i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Partido Comunista Chinês inaugura plano de resgate da masculinidade

O governo culpa professoras e a cultura pop pela geração de homens mimados e não assume os resultados da política de filho único.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 10/02/2021 17:47
Partido Comunista Chinês inaugura plano de resgate da masculinidade
| Foto: Pixabay

Com toda certeza você já ouviu por aí reclamações de que a cultura pop e os avanços sociais das últimas décadas deixaram os homens "efeminados" e que precisamos urgentemente de um resgate da masculinidade. Agora descobrimos de onde vem essa ideia, diretamente do coração do Partido Comunista Chinês. O Ministério da Educação da China criou até um programa de fortalecimento da masculinidade nas escolas. A ideia é aumentar o número de professores homens e de atividades físicas dos meninos.

O Ministério da Educação da China acredita que o país passa por uma "crise de masculinidade", tema que foi abordado em maio na Conferência Consultiva do Partido Comunista Chinês. É de lá que saiu a ideia de um programa oficial para "prevenção da feminização de homens jovens". Os culpados agora são a cultura pop e mulheres professoras. Em outras ocasiões, já foram videogames, masturbação e falta de exercícios físicos.

Não é só na China que existe o fenômeno da instrumentalização política de características como masculinidade ou feminilidade, trata-se de algo comum em grupos autoritários de todos os tipos. Controlar a sexualidade alheia impondo padrões de certo e errado é uma fórmula certeira para manipular pessoas. É óbvio que o problema não é uma crise de masculinidade, é uma crise de gente querendo entrar para o exército chinês.

Os influencers aliados do governo fizeram publicações na rede social Weibo defendendo a ideia, mas até a mídia do próprio governo, a Xinhua News trouxe reportagens críticas. “É difícil imaginar que meninos tão afeminados possam defender seu país quando uma invasão externa se aproxima”, postaram vários influencers. Foi criada até uma hashtag para debater o tema. Já faz alguns anos que o governo tem visto o fitness como boa alternativa de esporte nas escolas porque fortalece os jovens.

A China está colhendo frutos inesperados da política do filho único. O controle populacional foi o racionalmente esperado, mas o lado emocional das pessoas não foi levado em conta. A situação esdrúxula de poder ter apenas um filho mudou os relacionamentos familiares, criou pais apegados demais e filhos que os próprios chineses chamam de "geração mimada". Há, por exemplo, universidades que providenciam quartos para os pais ficarem hospedados ao lado dos filhos no campus.

As aulas particulares de masculinidade, coaches de masculinidade e até acampamentos para aprender masculinidade já existem há tempos na China. Em Beijing, há até um acampamento que promete trazer a masculinidade perdida em até 7 dias. O modelo se espalhou pelo país e é especialmente popular entre os homens considerados mais mimados. Nem os especialistas chineses, que vivem num regime comunista rígido, têm coragem de chancelar a pataquada

O que as famílias e os próprios jovens apontam objetivamente como sinônimo de "falta de masculinidade" é, por exemplo, ser lento para fazer lição de casa. Aliás, principalmente isso e preguiça de trabalhar. Uma pesquisa feita pelo governo em 2014 com 20 mil crianças mostrou que 2/3 dos meninos estavam abaixo da média acadêmica. Entre as meninas, a taxa é de 1/3. A diferença de performance pode ter relação também com as distorções da política de filho único.

Na cultura chinesa, é muito mais status ter um menino do que uma menina. Enquanto houve a lei restringindo o número de filhos a um por casal, eram muito comuns os abortos quando se sabia que era menina e até mesmo o abandono ou morte da criança recém-nascida. Existe um desequilíbrio no número de homens e mulheres na China, tendo muito mais homens, ao contrário de toda a história da humanidade, em que há uma pequena diferença de mulheres a mais. Mesmo assim, as mulheres são maioria nas universidades, 52%. Há 40 anos, eram 23% dos alunos.

Em 2018, acadêmicos chineses fizeram uma longa pesquisa para tentar medir os impactos que o país ainda vive, comparando as gerações de antes da política de filho único com as nascidas neste período. Foi feita uma lista de 32 atributos que são importantes para um estudante em idade escolar, o aluno fazia uma autoavaliação e as perguntas sobre eles também eram respondidas por pais, professores e colegas. Os resultados não explicam os motivos, mas deixam claro que há uma diferença brutal entre as gerações, principalmente entre os meninos.

A geração filho único se avalia com menos atributos do que a geração que tem irmãos. Pais, professores e colegas deram aos meninos da geração filho único notas menores que às meninas e que a geração com possibilidade de ter irmãos. A cereja do bolo é a comparação das autoavaliações com a visão alheia. Meninos da geração filho único têm, em geral, uma avaliação mais alta de si do que os colegas, professores e pais. Agora, o Partido Comunista vem com a ideia de recuperar o "yang" na sociedade mas jamais vai admitir a responsabilidade.

