i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Embriagados pelo poder, acima do bem e do mal: nossos ídolos humanos

A falta de compaixão dos principais líderes políticos do Brasil num dos dias mais trágicos da nossa história demonstra que eles se consideram acima dos demais cidadãos.

  • Por Madeleine Lacsko
  • 20/05/2020 14:06
Embriagados pelo poder, acima do bem e do mal: nossos ídolos humanos
| Foto:

"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades mas, se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.", disse Abraham Lincoln em frase que se tornou emblemática. Ontem tivemos o gosto amargo das apostas que fizemos em sempre dar poder demais e de forma messiânica a governantes. Em um dia trágico para nós, cidadãos brasileiros, triste para todos os patriotas, entendemos que nossos poderosos realmente assimilaram que estão acima de nós.

Seja à esquerda ou à direita, o Brasil não constrói líderes políticos. Uma nação infantil, que reivindica o Estado-babá como mediador de todo e qualquer conflito da sociedade civil, que trata como decentes adultos que se eximem de responsabilidades, busca pais e salvadores, não líderes. Líderes são cobrados, têm de apresentar propostas, falham, reparam erros e, sobretudo, respeitam seus liderados como iguais. Nós nos deixamos desrespeitar por quem tem a caneta e até por quem nem tem mais e já foi até para a cadeia.

Ontem, 19 de maio, o Brasil viveu um de seus dias mais trágicos: perdemos 1179 cidadãos para o coronavírus. As duas lideranças políticas mais cultuadas por suas bases no Brasil atual parecem ter tirado o dia para espezinhar. Um achou bom o vírus, o outro achou bom contar piada. Onde erramos?

Vamos contextualizar a dimensão do dia de ontem. É natural que, até por sobrevivência psicológica, tenhamos anestesiado o tamanho da catástrofe que vivemos. Mas é necessário deixar esse ponto claro para que julguemos a qualidade do caráter dos líderes que escolhemos e que boa parte da sociedade continua defendendo com unhas e dentes, não como políticos, mas como ídolos inquestionáveis, popstars, deuses.

Trago aqui a conta que Antonio Tabet postou no Twitter. As perdas para o coronavírus ontem, só ontem, são a soma das vidas perdidas em: Brumadinho, Boate Kiss, Vôo da Air France, Acidente da TAM, Carandiru, Vôo da Chapecoense, Explosão no Osasco Plaza Shopping, Incêndio no Ninho do Urubu e Chacina da Candelária.

É absolutamente indefensável o ex-presidente Lula ter dito "ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavírus". Em qualquer dia seria indefensável, neste dia específico, diante da dor de tantos cidadãos brasileiros, é difícil até classificar o teor da fala. Mas não se iluda, os que participam do culto à personalidade de Lula argumentam que ela foi descontextualizada pela imprensa golpista. Sério? Vamos ao inteiro teor do que o ex-presidente disse ao jornalista Mino Carta.

"O que eu vejo? Quando eu vejo os discursos dessas pessoas, quando eu vejo essas pessoas acharem bonito que 'tem que vender tudo o que é público', que 'o público não presta nada', ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises. Essa crise do coronavírus, somente o Estado pode resolver isso, como foi a crise de 2008", disse Lula. Mino Carta não contestou, ou seja, deve concordar ou não estava ouvindo direito.

Contextualizar o "ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavírus" torna a frase de Lula ainda mais cruel. É isso mesmo o que ele quis dizer: em nome de comprovar seu ponto de vista ideológico sobre o papel do Estado, vale a pena sacrificar vidas humanas. O ex-presidente diz isso porque internalizou a noção de que sua existência vale mais que a dos demais brasileiros.

Não há defesa para a atitude do ex-presidente e, pelo menos para mim, é impossível compreender os que se metem publicamente a minimizar a falta de compaixão da declaração. O que pensar então do outro líder político que move paixões, atualmente muito mais pessoas do que Lula e que, ao contrário do ex-presidente, tem o dever de zelar pelas famílias que sofrem? Eu sinceramente não sei.

