i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

O “autoritarismo necessário” de Átila Iamarino e as sandálias da humildade

Diante do milagre da multiplicação de especialistas em vírus, o virologista se sentiu especialista em comunicação e comportamento humano.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 14/01/2021 13:02
Testes de coronavírus.
Testes de coronavírus.| Foto: Pedro Ribas/SMCS

Um ramo econômico que cresce em disparada no Brasil é o do papai-sabe-tudo. E os nossos são diferentes do protagonista da radionovela e depois da série de televisão Papai Sabe Tudo, Robert Young. Ele cansou do papel e pediu que seu contrato não fosse renovado. Os nossos são incansáveis. Vivemos a era do milagre da multiplicação de especialistas.

Talvez por ser doutor em virologia, Átila Iamarino imaginou entender de comportamento humano e comunicação. Diante das projeções sobre a velocidade de contágio do COVID e do surgimento de mutações, concluiu que obrigatoriedade da vacina e calar a voz da imbecilidade antivacina seriam soluções. Esqueceu-se de calçar as sandálias da humildade, ele não é do ramo.

Você verá uma tonelada de representantes da categoria papai-sabe-tudo argumentando que não se obriga a vacinar porque seria uma violação de direitos. Dirão que não se pode calar os imbecis antivacina porque têm liberdade de expressão. O golpe está aí, cai quem quer. O fato é que não se diz que vacinação é obrigatória nem se tenta calar antivacinas porque não funciona, simples assim. Quem é do ramo sabe, como você deve saber do seu ramo muito mais que eu.

Decisões de saúde pública são tomadas por um coletivo interdisciplinar de especialistas. Juntos, eles fornecem o subsídio técnico e científico, cada um na sua área, para que o Poder Público possa tomar a decisão mais eficiente possível dentro da realidade e dos recursos que tem. Nos casos em que eu atuei, havia virologistas, epidemiologistas, especialistas em Saúde Pública, especialistas em logística, militares, líderes tribais locais, especialistas em comportamento humano, cientistas sociais, humanitários e comunicadores. Cada um no seu quadrado, obviamente.

Vou dar um exemplo simplificado. Você faz uma reunião emergencial para conter um pico de epidemia em uma região específica. Epidemiologistas e virologistas mostram os dados da doença e dos métodos de contenção mais efetivos. Militares e especialistas em logística analisam quais desses métodos de contenção podem ser implantados com mais rapidez dentro dos recursos. Humanitários avaliam a situação de desenvolvimento humano das pessoas na região atingida. Líderes locais e cientistas sociais reportam como as pessoas reagem à doença e às propostas de tratamento. Especialistas em comportamento humano analisam essas reações e propõem a melhor forma de convencimento da população para colaborar. Comunicadores formatam a mensagem.

Qual foi o pecado de Átila Iamarino? A especialidade dele é a virologia, mas ele concluiu que sabia de logística, desenvolvimento humano, ciência social, comportamento humano, psicologia social, ciência política e comunicação também. Emitiu uma opinião como se entendesse de tudo isso porque é virologista. Meu amigo Martim Vasques da Cunha define esse movimento como "A Tirania dos Especialistas", título do livro dele.

Como todo mundo é perfeito, um monte de gente que ouviu o galo cantar e não sabe onde saiu xingando o virologista na internet. Afinal, qual o segredo da redenção humana? Xingar os outros antes que te xinguem. Nesse ambiente maravilhoso, Átila Iamarino percebeu que o título do artigo foi um desastre. Não se usa o termo "autoritarismo necessário" numa crise de saúde se você tem projeção pública. Tentou consertar postando a parte final do artigo. Pior a emenda que o soneto. Cadê as sandálias da humildade, Brasil?

A primeira premissa é falsa. Calar um grupo radical, segundo o virologista, faz com que ele deixe de ter credibilidade. Talvez com os vírus seja assim, mas com os humanos não é. Até hoje, todos os grupos radicais que se tentou simplesmente calar ou banir de redes ganharam força e endosso de cada vez mais pessoas públicas. É necessário tomar ações concretas para identificar o que une o grupo, como radicaliza as pessoas e que risco representa para agir de forma multidisciplinar no desmonte. Apenas banir não funciona, sobretudo se isso for feito sem transparência nos critérios, como foi.

