i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Magnoli x Camarotti: em 2021 vai poder debater ou precisa fingir que concorda?

Precisamos desmascarar o deboísmo, arte de fingir que está tudo bem e prolongar conflitos.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 04/01/2021 13:15
Magnoli x Camarotti: em 2021 vai poder debater ou precisa fingir que concorda?
| Foto: reprodução tela Globonews

Diversos jornais noticiaram que houve um "climão" - sim, com esse termo - na primeira edição do programa "Em Pauta" da Globonews porque Demétrio Magnolli e Gerson Camarotti discutiram ao vivo. Não vou negar que fiquei animada ao ler as manchetes, como sempre, enganosas. Esperava no mínimo uma mãe xingada, um palavrão, um dedo no olho, um golpe abaixo da cintura. Nada de diversão para mim, eles só divergiram e um tentou compreender o ponto de vista do outro e explicar o próprio, um tédio.

Se quiser passar raiva, como eu, acompanhe os vídeos postados pelo tuiteiro médio da nova geração, essa que não brigou na rua e foi proibida de cantar "Atirei o Pau no Gato". Para a geração floco de neve, essas cenas são de uma briga, um bate-boca, uma "torta de climão". Meus colegas jornalistas endossaram a narrativa e me fizeram entender mais uma vez as razões pelas quais me apelidaram pelas costas de Darth Vader.

O espanto diante de uma discordância, a ponto de colocá-la nas manchetes, como eu estou fazendo neste momento, é o mais legítimo suco de Brasil. Não somos campeões mundiais de hipocrisia à toa, aqui o correto é concordar ou fingir que concorda. Discordou? Ah, é encrenqueiro, gosta de treta, precisa parar de criar treta. Discordar saiu de moda, tem de escolher entre abaixar a cabeça e cancelar. Não se preocupe que não tem a menor chance de dar certo.

O que mais me irrita em qualquer discussão é a pessoa que tenta colocar panos quentes ou mudar de assunto. E isso tem um motivo científico: sou alérgica a gente sonsa. Ao interromper uma troca como essa entre Magnoli e Camarotti, a pessoa pode posar de pacifista, mas na prática está estendendo a duração do conflito e evitando um entendimento. Aliás, foi o que aconteceu e por isso eu ainda estou falando do assunto.

Os debates nas redes sociais após a discussão seriam infantis até mesmo para o pessoal da 5a série C. Imaginando ver duas visões radicalmente opostas de mundo, rapidamente formaram-se dois times cujo objetivo era esculachar uma das partes. Os "progressistas" esculachando Magnoli e os "conservadores" esculachando Camarotti. Coloquei entre aspas porque são termos utilizados para debates políticos de adultos, não para brutalidade infantil.

O ponto central da discussão são as aglomerações nas festas de final de ano. O que é considerado sensato no Brasil? Dois tipos de comportamento. O primeiro é mentir que está isolado de todo mundo e furar a quarentena escondido. O outro é fingir que o vírus não existe, que existe tratamento ou que já foi vacinado e depois fugir das consequências. O comportamento mais errado é debater por que agimos assim, coisa que os dois estavam fazendo ao vivo na TV. Um crime.

Gerson Camarotti tem um ponto importantíssimo que é o da epidemiologia. Não há como negar que nós enfrentaremos consequências trágicas das festas de final de ano e que muitas vidas poderiam ser salvas caso não houvesse tantas aglomerações. Demétrio Magnolli tem outro ponto importante a adicionar, a dinâmica do comportamento humano. Embora saibamos da realidade do COVID, como lidar com o fato de muita gente já ter se aglomerado para trabalhar o ano todo? É muito complicado convencer essas pessoas a não celebrar seu final de ano quando artistas, políticos, celebridades e a alta sociedade celebram.