Por dever de ofício, entendo que uma das ferramentas de comunicação mais poderosas de líderanças populistas ou narcisistas é chocar as massas debochando do sofrimento alheio, tanto para deixar as pessoas atarantadas na hora de reagir quando para plantar o sentimento de que são imunes àquele mal e, portanto, superiores.

Compreendo perfeitamente as razões técnicas de comunicação e marketing que podem ter levado o presidente Jair Bolsonaro a fazer uma live em que ri da própria piada ruim no mesmo dia em que mais de 1000 cidadãos brasileiros morreram. Não compreendo que aceitemos.

"Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, Tubaína", disse o presidente da República, entre gargalhadas. É o mesmo que até hoje não compareceu a uma cerimônia fúnebre, não fez um memorial para as vítimas, não visitou doentes em hospitais, não se solidarizou com médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, pessoal de limpeza dos hospitais, agentes funerários, coveiros, motoristas de transportes públicos, trabalhadores de mercados, farmácias, entregas.

Aliás, se esses são os deveres civilizatórios, de honra e moral, o dever pragmático também não foi feito até agora: o plano concreto para enfrentamento da doença e posterior recuperação da economia, que o Chefe de Governo deveria ter apresentado em janeiro.

Assim como os lulistas, os idólatras de Jair Bolsonaro se desdobram em desengajamento moral para justificar tanto a falta de compaixão quanto o fato de não apresentar resultados. Ele é perfeito, o problema é a imprensa que distorce, culpa dos outros, não deixam fazer porque é contra o establishment. As desculpas são as mesmas. São ídolos inquestionáveis com um séquito disposto a tratá-los como tal, não como humanos falíveis que, quando no poder, têm o dever da transparência.

Ninguém virá nos salvar, ninguém virá mudar a política, ninguém virá nos tratar com o respeito que merecemos. Abraham Lincoln tem outra frase menos conhecida, mas também muito interessante: "Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento". Se os poderosos não têm compaixão, é defeito de caráter deles. Poder externar e ainda ter defensores só ocorre por que nós consentimos.

77 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 77 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    JULIANO RIBAS DEA

    ± 25 dias

    Lula foi uma decepção, e tem séquito de fanáticos que defendem. Bolsonaro está decepcionando e só piora. Igualmente tem seu séquito de acéfalos, boa parte, aliás, é assinante ou jornalista da Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Carneiro da Cunha

    ± 25 dias

    Eu imploro que todos os bem informados leitores estudem uma nova classe de líderes que vem se formando no Brasil. O partido NOVO nasceu sem políticos eleitos e através de rigoroso processo seletivo vem criando escola de líderes políticos. Fiquem atentos o NOVO vem aí

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucio Araripe de Abreu e Lima

    ± 26 dias

    Pô, Gazeta, vocês estão censurando o Umberto Eco " A Citação" dele está entre aspas. A palavra empregada é muito mais mansa que muitas que são escritas de formas disfarçadas, partidas ao meio, coisas chulas. Mas como eu, além de O Nome da Rosa também li "O NUMERO ZERO", não me espanto muito com a imprensa. Mas que é chato, é... Por falar nisso, qual foi mesmo o livro que o Felipe escreveu ? O que ele pensa, além das redes sociais ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Eugênio Anunciação

    ± 26 dias

    Muito bem colocado! Como acontece na história das nações, quando o povo perde a confiança na classe política, acaba sempre caindo na “armadilha do salvador da pátria”. Só com o passar do tempo, acaba descobrindo que foi enganado duas vezes!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denilson Donizete Fortunato

    ± 26 dias

    pra mim Lula é câncer em fase terminal e o Bolsonaro um palhaço sem graça, façam suas escolhas....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 26 dias

