ser subestimados ou tratados como desequilibrados pelos moderados que aderem ao projeto. Soberba é bicho que come o dono. A força motriz de um movimento que tolera que seus membros aviltem a dignidade humana dos adversários é o radicalismo. Nesse contexto, moderados que calam enquadram-se em duas categorias: fila do abate ou radical envergonhado.

O PT emitiu uma nota de apoio ao regime de Maduro, dizendo que as eleições legislativas na Venezuela foram democráticas. Até aí, nenhuma novidade. A relação estreita do partido com o chavismo é velha conhecida do brasileiro. Preocupa o conceito de democracia. Apenas 31% dos eleitores votaram. A oposição havia pedido um boicote como forma de protesto. Observadores internacionais acompanharam a votação, a minoria. O que ocorreu com a maioria? Não sabem.

Natural que observadores internacionais saiam falando que as eleições foram corretas e democráticas quando não há nenhum incidente gritante, como bomba, impedir de entrar para votar, bloqueios de estrada ou sumiço de urnas. Pesquise o que dizem observadores brasileiros e internacionais em diversas "eleições" organizadas por ditadores no mundo todo. Como o observador não conhece o lugar, fica poucos dias e não tem a possibilidade de entender o que leva alguém a votar ou não, percebe apenas elementos muito evidentes de coerção.

Os observadores do Conselho de Direitos Humanos da ONU que estiveram na Venezuela por mais tempo e com liberdade de ação para investigar 223 casos de presos políticos saíram com uma opinião bem diferente sobre Nicolás Maduro. Em vez de chamar o regime de democrático, o mandatário foi acusado de crimes contra a humanidade. A missão terminou o trabalho em setembro e apontou que, “longe de serem atos isolados, esses crimes foram coordenados e cometidos de acordo com as políticas estaduais, com o conhecimento ou apoio direto de comandantes e altos funcionários do governo”. Isso é justificável? Para o PT, é, já que Maduro luta contra a direita venezuelana. É a mesma mentalidade dos direitistas brasileiros que andam à caça de comunista até em barraquinha de cachorro-quente.

A íntegra da nota do PT

Saudamos as eleições legislativas da Venezuela realizadas neste domingo, que constituem mais uma grande manifestação da vontade popular no processo de transformação política, social e econômica daquele país ao longo das duas últimas décadas.
As eleições foram realizadas pelo governo constitucional, apesar da grave crise provocada pelo bloqueio comercial, financeiro e diplomático à Venezuela, e das ameaças militares, por parte do governo dos Estados Unidos e de vassalos como Jair Bolsonaro.
As eleições são a resposta democrática a esta política de bloqueio, que visa a atingir o governo constitucional do país, mas tem como grande vítima o povo venezuelano, gravemente prejudicado no acesso a alimentos, medicamentos e outros direitos.
O PT é solidário ao governo constitucional e ao povo da Venezuela. Compreendemos que a realização das eleições é a resposta democrática aos golpistas que conspiram, dentro e fora do país, contra o governo constitucional e o processo de transformação iniciado pelo ex-presidente Hugo Chavez.
Todo apoio ao povo venezuelano na luta contra o imperialismo, contra o bloqueio e as ameaças militares, em defesa da soberania da Venezuela e da América Latina.

Gleisi Hoffmann, Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores
Romênio Pereira, Secretário de Relações Internacionais

O radicalismo gourmet

Na apoteose da superficialidade, criou-se a possibilidade do surgimento do radicalismo gourmet. A pessoa continua radical nas atitudes e na alma, mas muda todos os sinais externos, começa a se vestir diferente, a fazer discursos que parecem moderados, a sorrir para os outros. Meu amigo Marcio Américo, talentoso escritor e comediante, chama a prática de "Método Flordelis". Você recorre a sinais externos de que pertence a qualquer grupo e, por dentro, continua sendo o que você quiser.

Se eleição e política fossem racionais, a maioria dos nossos poderosos não passava da porta de partido político nenhum. As pessoas olhariam as biografias, a capacidade de realização, os esqueletos no armário e decidiriam. Não é assim que as decisões eleitorais são tomadas. A depender do quanto nos identificamos com um candidato ou temos repulsa por outro, tendemos a ignorar ou maximizar dados da realidade. É na zona da subjetividade que o radicalismo se traveste de moderação ou nova política, sempre ao gosto do freguês.