Nossa, estou muito sabida, né? Calma, que eu já tomei meu "simancol" hoje. Meu quadrado é comunicação. Quem chegou à conclusão de que o simples banimento das redes funciona como propaganda para grupos radicais foi a pesquisa de um grupo de cientistas da Fondazione Bruno Kessler, em Trento, na Itália. São 5 pesquisadores: um PhD em física com especialização em ciências da computação, um professor de Economia Cultural que é conselheiro da União Europeia para Cultura, um engenheiro de software, um pós-doutor em física especializado em nanopartículas e organizações humanas e biológicas formadas por múltiplas nanocamadas, e um físico teórico especializado em sistemas complexos.

Ah, mas o Átila não pode ter a opinião dele? Pode, só que não tem. Opinião pressupõe ter todas as informações e preparo para analisar um tema. No caso da vacinação, só se consegue isso em equipe. Temos confundido sistematicamente opinião com sensação. Eu tenho várias sensações e intuições sobre coisas que não entendo. Aposto que você também. Somos livres para ter sensações e expressar, mas não se pode confundir isso com opinião porque não é.

Um especialista em virologia tem opiniões sobre vírus. Eu tenho opiniões sobre comunicação. Meu avô tinha opiniões sobre marcenaria. Minha avó tinha opiniões sobre costura. Pense nas pessoas ao seu redor. O melhor PhD em Física do mundo não vai saber mais de costura do que a minha avó. Temos de respeitar os ofícios das outras pessoas. Ninguém sabe mais nem menos, a gente só sabe diferente. O conhecimento é construído a partir do encontro de vários tipos diferentes de saberes, que se complementam.

O recurso retórico do "apelo à autoridade" é um dos conceitos mais utilizados por radicais. E também um dos mais distorcidos na internet. Apelo à autoridade não é dizer que a pessoa sabe mais sobre o próprio ofício, mas uma situação diferente em que, por ter uma posição de autoridade, a pessoa acredita ter mais conhecimento sobre todas as áreas. Assim como a imbecilidade, é democrático, você verá em todos os espectros políticos, religiões e idades.

Todos os dias, religiosamente, um exército de pessoas sensacionais vem me ensinar sobre o meu próprio ofício nas redes sociais. Qualquer que seja sua profissão, aposto que acontece a mesma coisa. Que eu saiba, só têm esse direito os jornalistas - nós pensamos que somos Deus - e os juízes - esses têm certeza. Pensando que "apelo à autoridade" é qualquer um poder contestar quem domina tecnicamente um tema, já estamos dando aula de Bíblia para o Papa, de nazismo para a Alemanha, de democracia para os Estados Unidos.

A chance disso dar certo é a mesma de eu resolver contrariar um engenheiro na construção de um túnel e mandar todo mundo fazer do meu jeito. Espero ter um resultado diferente daquele de quando contrariei o sr. Nelson, encanador, numa questão sobre a caixa d'água aqui de casa. Nunca aprendi tanto sobre ficar no meu quadrado em tão pouco tempo, acreditem. Os nossos inúmeros epidemiologistas formados pela Universidade do Whatsapp estão plantando vento e vão colher tempestade. Hora de baixar a bola, tomar seu simancol diário e refletir com carinho qual o conhecimento que realmente têm e o que é sensação.

O brasileiro é um acreditador profissional de nível olímpico. Até hoje acreditamos que o parcelamento em doze vezes sem juros é sem juros mesmo. Vai dar certo esse pessoal analisar percentual de eficácia de vacina? Claro, tão certo quanto a minha intervenção gloriosa de jornalista no trabalho do sr. Nelson, encanador. O mais impressionante é saber que muita gente levaria esse meu palpite a sério e sairia defendendo em público. Se for o que a pessoa quer ouvir, pouco importa o universo, ela sai defendendo e pronto.