    Bom texto. Tomara que um dia o Brasil tenha líderes que seu comportamento evoquem Abraham Lincoln. Homens como Sérgio Moro. Um Joaquim Nabuco. Quem sabe estejamos à caminho. O que vemos olhando para trás: um criminoso (vide julgamentos) e uma Dilma (dispensa comentários). Tomara que o atual Presidente da República realize as reformas que o País necessita. É isso que importa, independente se representa esquerda ou direita.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE MARCELO CHUMBINHO DE ANDRADE

    ± 26 dias

    Excelente texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 26 dias

    Bozo acima do gado, gado servindo de escudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO MOURA

    ± 26 dias

    Madeleine, dentro do brilhantismo do artigo, seu "nós consentimos" no final é simplista. Este ambiente existe porque a CF88 cria uma casta de indivíduos, a quem interessa manter a situação, que pode fazer o que quiser com nossa liberdade e nosso dinheiro, impunemente. O único jeito de fazer políticos se submeterem à nossa vontade é alguém mandar a Imprensa Nacional publicar uma nova constituição que obrigue os eleitos a entregar crescimento econômico constante e crescente, sob pena de perda automática do mandato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    peace!

    ± 26 dias

    Como diz o velho ditado, quer conhecer alguem ,dê-lhe poder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 26 dias

    Bozo acima do gado, gado servindo de escudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    OBSERVADOR

    ± 26 dias

    Primorosa reflexão, ... os extremos são perigosos,.... o empoderamento excessivo é muito perigoso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 26 dias

    Mentira, corrupção e aparelhamento do estado, da justiça, das estatais, da mídia e principalmente da educação em direção a um sistema mundialmente fracassado ... este deveria ser o foco principal de análise ao tentar comparar Lula com Bolsonaro ... só que este artigo nunca será escrito, simplesmente porque não tem comparação

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Calzado Brandi

    ± 26 dias

    A adoração a Bolsonaro nos comentários é tão grande que fica difícil acreditar nelas. É exagerada. Pode até ser pessoas, mas é tão exagerada que parecem robôs mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eriberto Gregorio Vidal

    ± 26 dias

    Perfeito o texto apresentado pela colunista. Ela conseguiu sintetizar a nossa falha sistemática na escolha de nossos presidentes da república nos últimos anos. E detalhe... não citou dois outros personagens também insensíveis no trato com os cidadãos, a Dilma e o Collor. Reforço a sua conclusão: "Ninguém virá nos salvar...", Cabe a nós, eleitores, retirarmos da política estes tipos de personagens. Cabe a nós, eleitores, escolhermos, efetivamente, nomes que nos representem. Cabe a nós, eleitores, cobrarmos o cumprimento das "promessas de campanha", base na qual o presidente foi eleito - basta de "estelionato político".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eliana

    ± 26 dias

    Bom, na sua visão homens falhos não devem governar então por favor nos apresente algum ser humano perfeito para a próxima eleição!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Estevam sosnowski

    ± 26 dias

    È como sempre dizia um amigo meu: " Este país não corre o risco de dar certo".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 26 dias

    Cada um que pagues pelas besteiras que diz, mas não queiram comparar Lula com Bolsonaro! Um é o maior bandido da história da civilização e o outro é único presidente que resolver combater de fato a corrupção no País e, por este motivo, está levando porrada de todos os lados. O jornalismo está com uma mania indecente de falar mal do governo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      peace!