Não dá para saber qual seria a conclusão dos dois caso tivessem levado o debate adiante. Houve quem dissesse que se exaltaram, trocaram farpas, essas coisas. Sinceramente, não vi assim. E obviamente é por essas e outras que tenho fama de mal educada e tretista. No último momento da interrupção, Gerson Camarotti compreendeu o ponto de vista de Demétrio Magnoli e passou a ponderar com o seu. Teria sido interessante ver o desenrolar do raciocínio.

Fingir que está tudo bem é um dos luxos mais caros que há. Não creio que temos mais tempo, energia, dinheiro, sangue, suor e lágrimas para investir nisso. Se queremos um 2021 melhor do que esse agosto interminável que foi 2020, o primeiro passo é discutir mais e parar de varrer coisas para baixo do tapete.

Arrumar desculpa para malandro e encostado é um esporte nacional, eu sei. Infelizmente, vamos ter de aderir a outras modalidades se quisermos sair desse atoleiro em que nos metemos. Vai precisar de vacina, seringa, agulha, logística e um plano econômico que funcione no mundo real. Dessa vez, não vai adiantar live, tuitada e factóide.

Egocêntricos, os políticos brasileiros querem dar a entender que sair da crise do COVID é uma competição entre eles. Até pode ser, dentro da cabeça deles. A competição do Brasil é com os demais países, nossa recuperação depende da nossa capacidade de trabalhar e manter viva a esperança. Estamos começando o ano, mais um, sem que o Governo Federal tenha orçamento. Não conseguimos comprar nem as seringas e precisamos das vacinas. Não está tudo bem. Só que isso não será resolvido com bravata de rede social contra ou a favor, só com trabalho duro.

Não há como ter bons resultados de um trabalho sem dar atenção às divergências e problemas levantados ao longo do caminho. Um exemplo? O debate entre Magnoli e Camarotti. Tem como implementar uma política de saúde pública eficiente sem entender de comportamento humano? Não. A maioria das nossas decisões não é racional e mentimos para evitar que nos confrontem com elas. O desafio é compreender as maiores necessidades de cada um e encontrar a alternativa menos pior.

Um ponto que a deputada Janaína Paschoal levanta frequentemente é por que nossos anúncios de medidas contra a pandemia são feitos tão em cima da hora. Tem razão. Ao julgar ser mais fácil implementar restrições sem aviso prévio, governantes plantam a semente da revolta, que tem raízes mais profundas. Se cada restrição significa um desabamento de tudo o que a pessoa queria reconstruir, ela vai encontrar um caminho mental de vingança e desobediência, não de colaboração.

Não está tudo bem São Paulo mandar fechar o comércio entre Natal e Ano Novo bem em cima do fechamento do mês, muita gente contava com esses dias, tanto patrões quanto empregados. Avalie o que significou no comportamento deles ver o governador indo para Miami. E, cereja do bolo, presenciar o presidente se jogando de sunga na água do litoral paulista no meio do povo. Parece deboche. Aliás, cenas tão distópicas que o povo leva o celular no mar. Eu, que não deixo o meu nem na pia para escovar os dentes, já não sabia mais em que prestar atenção.

Agora temos o carnaval, uma época importantíssima do ano para diversos segmentos no Brasil. Já se sabe - ou se imagina - que não haverá carnaval. Existe uma hipótese de adiar as comemorações para depois da vacinação que ainda nem começou. Não está tudo bem ficar nesse suspense a pouco mais de um mês da data. Todas as pessoas envolvidas no carnaval e nas indústrias que se sustentam em torno dele têm o direito de receber um aviso claro e direto sobre datas, possibilidade de adiamento, políticas para consumidores, viagens e reembolsos.

Infelizmente, cobrar poderoso saiu de moda. Agora a moda é cancelar ou idolatrar. E pouco importa o que o poderoso faça, importa quem ele é. Quem entra em um time precisa defender cegamente tudo o que um político faça e condenar com veemência tudo o que qualquer desafeto dele faça. No final das contas, quem atende a torcida não vai fazer é nada porque só erra quem faz e o grande líder não erra nunca. Melhor assim. Se errasse, teria de ser cancelado.