Pode ser que alguém que você conhece tenha feito isso. Pode ser que você faça isso. Até eu já fiz isso e poderia dar várias dicas de como reciclar meu papel de trouxa. O importante é parar. Gostamos de pensar que nossas decisões são lógicas e racionais mas não são, são emocionais. Isso também não sou eu quem digo, eu fui atrás de quem estuda comportamento humano e psicologia social para entender. É um impulso quase irresistível levar a sério alguém que diz exatamente o que a gente estava pensando. Aí é que precisa entrar a razão: essa pessoa sabe o que está falando ou está na mesma que eu, com uma sensação? Temos de nos fazer essas perguntas.

É natural ter medo de tudo o que acontece durante a pandemia, desconfiar de pessoas, querer acreditar em um remédio, sentir lá no fundo do coração que um outro remédio não dá certo. Nós tomamos decisões assim e temos esse direito nos casos em que arcaremos sozinhos com as consequências. Eu, por exemplo, enganei o médico e me entupi de chocolate com amendoim porque tinha medo de morrer na anestesia geral em uma cirurgia para colocar pinos no braço. Sem jejum, eu corria risco. Foi feito com anestesia local. Exerci meu direito de nem sei o quê exatamente, mas sei que não posso sair recomendando isso a outras pessoas como se fosse o certo.

É urgente que paremos de nos esconder atrás de bate-boca. Eu ia dizer que é urgente parar de confiar em malandro e passar a mão na cabeça de vagabundo, mas não tenho essa esperança. Vivemos uma pandemia com dores reais, inclusive a de quem perde a razão e começa a viver num universo imaginário onde conhece todas as regras e conspirações. Quem ainda tiver saúde, física e mental, precisa tirar o pé do freio. Sempre que você ouvir alguém sem especialização na área falando de remédio ou vacina, lembre-se do Átila Iamarino falando de comunicação e ciência social. Não somos obrigados a saber tudo nem a ser capachos de papai-sabe-tudo.

29 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 29 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Renata de Paula Xavier Moro

    16/01/2021 20:39:14

    Átila Iamarino e todo mundo achando que pode palpitar nas redes confirma o que disse Umberto Eco: a Internet tornou global o alcance das bobagens do bobo da aldeia, que antes ficaria restrito à mesa do bar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JOAO VANER FAURO MINETTO

      15/01/2021 13:51:49

      Excelente texto! Pontual e esclarecedor! Parabéns

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Lucas Piton

        15/01/2021 1:11:17

        Digerindo um pouco mais o texto, Madeleine, 'tenho a sensação' de que ele (o texto) é cirúrgico no ponto 'Opinião X Sensação'. Porém, tenho minhas dúvidas quanto ao Autoritarismo do Átila ser apenas um erro de comunicação, e não um impulso autoritário de fato. O livro que o cara lançou há um mês e meio chama-se "Explorado a Pandemia". Errar é humano... Errar duas vezes, nesta direção... não me parece só burrice...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Lucas Piton

          15/01/2021 1:02:49

          Voce é GIGANTE, Madeleine! Que f***!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Pedro Henrique Escosteguy

            15/01/2021 0:31:14

            Ótimo texto!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Fernando Fernandes

              14/01/2021 23:13:56

              O aumento súbito na demanda por leitos de UTIs para covid-19 e por oxigênio ocorre duas semanas após as festas de final de ano. Nesse período, o presidente da República, mais uma vez, plantou irresponsabilidade ao incentivar as pessoas a ignorarem o isolamento social e a aglomerarem-se. Segundo ele, medo da covid é coisa de "maricas" e "todo mundo morre um dia". O impacto negativo de seu governo consegue superar o de qualquer mutação do coronavírus....

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                E.NETO

                14/01/2021 21:56:06

                Quem tirou as sandálias da humildade deste "terrorista biológico" que "matou 3 milhões" de brasileiros até agosto /2020 foi a mídia de um lado só, que transforma pessoas comuns em "especialistas". Muitos médicos/cientistas com opiniões diferentes sobre vacinas, tratamentos, lock dow ... são simplesmente ignorados. E discutir obrigatoriedade de vacinação quando não se disponibiliza no MUNDO, doses suficientes nem para os que já estão de calça abaixada é muita vontade de aparecer.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Pauline Garrido

                  14/01/2021 21:42:15

                  Madeleine sempre muito assertiva em seus textos. Achei ótimo!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOÃOT

                    14/01/2021 21:24:50

                    Madeleine, você só esqueceu (ou omitiu) que, quem criou este **** foi a Globo, que viu nele o seu "garoto propaganda". Sempre que a Globo quer dar uma paulada no governo federal, ela coloca esse "bocó" pra falar. E ele "se acha"...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      claudio lisboa

                      14/01/2021 21:17:38

                      Na atualidade, tem muita gente querendo “lacrar” e se esquecem dos fundamentos básicos de se manifestar publicamente.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        LSB

                        14/01/2021 21:07:33

                        Tenho questões/questionamentos/ dúvidas/observações derivadas do - e acessórias e correlatas ao - presente texto (o tema é complexo e não se esgota em tão pouco espaço), mas nada que “deprecie” o artigo. Muito bom! Excelente, parabéns!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          carlos eduardo ferrari

                          14/01/2021 20:54:43

                          Ela pódi usar o termo imb..., Nós não, é censura que fala?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            carlos eduardo ferrari

                            14/01/2021 20:52:16

                            Esse Atila é o maior **** que já vi em 45 anos de academia e ensino sanitário, essa jornalista é mais uma vaquinha do rebanho dias corona lovers...(mais uma que se esqueceu da existência da Argentina, país com o maior Lockdown do mundo e mais mortes que o Brasil).

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Roberto

                              14/01/2021 20:47:40

                              A anta falando do jumento! É treta no pasto, gente!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ALESSANDRO RODRIGUES VIANNA

                                14/01/2021 20:43:38

                                FANTÁSTICO SEU TEXTO

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Luca

                                  14/01/2021 20:40:28

                                  Eu acho inacreditável a quantidade que leva a sério que esse jumento fala, pior de tudo que ele é o garoto propaganda das tais fake news, quando ele propagou a pior delas, que até agosto iriam morrer 1 milhão de brasileiros, sem dados nenhum de nada

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Antonio Carlos Neves

                                    14/01/2021 20:36:14

                                    Esse é aquele comunicador do TSE, de combate as FAKE NEWS. Só não entendi, quais FAKEs. Aquelas que os editoriais, jornalistas e colunistas dos tradicionais meios de comunicação(Estadão, Folha) do ódio ao governo Bolsonaro, ou só aquelas que dizem ser do gabinete do ódio do governo. A propaganda eleitoral dizia que ele fez gratuitamente. Então tá, se nada custou ao contribuinte melhor, mas não será FAKE do TSE?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      ronaldo martins

                                      14/01/2021 19:54:14

                                      Como alguem pôde dar Doutorado para esse sujeito???!!! Meu Deus!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JEFFERSON REGIS ANDRADE FERNANDES

                                        14/01/2021 19:52:29

                                        Serio, só o titulo, a censura e a vacinação compulsória já é o bastante para ver que ele exagerou valendo. Mas eu não consigo entender como alguém que o segue ainda alegam "Eles que não entenderam, são analfabetos" tentando passar pano. Às vezes fico achando que estou ficando louco ou esse pessoal que está louco. Pq não é possível que não vejam o problema nisso. Se cedermos um autoritarismo para essa vacina, quem garante que só vai parar na vacina? Depois vai ser para à censura, queima de livros, banimentos em redes socias, aulas só com um certo conteúdo e até ser proibido de ensinar em casa... "Isso nunca vai acontecer, é exagero" Pensam. Mas foi exatamente isso que aconteceu no século XX

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marcilio Monteiro de Souza

                                          14/01/2021 19:44:44

                                          Mada, caso eu tenha oportunidade vou indicar seu texto para o Átila, uma dose de simacol de vez em quando não faz mal a ninguém.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Roberto Fakir

                                            14/01/2021 19:25:25

                                            Li seu comentário, não li o que esse Atila, intelectual e guru para eleições escreveu. Só sei que ele e o garoto foca são os conselheiros do nosso Barroso do STF. Levando em consideração as instruções que esse Átila e o FOCA de cabelo alaranjado dão PARA o "nosso" Barroso, talvez até tenha sido o próprio Barroso que, num gesto de agradecimento em nome do TSE, ofereceu ao Atila o texto com esses absurdos que escreveu no blogue da Folha. A Folha e o Barroso estão de parabéns em criar personagens tipo esse infectologista "autoritario" aí. E chamam os outros de fascistas.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              João Martins Donizete