Homens mimados acham ser melhores do que realmente são, o Partido Comunista já sabe disso. O Exército chinês tem agora a geração mais mimada que já passou por lá, fruto de uma longa linhagem sob a política do filho único. Um regime populista sabe bem como lidar com homem mimado: finge que ele está certo e diz que o problema é um ataque generalizado à masculinidade. Por se achar melhor que os outros, o homem mimado vai espalhar a ideia e fazer de tudo para mostrar que ele é exceção, tem masculinidade sim.

As aulas no Beijing Real Boy's Club custam US$ 2 mil por semestre. Os meninos fazem atividades coletivas ao ar livre, lutam, cantam o hino nacional, louvam o partido comunista e entoam mantras como: "Eu sou um homem de verdade! O principal portador da família e da responsabilidade social no futuro! A espinha dorsal do povo chinês!". Também há jogos de palavras entre aluno e professor, como:
- Quem é o melhor? - grita o professor.
- Eu sou o melhor! - responde o aluno.
- Quem é o mais forte?
- Eu sou o mais forte!
- Quem você é?
- Um homem de verdade.

A ideia de levar essa estrutura para as escolas como política oficial de governo veio de um alto delegado do Partido Comunista Chinês, Si Zifu. Sem tocar no assunto "política do filho único", disse na Conferência Consultiva de Maio que os homens estão ficando fracos inferiores e tímidos por culpa das professoras mulheres e da popularidade de homens andróginos na cultura pop. Lamentou ainda que os meninos não tenham mais vontade de ser heróis de guerra e avisou que essa tendência pode colocar o povo chinês em risco.

É interessantíssima a fórmula do Partido Comunista Chinês para resgatar a "masculinidade" dos jovens. Vão contratar mais professores homens de educação física e dar mais aulas de esporte para os meninos. Não foi dito em que proporção nem quando começa, mas já foi anunciado. Também não se sabe qual vai ser a diferença dessas aulas para as das alunas. Em províncias rurais já há um enorme debate porque o número de homens professores não chega a 5% dos profissionais residentes na área.

Ninguém sabe direito se vai funcionar essa história, mas colocar a culpa da situação em agentes externos já funcionou entre os fanáticos. O problema dos meninos mimados vem da cultura ocidental e das mulheres, não da política do filho único. E não foi criado pelo Partido Comunista, será "solucionado" por ele. Defender a "masculinidade" é um mecanismo do populismo e do comunismo para ganhar defesa cega e cessar questionamentos.

Hoje, os chineses podem saber exatamente as liberdades que existem fora do país, como vivem as pessoas. Todas as restrições de internet já são inúteis para que os jovens tenham informação. Homens e mulheres educados, com equilíbrio emocional e capacidade de realizar sonhos não aceitam cabresto. Pessoas mimadas, com pouca capacidade de realização ou frustradas têm muito mais probabilidade de trocar a liberdade por abrigo emocional.

O Partido Comunista Chinês chama de "masculinidade" algo que não tem a nada ver com isso. Também fala em fortalecer o "yang", como se tivesse algo a ver com masculinidade, apenas para mais uma vez pisotear as tradições religiosas do confucionismo e taoísmo. O governo está falando especificamente de força física e possibilidade de guerrear, ideias muito poderosas no imaginário de homens mimados, frustrados ou ressentidos. É uma ferramenta de manipulação digna de cultura milenar.

Cada vez mais numerosos no país, os homens mimados são justamente os que passarão a defender cegamente o Partido Comunista Chinês. Foi ele quem ofereceu a tábua de salvação emocional, poupou o trabalho incômodo de superar os próprios defeitos e elegeu um inimigo externo que impede o desenvolvimento desses homens. Disse que serão "masculinos" se quiserem ter força física e guerrear. É o serviço completo de realidade paralela, em que a autoestima da pessoa pode ser vinculada às ideias estapafúrdias de um governo autoritário.