Qualquer divergência virou espetáculo com um tom proibitivo, pecaminoso até. Erros não são mais corrigidos, são comparados a erros de desafetos para que ou sejam os dois cancelados ou tudo seja esquecido. É exatamente assim que caminhamos a passos largos rumo à estupidez individual e coletiva. A boa notícia é que não é obrigatório, temos feito isso voluntariamente.

Ao receber o Prêmio Nobel da Paz de 1964, Martin Luther King disse que "paz não é a ausência de conflitos, é a presença de justiça". Há uma diferença entre o conflito que deseja solucionar algo e o conflito gerado unicamente pela intenção de ferir o outro. O primeiro pretende trazer a justiça e tem chances disso, o segundo não. Evitar o primeiro conflito e calar diante do segundo é compactuar com o lado violento e prolongar o problema. Que em 2021 consigamos verdadeiramente aprender este conceito. Caso contrário, que eu aprenda a fingir melhor.

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 14 horas

    Também tenho fama de criadora de caso, e, portanto, te convido: bora aprender a fingir, a ser sonsa, querida. Nessa terra, é o melhor a fazer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Alfred Carstens

      ± 10 horas

      Concordo, digo isto sempre.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • S

    Saulo Ferreira

    05/01/2021 18:13:17

    Magnoli x Camarotti: duas bestas quadradas que nunca andaram de ônibus ou metrô, que nunca viveram o "sufoco" de um coletivo lotado o ano inteirinho e agora vem com essa conversinha que o trabalhador que correu todo esse risco não pode molhar opé no mar! Ora bolas, vá ser pau mandado da GloboLixo na Venezuela!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      Sidney F Costa

      ± 19 horas

      Você não leu o artigo ou é um analfabeto funcional ! A questão é clara : eles tinham lados opostos na argumentação !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Alexandre Souza

      ± 20 horas

      Você não entendeu o vídeo? Inclua o Demétrio fora dessa!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • Z

    Zureta

    05/01/2021 12:39:35

    Muita lucidez, parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Affonso Ferro

      05/01/2021 12:27:19

      Madeleine, vc é PHODA!! Pra não variar, excelente artigo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Alessandra

        05/01/2021 12:04:45

        De acordo com Platão no seu mito de Giges, as pessoas não amam a justiça. Fazem um pacto social para a convivência se tornar toleravel segundo interesses particulares ou legítimos. Mas esse contrato não é garantia, pois qualquer situação de exceção retorna a barbárie. Ter paz significa etimologicamente 1. Pacto de não agressão; 2. Harmonização de conflitos;

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          ABFeitoza

          05/01/2021 8:37:47

          Viva o debate baseado na dialética: tese, antítese e sintese.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            Sérgio Guerra

            05/01/2021 7:14:31

            Esta discussão " literária científica " entre camaroti papista e Demétrio so expõem a falta de estudo sobre o tema... Discute-se o sexo dos anjos na tv.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              SÁVIO

              05/01/2021 4:38:33

              Descreveu muito bem que não tem santo nessa historia toda. Muito importante a afirmacao de que nossas decisoes sao racionais somente. Sao afetadas por vieses cognitivos, muitas vezes incontroláveis. Por fim, entendo que toda decisao de momento tem que ser a menos pior, como vc falou. Ótimo ponto de vista. É real.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luis Coladel

                05/01/2021 3:26:27

                Bem isso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  J. Neto

                  05/01/2021 2:20:19

                  O Camarotti tem que aprender a debater com o Adriles e o Joel, do Morning Show, da Jovem Pan, diariamente às 10:00hs. Um "a favor" e o outro "contra". Durante 90 minutos. Argumentos consistentes, embora contrários, sem nenhuma "passagem de pano", mediado pelo inteligente apresentador Paulo. Sem mi mi mi. Sem deboísmo. Precisamos de mais Madeleines.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcos Rodrigues