      ± 26 dias

      Está claramente isentando o presidente e sua gangue das falcatruas que estão mais do que óbvias, até para um mediocre.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vinicram Chacal

      ± 26 dias

      OBSERVADOR: tentar até tu podes, mas é quase certo que perdestes teu tempo tentando explicar o óbvio a um gado!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • O

      OBSERVADOR

      ± 26 dias

      A questão colocada não tem o intuito de comparar Lula com Bolsonaro, e sim demonstrar que o apego exagerado a ídolos cegam multidões, empoderam o idolatrado de tal forma que este se sente amparado de forma incondicional e faz o que vier na "telha". A história da humanidade já passou por isso muitas vezes, e muitos ainda não aprenderam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Beto

    ± 26 dias

    'É melhor ficar calado e deixar que os outros pensem que você é ******, do que falar e acabar a dúvida". Os dois tem muita semelhanças. Gostam de fazer pilhérias grosseiras, humilhantes. São megalomaníacos. Vítima maligna do poder. O poder em doses exageradas, aliena a mente, deixa a vítima drogada, chapada. Os dois são bons exemplos. Por isso, se tornam perigosos quando assumem cargos de governo. O pior, essas personalidades atraem o povo, ávidos de esperança. São Messias. Aquele que veio para salvar o mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 26 dias

    Já que vc gosta de citações, Madeleine mimimi, vai uma aí. "Deus deve amar os homens medíocres, fez vários deles." (A. Lincoln) Ou mais esta: "Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento" "A. Lincoln) Que tal? Já tomou seu todynho hoje? Já vestiu a sua máscara, Madeleine?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • W

      WILSON ZETI

      ± 26 dias

      Admar Luiz: morom

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 26 dias

      E mais: prefiro um presidente mediano, que fala bobagens, faz pidas - muitas vezes indevidas - do que chefes de OCRIM, né? Bolsonaro não é perfeito - Vc quer vaselinas como um FHC, por ex.?- tem defeitos como qualquer ser humano. Ele vei pra quebrar o politicamente correto. A imprensa canalha que o persegue ficou sem o seu sustento. Os bilhões que irrigavam os cofres da mídia como dinheiro das estatais - especialmente a Rede Lixo - mingou, né não? Como disse. prefiro um presidente que faz blague, do que a cambada corrupta e hipócrita existente por aí. Certo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 26 dias

      Eu cá lendo "A Revolta das Massas" ,de Gasset e me aparece tipo como esse dando seus pitacos. Lula é ladão mas não é medíocre? Como? Bolsonaro é medíocre, mas não é ladrão? Hein? Vc entendeu o que o quis dizer? Acho que não. Se sou medíocre? Provavelmente sim. Medíocre no sentido de mediano, modesto. Como dizia um sábio: Sei que nada sei. Mas, mas, me esforço pra sair da mediocridade. Tenho cá comigo uma pilha de livros que me ajudam sair, vamos dizer, da "média", rsrsrs. Capische?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vinicram Chacal

      ± 26 dias

      Admar Luiz, tua primeira citação não serve para o Lula, pois ele está em outro patamar: é bandido mesmo, mas não medíocre; já Bolsonaro é medíocre mesmo e, portanto, encaixa-se perfeitamente nesta tua primeira citação. Minha única dúvida é se tu és mais ou menos medíocre que o PR. Na verdade, acredito que sejas mais medíocre, uma vez que não lestes o artigo todo e fez uma segunda citação acreditando que iria lacrar em cima da autora do texto, sem perceber que a mesma já havia se utilizado dessa segunda citação de Lincoln.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Neto

    ± 26 dias

    Madeleine, mais uma vez, você tem mostrado sua competência em discernir o que est[á acontecendo no Brasil, uma verdadeira cegueira do povo brasileiro em se deixar por falsos lideres, que como você mesmo explicitou, só olham para si, só querem o poder. Bolsonaro e Lula são iguais, só estão em margens do rio diferentes. No Brasil falta liderança. Liderança de verdade. O que temos aí é um verdadeiro teatro dos horrores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 26 dias

      Ui ui, ele necessita de um líder par o conduzir. Alguém que o proteja nessas horas de pandemia. Alguém que pegue na sua mãozinha e o proteja. Credo! Quem sabe o Dória, O Lularapio, a Dilmona possam te auxiliar, hein?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 26 dias

    Bozo é PERFEITO. PERFEITO PÉ NA COVA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Joel Rúbia