O radical sempre tentará dizer que é moderado e radical mesmo é aquele contra quem ele luta. Para o PT, quem é antidemocrático? Jair Bolsonaro. Em 17 de junho deste ano, o centro de uma resolução do Partido dos Trabalhadores pedindo o impeachment do presidente da República era o desprezo cotidiano e contumaz pelas instituições democráticas. Aliás, desprezo que já era manifesto quando o atual presidente apoiou a eleição de Lula e se declarou admirador de Hugo Chávez. O líder do PT chegou a solidarizar-se na tribuna com um discurso de Jair Bolsonaro que pregava o fuzilamento de Fernando Henrique Cardoso e dois de seus ministros. Naquela época, no entanto, era diferente porque ele estava do lado certo da história.

"Forjado na luta pela democracia e contra a ditadura e nas batalhas sindicais e populares por melhorias concretas para a vida do povo, ninguém mais do que o PT tem compromisso com a defesa da democracia. Democracia não apenas entendida como direitos e garantias individuais, participação social ou como método de escolha de governantes, mas essencialmente como a que assegura o exercício do direito do povo a uma vida digna, com emprego decente, salários justos, renda e políticas públicas que garantam acesso a educação, saúde, cultura, bem-estar", diz a resolução do PT contra o governo de Jair Bolsonaro. ]

Se for para levar isso a sério, de onde tiraram a nota apoiando Nicolás Maduro? A nota fala exatamente o oposto, que se trata de uma democracia lutando contra o imperialismo e é percebida assim unicamente pelo método de escolha dos governantes, em que menos de 1/3 dos eleitores participam. Cadê o "exercício do direito do povo a uma vida digna, com emprego decente, salários justos, renda e políticas públicas que garantam acesso a educação, saúde, cultura, bem estar"? Também não precisa. Agora é Nicolás Maduro quem está do lado certo da história.

Tendemos a confundir radicalismo com estridência ou discurso exagerado. Chamamos de radicais pessoas de quem não gostamos ou com cujas ideias não concordamos de maneira nenhuma. Essas pessoas podem ser ou não radicais, já que é impossível saber por esses parâmetros. Radicais são aqueles que defendem a relativização da dignidade humana em nome do grupo de que fazem parte ou das ideias em que acreditam. Chamar de democrata alguém que reconhecidamente tortura adversários políticos e é acusado formalmente de crimes contra a humanidade não tem outro nome, é radicalismo. O PT que se vire com isso.

14 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 14 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • B

    Bruno Carneiro

    09/12/2020 17:46:32

    Continue assim, PT. Quanto mais se apegar a esse discurso surreal, mais rápido irá desaparecer. Keep going!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Clístenes Pinheiro

      09/12/2020 0:22:59

      Qualquer um que discorde um mínimo do estabilishment vai ser chamado pelo mesmo de radical, extremista, subversivo ou coisa que o valha. Nem precisa ser conservador ou esquerdista basta discordar um pouquinho aí já viu. Vivemos na era dos extremos. Tudo fere, tudo machuca, tudo ofende e nada mais surpreende. Não é querendo ser pessimista, mas acho que não se pode esperar grande coisa de uma sociedade que, simplesmente perdeu o senso das proporções e não parece lá muito disposta à recuperá-lo!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        Eduardo Fernandes Quadra

        08/12/2020 22:20:23

        Apena uma antiga fabula: A raposa convocou uma assembleia no galinheiro para que as galinhas decidissem democraticamente como seriam devoradas, e quando uma das aves perguntou "porque não votamos antes se admitimos ser devoradas?" a raposa com autoridade retrucou "este tema não está em pauta"! É assim que a esquerda tenta passar a ilusão de que se houve eleição na Venezuela a vontade do povo está referendada...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Eduardo Fernandes Quadra

          08/12/2020 22:20:23

          Apena uma antiga fabula: A raposa convocou uma assembleia no galinheiro para que as galinhas decidissem democraticamente como seriam devoradas, e quando uma das aves perguntou "porque não votamos antes se admitimos ser devoradas?" a raposa com autoridade retrucou "este tema não está em pauta"! É assim que a esquerda tenta passar a ilusão de que se houve eleição na Venezuela a vontade do povo está referendada...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Luiz