                    05/01/2021 0:50:22

                    As vezes eu gosto da Madeleine...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Julio

                      05/01/2021 0:46:21

                      É isso mesmo. No Brasil se fala de um é golpista fascista, se fala de outro é comunista. A verdade que é melhor assistir ratinho, Neto, Datena, pq eles pelo menos falam o que vem na cabeça.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Arno Winter

                        05/01/2021 0:30:34

                        Excelente texto, Madeleine ! Aliás, essa afirmação apenas registra a capacidade jornalistica da redatora. Parabéns ! Quanto ao MagnolixCamarotti é para assistir e se possível não dormir .

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          SILVIO MACIEL ROCHA

                          05/01/2021 0:15:16

                          Execrável é esse programa da Globo com jornalistas ridículos como Camarotti.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Clístenes Pinheiro

                            05/01/2021 0:06:10

                            Isso tudo só demonstra a "beleza" que é o debate público brasileiro retratado por essa emissora chinfrim, que precisa alimentar esse tipo de "polêmica" pra ver se alguém ainda lembra dela. E, pra acabar, a colunista ainda faz uma comparação esdrúxula entre o presidente e um cara que faz o papel de governador de São Paulo. Se ao menos o "calca colada" pulasse no mar, aí eu botava fé...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marcilio Monteiro de Souza

                              04/01/2021 23:45:43

                              Não sei, não quero aprender é o que mas me encomoda nos dias de hoje, a falta de referência moral espiritual de respeito a si mesmo e para os outros me intristesse. O brasil melhor que eu sonhei não aconteceu.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo J Ribeiro Jr

                                04/01/2021 23:23:26

                                Meio texto ... meio desabafo. Mais uma vez, oportuno.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Fernando Antonio Roquette Reis Filho

                                  04/01/2021 23:19:08

                                  Passou pano Madeleine. Pros padrões da globo essa foi a treta do ano. O Camarotti com o discurso oficial e o Demetrio tentando dar uma leitura fora dos padrões Globais. Observem a hipocrisia... a empregada da Fátima Bernardes morreu de Covid....como? se não pegava oníbus e tinha plano de saúde? Ninguém se atreveu a perguntar: todo mundo confinado, mas a Fátima precisava da empregada se deslocar diariamente prá passar um cafezinho?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    J. MOACIR

                                    04/01/2021 22:22:31

                                    Magnoli 1 x 0 Camarotti

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      EVANDRO MACHADO DE SOUZA

                                      04/01/2021 22:16:00

                                      Se observarmos os números em Curitiba fica difícil não conectá-los com as eleições. mais do que eventuais aglomerações de jovens, festas clandestinas. Se confrontarmos com números de capitais que tiveram segundo turno nas eleições, o patamar de alta se alonga mais. Não vi nenhum veículo de imprensa levantar essa hipótese ou análise. É necessário ainda todo cuidado, evitar a aglomeração desnecessária, isto é óbvio. Mas como evitar a aglomeração no transporte coletivo, por exemplo. Esse foi o ponto central da divergência dos comentaristas. Mais uma vez Madeleine tocou no ponto central: a pobreza do debate no país.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Ricardo Maia

                                        04/01/2021 21:51:10

                                        Para variar, excelente artigo. Uma das poucas jornalistas que consegue ser imparcial, sem ser neutra, tendo a análises fundamentadas

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • W

                                          wilmar scoz

                                          04/01/2021 21:45:34

                                          Despois de meses de confinamento e uso de máscara. que não adiantou nada, ainda vem gente ignorante defender tais práticas?! Aí usam o lema "evitar mortes". Tais ações não evitaram nada. Não tem embasamento científico. O prolongamento da situação só trouxe agravamento do problema.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • Z

                                            Zyss

                                            04/01/2021 21:20:12

                                            Ninguém liga para esses dois amebas brigando.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marilena lopes cavalheiro

                                              04/01/2021 21:03:11

                                              Parabéns Madeleine , pela sensatez !