    ± 26 dias

    Começo a gostar cada vez mais de Madeleine. Lúcida, objetiva, sem viés ideológico...e linda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE HENRIQUE SIGRIST AMOROSINO

    ± 26 dias

    Wilmar Scoz tem razão! Comparar o atual presidente com o lula e/ou Dilma, é comparar opostos. Não que o atual seja o ideal, mas ao menos já fez algo de bom pro Brasil em 1,5 ano versus a destruição causada pelos antecessores em 14 anos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elgar Bandeira Berndt

    ± 26 dias

    Eu acho que a Sra foi infeliz quando se referiu à Bolsonaro, pode ter certeza que o que ele faz é para o Brasil, nada em proveito próprio

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mario José Javarys

    ± 26 dias

    Briga pelo poder ? Ou briga pela NÃO CORRUPÇÃO e ROUBALHEIRA X VAMOS CONTINUAR COMO ERA ANTES, muitos perderam as mamatas e querem fazer essa comparação estapafúrdia .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 26 dias

    Madalena, já que você é admiradora da Marina Abramovic, você poderia escrever uma matéria sobre "Spirit cooking". Acredito que os leitores da Gazeta iriam gostar. Você já participou de algum?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 26 dias

      Zyss: Vamos tentando de leve.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 26 dias

      Redpill aqui é para poucos...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juan Pablo da Cruz

    ± 26 dias

    Bolsonaro não é meu ídolo, é mordomo dos brasileiros. Mordomo serve, mordomo zela pelo bem estar do patrão. Se ele sair, o PT devorador volta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARIA RIBEIRO LACERDA

    ± 26 dias

    Lucida até não poder mais... é isso ai só tem rei porque tem súditos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 26 dias

    Fico pensando em meus momentos diários de reflexão quanto o nosso país é rico monetariamente e em reservas naturais... Nos roubaram tantas madeiras e minérios e ainda temos. Trilhões roubados por estes bandidos comandados por Lula, Dilma e tantos outros políticos, fortunas gastas nestes auxílios emergenciais nesta pandemia e ainda o país continua de pé. A grana gasta e roubada são tudo nosso dinheiro arrecadado dos suados impostos que pagamos. E o povão ainda não deu conta disso. As escolhas erradas em todos os sentidos selaram o nosso destino e agora as próximas eleições passam a ser a chave da nossa sobrevivencia. Começa em outubro próximo se tiver eleição ainda...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucio Araripe de Abreu e Lima

    ± 26 dias

    Estamos há uns anos vivendo, com o advento da internet, uns tempos caóticos. "As mídias sociais deram direito à fala a legiões de ******* que, antigamente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam logo para ele calar a boca, enquanto agora eles tem o mesmo direito à fala que um ganhador de prêmio Nobel!". Quem disse isso foi Umberto Eco. O João Mendonça, publicitário, criou um modelo para destruir adversários. Lula ainda está impregnado da ideia de que o Estado é dele. A imprensa está dividida. Líder, é um acaso, já disse isso em outro comentário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zé Bochecha

    ± 26 dias

    Lula é a disenteria, Bozo, a vontade de fazer o número dois.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • Z

      Zé Bochecha

      ± 26 dias

      Gary Haynes: e você, a vontade de tirar tatu do nariz e grudar debaixo da mesa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Gary Haynes

      ± 26 dias

      E você, com seus comentários, é a vontade de vomitar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    wilmar scoz

    ± 26 dias

    Existem os que exploram expressões como vemos no texto. A mídia e os falso humanistas, levam tudo ao extremo. São cheios de não me toque. Infantilizados. Igualizar os dois é ser tonto. São opostos. Quem não percebe tem problema de discernimento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Antônio Carlos

      ± 26 dias

      Em módulo talvez sejam iguais, o da direita é muito ruim e o da esquerda é tão ruim quanto. A diferença talvez seja, um é do passado e outro do presente. Faltou colocar a Dilma na crônica, se somar os três o resultado é zero, nada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Correa