GOSTOU DA COLUNA? Assine a Gazeta do Povo pela minha página e espalhe o link: https://assinaturas.gazetadopovo.com.br/madeleine-na-gazeta/

36 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 36 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Celso Arruda Salomé

    14/02/2021 15:21:00

    E agora, comunistas brasileiros? Vão ficar quietos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz

      14/02/2021 14:51:27

      Si Zifu ... taí o culpado !!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcilio Monteiro de Souza

        11/02/2021 19:35:56

        Tudo tem seu preço, o partido comunista chinês que o diga, assumir o erro é que são elas isso nunca vai acontecer.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          FB

          11/02/2021 19:00:58

          Do povo comentando abaixo, 2/3 claramente não passaram do titulo da coluna. É de chorar.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcos Machado

            11/02/2021 16:13:34

            Embora não seja simpatizante do regime chinês, tenho que concordar com o citado plano de resgate da masculinidade. No Ocidente existe uma forte campanha em associar a masculinidade ao machismo, sendo que são conceitos totalmente diferentes. Hoje nos deparamos com a geração mais fraca de todos os tempos e me faz lembrar que foram Homens com masculinidade plenamente construída que livraram o mundo do nazi-fascismo ao desembarcarem nas praias repletas de inimigos, sob fogo direto de metralhadoras e artilharia. "Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes."

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulo Batista Dos Santos

              11/02/2021 14:20:10

              A coluna serve de alerta aos militantes de causas pouco ortodoxas sobre sexo biológico e quetais. Essas pessoas precisam entender que a esquerda se finge de progressista com narrativas pró causas das minorias para atrair sua simpatia, mas quando conquista seus objetivos, as descarta sem o menor pudor. Transforma essas minorias em "idio_tas úteis", nas palavras de Lenin. Sobre o PC chinês, parece que seus dirigentes adoram brincar de deuses, lembrando a música do Cazuza "Cobaias de Deus".

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                ALESSANDRO ALONSO FERREIRA CALU

                11/02/2021 14:07:15

                Tipo de artigo que dá um nó na mente ing e yang do brasileiro treteiro de rede social. Alexandre o Grande que o diga!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • Y

                  Yuri

                  11/02/2021 14:04:32

                  Gaysismo e vitimismo ficam com o Ocidente. Os Chineses estão certos.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Julio Cesar Valdivino

                    11/02/2021 13:26:49

                    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Luiz Alberto

                      11/02/2021 12:26:09

                      Mas que depois de tanta novidade, tanta imposição, tantas narrativas e coisas que tais o homem se feminilizou, se apassivou, lá isso é incontestável.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        José Luiz A. C.

                        11/02/2021 11:38:34

                        Na realidade o PCC quer a "machonização" do jovem chinês. Repete o discurso de Che Guevara de trancafiar os gays em centros de reeducação. Será interessante saber o que pensam a respeito disso os comunistas brasileiros do PT, PSTU, PSB, Rede e PCdoB.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • T

                          Thiago

                          11/02/2021 11:19:08

                          "Controlar a sexualidade alheia, impondo padrões de certo e errado, é fórmula certeira para manipular as pessoas". Concordo com a autora neste ponto. O famigerado "o pessoal é político" do feminismo ocidental fez exatamente isso, continua fazendo, e as consequências ñ são menos mórbidas do que os males citados nesse artigo. A política do filho único foi julgada necessária em certo momento, teve consequências boas e ruíns; ao invés de fazer drama_ demonizar os homens e exigir rituais de auto-humilhação deles_ os Chineses (dando crédito ao artigo) estão buscando sanar as ruíns. É compatível com minha impressão (tirada do Netfix) de que há muito mais liberdade criativa hoje na China que no...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • G

                            GEGE

                            11/02/2021 10:49:48

                            Coca não é fanta e fim de papo! Eles estão certos, nao sou fã do partido comunista mas ponto p eles e direitos e deveres iguais a todos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              Ciro Santos

                              11/02/2021 10:28:56

                              Manda o Fiuk fazer numa palestra para os chineses sobre como ser um macho alfa. Em meia hora estarão todos chorando e pedindo desculpas por serem homens. Affff!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • H

                                Humberto B

                                11/02/2021 8:21:22

                                O Comunismo nos brinda com idéias cada vez mais esquisitas, e sem a liberdade de defender a população fica exposta a absurdos. Com a censura então, nunca saberemos os resultados dessa ação. Deviam chamar algumas religiões brasileiras que prometem trazer o amor de volta em 7 dias.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • Z

                                  Zequinha

                                  11/02/2021 1:47:30

                                  Pelo menos não estão criando uma nação de Mariquinhas...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Romeu

                                    11/02/2021 0:27:10

                                    Hoje em dia, se ocorresse uma guerra mundial, a arma derradeira seria um punhado de baratas voadoras. Imaginem um pelotão inteiro, centenas ou milhares de soldados, bastaria sobrevoar o local com um drone e soltar as baratas. Tenho 100% de certeza que a grande maioria do pelotão sairia correndo desesperadamente para todos os lados. Não importa a nacionalidade.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • G