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Eden Lopes Feldman

                                                04/01/2021 20:28:33

                                                Sempre admiro seus textos, Madeleine, pela coesão e realidade. Entendo e concordo parcialmente com sua posição neste caso, mas o parcialmente vem do fato que a Globo News parece ter um indício de dissidência quanto a sua campanha pelo ferrenho lockdown. E este é o ponto principal que não foi citado. A admissão de que um lado não está totalmente certo, e outro totalmente errado.. Algo que o setor jornalístico da Globo vem demonstrando ser completamente parcial. Está na hora da chamada grande mídia deixar de ser ideológica e respeitar os fatos, noticiando e não divulgando opinião. Ou será que estou errado sobre o que é jornalismo? E deixemos para os comentaristas as análises. E lê quem quer.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • H

                                                  Hans R.H.

                                                  04/01/2021 20:27:11

                                                  Camarotti que mandou mal: O Magnoli já deu a deixa na própria pergunta: Ter que sair de casa devido a "serviços essenciais" vs. sair de casa pra "dar uma relaxada no litoral" : um pode e outro não deve. Esse negócio de se ofender com uma pergunta, como fez o Camarotti, é típico de quem é mandão. Ainda mais a maneira como o Camarotti respondeu, "ah, não coloque palavras na minha boca, blá blá blá", é mais típico de quem quer ganhar o debate no gogó ou dar uma evasiva. Custava dizer: "Não sei, explica melhor a pergunta?"

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Cristina

                                                    04/01/2021 20:24:47

                                                    Adorei!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Ana

                                                      04/01/2021 20:02:29

                                                      A Madeleine sabe escrever na forma, não no conteúdo. Você se anima com o tema, o texto começa a ficar bom, mas tudo se perde em um anticlimax, naquele texto que poderia ser bom, mas é a propaganda enganosa de sempre, que não consegue sair de cima do muro, ou porque não quer, ou porque não tem talento suficiente além da forma. É o texto 360 graus. Você sai como entrou, só se distraiu por alguns minutos. E o problema é que, na própria gazeta, tem o contraste com quem sabe escrever. Obrigado Bruna Frascolla.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      2 Respostas
                                                      • A

                                                        Ana

                                                        05/01/2021 1:37:49

                                                        Sim. É só você que entende os textos. Dizer que alguém não entendeu o texto é o comentário mais preguiçoso que existe.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        Joel Celino

                                                        04/01/2021 22:56:59

                                                        Leu e não entendeu nadica de nada; lástima!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Renata de Paula Xavier Moro

                                                      04/01/2021 20:02:21

                                                      Tudo bem ter que debater sem medo e com respeito, sem fingir que concorda pra não ter que cancelar ou ser cancelado. Mas e temas como por exemplo negação do holocausto ou terraplanismo? Não há entendimento possível, os defensores destas sandices não vão abrir a cabeça e ceder um único milímetro que seja. Daí, só mesmo bancando o sonso e mudando de assunto, ou saindo de perto.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      2 Respostas
                                                      • R

                                                        Renata de Paula Xavier Moro

                                                        04/01/2021 23:56:18

                                                        Eu li... ela critica a falta de aprofundamento dos debates. E é verdade.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        Joel Celino

                                                        04/01/2021 22:58:24

                                                        VC fugiu do tema; leia de novo!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Cético

                                                      04/01/2021 19:45:31

                                                      Excelente texto. Voltei no tempo, época em que as coisas se resolviam no debate, muitas vezes acalorado, e na rua mesmo, mas nunca com violência, tempo em que as pessoas falavam umas com as outras sem intermediários, sem filtros, ou então simplesmente calavam. Tempo que que ninguém estava preocupado com qual roupa ir à escola, e sim em ir à escola, onde os professores ensinavam sem ideologia, o compromisso era com o saber. Hoje é essa tristeza, nem divergir pode mais, que tédio.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • E