    ± 27 dias

    Artigo perfeito. Lula e Bolsonaro são a mesma coisa (ruim) apenas com sinal trocado. Uma tragédia atrás da outra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Gary Haynes

      ± 26 dias

      E se você realmente acha isso, você é cego e surdo. Um presidente batalhando contra a corrupção, e outro maior mentor da corrupção. Me poupe.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gonzaga

    ± 27 dias

    Realmente comparar Lula com Bolsonaro forçou a barra. Mas entendo o dilema da Madeleine em comparar políticos no Brasil. É meu dilema em toda eleição neste país de bananas. Escolher entre o roto e o rasgado. E neste ponto Bolsonaro foi o menos pior. Que venha Moro em 2022

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 27 dias

    A piada de Bolsonaro sobre cloroquina foi sobre liberdade de escolha; a declaração grotesca de Lula sobre dádiva do vírus e a tutela do estado foi sobre a possibilidade da tirania que tutela o indivíduo .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CadêCloroquina?

    ± 27 dias

    Lula faz parte do passado. Faz 10 anos que este homem saiu da presidência, mas o tratam como se tivesse saído ontem. O povo do Brasil precisa ver o agora, o já, daqui para frente. As lições aprendidas do PT parece que não foram assimiladas e ficou o ressentimento, o novelo de gato, que fica rodando no piso. Precisamos nos livrar deste novelo e tratar de se atentar para o agora, quem esta no comando e o que está sendo entregue de útil para o povo: nada de útil. São 16 meses de fofoca e intriga, que não beneficiam em nada o povo do Brasil e o tempo precioso está sendo desperdiçado. Lula pertence ao passado, o Bozo pertence ao presente. Precisamos olhar o que o Bozo está entregando de útil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    ± 27 dias

    Comparar um ladrao condenado, metido com as FARC, foro de SP, seu partido ainda hoje reverencia o Maduro, os Castro, com Bolsonaro é de uma insanidade sem tamanho. Por pior que o Bolsonaro seja.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Fernando Fernandes

    ± 27 dias

    Bolsonaro não pode soltar uns flatos que já estão espalhando o terror. Questionar o caráter de alguém por uma piada de mau "gosto", diz mais sobre a comentarista do que ao criticado. Ela não deve saber nada de caráter.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 27 dias

    "Que morram muitos mais, aid esses trouCHas elegem o poste que eu indicar!"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 27 dias

    Lularapio é um psicopata cynico! Sua folha corrida prova isso. Knalla! Mau caráter! Lixo "humano"!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Fernando Fernandes

    ± 27 dias

    Imprensa medíocre. Precisa preencher espaço com comentários inúteis. Estão usando a pandemia para disseminar o terror e o medo. O que o ex-presidente e presidiário Lula não tem importância. E o coitado do Presidente Bolsonaro não pode soltar uns fatos que é severamente massacrados. Imprensa lixo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Goncalves

    ± 27 dias

    Também acredito . Não existe pior mal no Brasil, do que a sua imprensa. Principalmente Globo, uol, Estadão. Lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    ± 27 dias

    Se existe um mal maior dentre tantos males que existem no Brasil, ele se chama imprensa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JUCELINO DOS REIS

    ± 27 dias

    A mídia deixou de ser um canal de informação para se transformar num antro de fofocas e intrigas. Esforçam-se dia e noite para causar terrorismo e enterrar o Brasil, na defesa de seus mesquinhos interesses $$$. Honestamente,o que importa o que Lula falou ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO

    ± 27 dias

    o debate sobre politica deveria ser focada somente nas eleições, depois disso ele é presidente de todos e devemos juntos lutar para um brasi melhor ... mas não, a mídia frita todos em busca de polemica e ibope, e quem paga isso é o povo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Fabrício