            08/12/2020 20:27:05

            Gostaria que a prezada Madeleine apontasse quem são esses extremos direitistas de que fala? Onde estão, quem são? Seriam uma meia dúzia que pedem a volta dos militares? Seria o “Bozo”? Se for o presidente, per favore, diz aí uma única decisão, uma única lei, que tenha ido contra o estado de direito, contra as liberdades básicas do cidadão? Madeleine, quem se revelou autoritário foi o STF, não o presidente da república.Alias, quem cumpre rigorosamente a Constituição é o Bolsonaro. PT, esquerda, esses sim apoiam ditaduras. Apoiam assassinatos , perseguições, expropriações, prisões de adversários ideológicos, com faz a ditadura Venezuelana. Certo?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz

              08/12/2020 20:27:05

              Gostaria que a prezada Madeleine apontasse quem são esses extremos direitistas de que fala? Onde estão, quem são? Seriam uma meia dúzia que pedem a volta dos militares? Seria o “Bozo”? Se for o presidente, per favore, diz aí uma única decisão, uma única lei, que tenha ido contra o estado de direito, contra as liberdades básicas do cidadão? Madeleine, quem se revelou autoritário foi o STF, não o presidente da república.Alias, quem cumpre rigorosamente a Constituição é o Bolsonaro. PT, esquerda, esses sim apoiam ditaduras. Apoiam assassinatos , perseguições, expropriações, prisões de adversários ideológicos, com faz a ditadura Venezuelana. Certo?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Dimas N

                08/12/2020 19:08:12

                Impossível esconder o seu interior sob todos os aspectos. A técnica de jogar cortina de fumaça na frente da realidade para subverte-los adiante é primário. Fatos de hoje, Boulos, um verme parasita e mentiroso, Lula, mentiroso e canalha, os fatos mostram isto, ou devo dúvidar em nome do não radicalismo de direita? Bolsonaro, fez uma proposta de governo na campanha que está cumprindo. Defende-lo no que representa e atacar quem o ataca com mentiras e desordem é ser radical de direita?. Não temos vocação para São Francisco e não aceitamos a pecha de radicais

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  LSB

                  08/12/2020 19:02:19

                  Aliás, vivesse vc na década de 1930 na Inglaterra, seria intransigente defensora da moderação de Chamberlain e malharia sem dó o radicalismo e o belicismo de Churchill (“pq tanto radicalismo?”; “é com diálogo que nos entendemos”; “Churchill tb está errado em querer a guerra”; etc etc etc). Isentismo não é virtude!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • N

                    Nm

                    08/12/2020 19:56:50

                    a moderação de Chamberlain deu no que deu... não fosse a obstinação de Churchil, estariamos sob o dominio nazista.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • G

                  Giba12

                  08/12/2020 18:59:03

                  O PT está em via de extinção , os ratos vermelhos abandonarão o navio e voltarão com outra cores.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Giba12

                    08/12/2020 18:59:03

                    O PT está em via de extinção , os ratos vermelhos abandonarão o navio e voltarão com outra cores.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      LSB

                      08/12/2020 18:33:43

                      Vc confunde “ser centrada” com “SEMPRE dar 50% de razão para cada lado”... comparar Maduro com a direita “radical” é brincadeira!!! Ou complexo de centralidade!!! Boulos tem discurso ponderado? Só se for nos últimos 90 dias (os quais não vi ou ouvi)... e seu amigo viu na Flordelis o símbolo da hipocrisia e impostura? Diga para ele q tem muitos melhores exemplos (mais representativos e talvez até mais caricatos - o q seria mais proveitoso ao chiste) entre os ídolos dele...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • H

                        Henri Moreno Fernandes

                        08/12/2020 18:31:58

                        Em resumo democracia é quando eu falo e você me escuta calado e aceita, ditatura e fascismo é quando você tem uma opinião diferente da minha!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • H

                          Henri Moreno Fernandes

                          08/12/2020 18:31:58

                          Em resumo democracia é quando eu falo e você me escuta calado e aceita, ditatura e fascismo é quando você tem uma opinião diferente da minha!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.