                                                        E.NETO

                                                        04/01/2021 19:31:47

                                                        A ausência do debate é que está matando a "Grande Mídia de um lado só" ! E não é por ideologia e sim por dinheiro, muito dinheiro!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Flavio

                                                          04/01/2021 19:20:34

                                                          Ótimo texto Madeleine! Você está ficando cada vez melhor em suas análises. Graças ao YouTube premium já faz uns 3 anos que assisto ZERO programas da globolixo. O último programa que assisti da Globo news foi a vergonhosa entrevista que fizeram com o entao candidato Bolsonaro. TV Cultura tb perdeu minha audiência. Obrigado por me relembrar de que não estou perdendo meu tempo com o jornalismo sem credibilidade.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • W

                                                            WesFig

                                                            04/01/2021 19:17:22

                                                            Excelente! "Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" (Mat. 5:9). Aqui, não se trata de "evitadores de conflitos" mas promotores da Paz... Somos o povo mais "evitador de conflito" (conflict avoiders) do mundo... estamos na posição extrema oposta aos israelenses - que não têm medo do conflito mas sabem se posicionar bem - convivo com alguns e estou certo disso. Nós evitamos o conflito e falamos por trás, sabotamos, mentimos... ou seja, TUDO, menos pacificadores!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • D

                                                              DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                              04/01/2021 19:06:47

                                                              Sinto lhe dizer Madeleine, mas os únicos culpados por esse tipo de coisas são vocês jornalistas. Por motivos mais diversos. Um talvez por uma linha editorial do órgão que o jornalista está vinculado ou mesmo da convicção ideológica de cada um. Neste canal citado, Magnoli já vinha sendo colocado de lado ao se opor ao lockdown. Quando dizia alguma coisa, era silenciado. Também houve um debate sobre cracocolandia, e o correspondente em Nova Iorque disse que solução foi policial. Todos os drogados para cadeia, com ou sem tratamento. Mudaram de assunto. Então, temos algo muito estranho. Seria pura e simplesmente o reflexo da nossa formação cultural deficiente? Engajamento estúpido?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                Carlos Silva

                                                                04/01/2021 18:48:05

                                                                Madeleine, como sempre, mostrando como se faz jornalismo. Não vi a "treta" por um motivo simples: não vejo nenhum programa onde aparece Camarotti. O cara é um chato, metido a saber tudo, fala com uma empáfia que não aguento. Melhor então não ver, para não ter ataque de pelanca e brigar com a TV! Mesmo sem ver, se veio do Camarotti, já posso dizer que Magnoli tem razão.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                3 Respostas
                                                                • N

                                                                  Nigro

                                                                  04/01/2021 23:53:32

                                                                  Tambem não gosto dele,mas uma coisa é uma coisa e outra coisa e outra coisa . Não Estados discutindo as pessoas,mas um comportamento

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  Joel Celino

                                                                  04/01/2021 23:03:36

                                                                  Concordo com tudo a respeito do camarotti (proposital), é um mala sem "alssa"!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                • R

                                                                  Renata de Paula Xavier Moro

                                                                  04/01/2021 20:09:32

                                                                  Magnoli geralmente tem razão. Não o acho conservador, pelo contrário. Conservador por quê? Por criticar a esquerda? Ora, criticar a esquerda é um dever cívico! E a direita também! Nada nem ninguém tem que estar blindado contra a crítica. Nem eu. Nem a Madeleine.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                LSB

                                                                04/01/2021 18:38:04

                                                                Excelente artigo! Bato nesta tecla desde sempre!!! Desde meus tempos de primário era um “polemista” de carteirinha e, daí, desde cedo observo essa característica cultural do brasileiro!! Tenho um “mantra” q sempre repito: quem pede paz difere a guerra!!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                Fim dos comentários.