      ± 26 dias

      Deixa eu te contar uma coisa: essa é a função da mídia. Até parece que na época do PT a mídia passava pano para os escândalos de corrupção. A população é que era muito passiva. Mas, isso mudou em 2013 com a organização de protestos pelo MBL e outros grupos liberais. O brasileiro está mais politizado, derrubamos Dilma e Bolsonaro não será poupado de críticas. A mídia tem mais é que criticar seja lá quem estiver no poder. E, na boa, quem mais frita os outros hoje é o Bolsonaro, ele é um vampiro de popularidade. Se eu fosse político, mesmo eu sendo de direita, não chegava nem perto dele.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO

    ± 27 dias

    só faltou comentar que no brasil não se vota em bons políticos, mas no menos pior ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R.

    ± 27 dias

    Sim, Lularápio e Cabo Bolsonaro são mais vítimas do Poder que lhes foi concedido. Leiam mais em "O poder realmente corrompe – e deixa sequelas no cérebro", Ana Carolina Leonardi , revista Superinteressante, JUN2017.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hugo Monteiro Rocha

    ± 27 dias

    Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R.

    ± 27 dias

    Sim, Lularápio e Cabo Bolsonaro são mais vítimas do Poder que lhes foi concedido. Leiam mais em "O poder realmente corrompe – e deixa sequelas no cérebro", Ana Carolina Leonardi , revista Superinteressante, JUN2017.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CANISIO DE SOUZA

    ± 27 dias

    Comparar Lula um analfabeto e corrupto, com Jair Bolsonaro é mesmo não ter um pingo de noção das coisas, só podia partir de esquerdista derrotada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gary Haynes

    ± 27 dias

    Fala serio! Está comparando Lula a Bolsonaro? Eu tinha dado mais uma chance, mas agora vou finalizar mesmo meu cancelamento da Gazeta. Para ouvir asneiras e balela, não preciso pagar uma mensalidade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dylan Rees

    ± 27 dias

    E Doria. E Covas. Os únicos que tremem com a pandemia é a classe media que imagina que tem muito a perder. A elite politica apenas vê oportunidades para se promoverem ou bloquearem os concorrentes. Os que vivem de bicos, do sub- emprego tem uma logica diferente e mais urgente ao menos para ele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 27 dias

    Que bizarro, ela simplesmente deletou os meus posts....gazetinha gazetinha!!!! Cadê os meus posts?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 27 dias

    Menos, menos Madeleine. O Lularápio sabemos quem é, né? Colocá-lo no mesmo sa co do Bolsonaro é deslealdade intelectual. Não tenho gurus, não cultuo mitos, procuro agir de acordo com meus valores. Ah sim, também não tenho corrupto de estimação. Genuflexão? Só se for para um Mestre que esteve por aqui uns dois mil anos. Subserviência é uma m...Madeleine. Vc sabe que o presidente não quis fazer piada nenhuma com os doentes. Desumano? Francamente. Quem o conhece sabe dos valores cristãos que tem. Distorcem tudo o que diz. Botam palavras na sua boca que não disse. Sabem até seu pensamento mais íntimo. A imprensa canalha, prezada, está em campanha permanente para desestabilizá-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Muttley

    ± 27 dias

    Lula e Bolsonaro são mais parecidos do que imaginávamos. Seriam dois lados da mesma moeda? Dois extremos do populismo? Mas não esqueçamos dos deputados e senadores. Nosso voto precisa ser consciente e temos que cobrar coerência e trabalho dos nossos representantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Julio Alvarez

    ± 27 dias

    Normalmente não gosto muito da Madeleine, mas esse texto é fantástico, irrepreensível. Chega de votar em mitos de esquerda ou direita. Precisamos de lideres competentes ou nunca vamos sair do buraco

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Gary Haynes

      ± 27 dias

      Seu programa favorito de TV deve ser os Flinstones. Para dizer que esse artigo foi bom mostra seu nível intelectual.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.