                                              14/01/2021 19:21:47

                                              O assunto é pertinente. Mas, já que eu não sou especialista tenho a impressão ou "sensação" que Átila, dito um especialista, não passa de um falastrão. E a minha "sensação" oh Madeleine é que lá atrás ele já deu várias mancadas para não dizer "sensações". Uma delas se não me engano que já lá em agosto de 2020 o Brasil teria 1.000.000 de mortos de Covid. O erro, convenhamos, não foi um simples engano. Foi cavalar, grotesco. Pior: eu mesmo perdi o meu tempo vendo um maldito vídeo dele longo nesta linha. Vídeo esse depois que ele retrocedendo disse que não era bem aquilo. O resto dos restos, ele não é especialista de nada e tirante isso que você escreveu concordo com a essência do seu texto.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • M

                                                Marcelo

                                                14/01/2021 21:32:32

                                                ah, entendi. Então ele não falou besteira, apenas ajudou a propagar o caos, o medo. Lógico, pensando no bem da coletividade, sem nenhum viés político-ideológico. Agora eu entendi. Mas, voltando ao cerne do artigo, e agora essas coisa que ele escreveu, que tem que calar mesmo quem não "respeita a ciência". Isso também foi má interpretação nossa, pobres de espírito que ficamos assustados quando mentem descaradamente sobre a eficácia de uma vacina?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                JOÃO MARCIO HELIODORO DA SILVA

                                                14/01/2021 19:40:10

                                                Prezado, ele disse que haveria aquele número de mortes imenso se NADA FOSSE FEITO: nem isolamento, uso de mascaras, higienização com álcool e outros cuidados preventivos. Ele já explicou isso DEZENAS de vezes mas tem gente que finge não entender. Graças a deus houve políticos sensatos o suficiente para implementarem tais medidas. Se dependesse da Anta do Planalto teríamos números muito, mas muito piores mesmo!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              Fernando Ventura Pires Junior

                                              14/01/2021 19:20:58

                                              Muito bem colocado, Madeleine. Mesmo Trump e Bolsonaro caindo sob que pretexto for sou contra essa vacina. Pior que o Átila Iamarino que foi alçado às alturas pelo TSE temos também um youtuber que surgiu e alcançou popularidade, creio eu, por conta de games online, e se arroga como autoridade política, moral e cívica. Ele é conhecido por pintar o cabelo, imitar foca, dar berros histéricos e apresentar conteúdos impróprios para crianças e adolescentes, que são o forte do seu público.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Dirceu Casagrande

                                                14/01/2021 18:59:42

                                                Parabéns pela lição ! Quem é esse tal de Átila ? Seria uma espécie de resolvedor geral das causas da saúde da humanidade ? É fácil ser resolvedor geral virtual ! Alguém poderia mostrar uma obra desse fenômeno resolvedor?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  JULIO

                                                  14/01/2021 18:10:02

                                                  “Autoritarismo necessário “ ? Esse cara só pode estar brincando . Deve ter feito curso com o Maduro . Um comunista enrustido de bom moço .

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    RADAMES MANOSSO

                                                    14/01/2021 18:09:03

                                                    Estamos nas mãos da especialistocracia, que é a extensão do cientificismo. Cientificismo é a crença cega nos cientistas que dizem o que eu quero ouvir.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • L

                                                      Luiz

                                                      14/01/2021 18:01:21

                                                      Átila Iamarino, quem é mesmo Madeleine? O Gordon, no seu artigo de hoje, destrói tintim por tintim esse vigarista intelectual. Esse cara se move na onda do politicamente correto. Mamma mia! Tenho ascos quando vejo esses ideólogos/progressistas hipócritas posando de bons meninos. E o pior, Átila quer nos impor seu autoritarismo velado que agora ele chama de"autoritarismo necessário". Vai ver ele combinou tudo isso com o ditadorzinho lá do STF, o Barrosão, hein? Eles tem uma agenda Madeleine, destruir o governo do "Bozo".

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      Fim dos comentários.