                                      Giba12

                                      11/02/2021 0:23:35

                                      Dado que os bebês com vagina rsrs, são XX e os bebês com pinguelo rsrs, são XY é biologicamente e psicologicamente compreensível que a construção da estrutura masculina seja mais complexa. Até me lembrou uma piada. kk

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marcus Vinicius de Andrade

                                        10/02/2021 23:55:44

                                        Abomino o Comunismo e não gosto da ditadura chinesa, mas os caras têm razão nesse aspecto. Há no ocidente um enorme campanha de ridicularização da masculinidade, como se ser homem ou agir como homem fosse um crime. Estão querendo até que nós mijemos sentados, vê se pode!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • A

                                          Altamiro Pimenta Filho

                                          11/02/2021 0:45:29

                                          Não é fácil, mas é imperativo reconhecer que estão com a razão. Mas se proibirem fertilizacões manipuladas alcançarão o tão sonhado controle de natalidade.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Renata de Paula Xavier Moro

                                        10/02/2021 23:35:00

                                        O delegado chinês se chama Si Zifu? Tudo a ver!!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • P

                                          Paulo

                                          11/02/2021 0:59:46

                                          Também entendi assim. Si Zifu em português deve ser Hilário.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Raul

                                        10/02/2021 23:17:53

                                        Enquanto o PCC cria uma geração de guerreiros ávidos a provar que são fortes para defender a "pátria", os "pais de pet" do ocidente ainda não decidiram quando vão sair da casa dos pais. Bela estratégia, pra eles, é claro.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          André

                                          10/02/2021 23:05:02

                                          Primeira vez em muito tempo que concordo com algo que vem da China.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            Eduardo

                                            10/02/2021 22:55:11

                                            A primeira coisa que um revolucionário faz quando chega ao poder é matar todos os revolucionários. E todos os idiotas úteis que o fizerem ascender ao poder. Quem está no poder precisa incentivar o conservadorismo clássico, pois sabe que qualquer revoltinha e « desconstrução » sobre esses valores « antiquados » significam a total destruição da sociedade. O mundo é feito de homens e mulheres. Até o governo comunista sabe disso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • B

                                              Bruno Santos Teles

                                              10/02/2021 22:55:07

                                              A gente já sabe faz tempo que o esquerdomacho é fanta

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • I

                                                IvoHM

                                                10/02/2021 23:52:46

                                                Calça atolada, coque, cabelinho "na régua", topete, barba de lenhador e bigode cuidadosamente aparados, brincos, culpa pela heteronormatividade, evitar a masculinidade tóxica, feministo, pernas cruzadas no modo esmaga tomate, pullover de cashmere rosa sobre os ombros com as mangas amarradas no peito... São esses os valentes que irão defender a Amazônia dos inimigos externos? Ou ficarão torcendo para que o Biden venha logo e livre-os do "bozo"?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  LuizMG

                                                  10/02/2021 22:36:24

                                                  Talvez uma decisão acertada, por motivos errados. Mas, já passou da hora de resgatar a identidade de meninos e meninas. Cada qual com suas características próprias e direitos e oportunidades iguais.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Edson

                                                    10/02/2021 22:19:20

                                                    Na matéria diz: ..."Em Beijing, há até um acampamento que promete trazer a masculinidade perdida em até 7 dias." No Rio de Janeiro, li num muro que uma mulher mística traz a "pessoa amada" em 7 dias também, além de desatar trabalhos. Cada um com seus problemas...kkkk

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • E

                                                      E. L.

                                                      11/02/2021 0:16:33

                                                      Kkkkkkkkkkkkk

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    RADAMES MANOSSO

                                                    10/02/2021 22:07:05

                                                    Imagino o Fiuk num curso de masculinidade chinês.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • L

                                                      LSB

                                                      11/02/2021 2:27:10

                                                      Kkkkkkk

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • T

                                                    Tiago Fichtner

                                                    10/02/2021 21:53:07

                                                    Vão fazer do limão uma limonada.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Romeu

                                                      10/02/2021 21:47:44

                                                      Gostei, quando irão importar a idéia pra cá?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • G

                                                        Gilberto Campos

                                                        10/02/2021 21:16:22

                                                        Que bom que reconheceram essa política danosa e dolosa para a sociedade. Além do filho único, a bebe feminina não era bem vinda, há relatos de matança desses bebes (na India, na ocasião, tb). Devido a esse preconceito (isso que é misoginia), foi-me relatado que tinha em 2007, 100 milhões a mais de homens que mulheres em todo o país que atribuíam a esse procedimento. Então, em praças de alguns vilarejos pequenos, os pais dos rapazes iam na praça central com fotos, procurando noiva para seus filhos. Esse negócio de filho único era muito louco para nós ocidentais, ninguém tinha primos, cunhados, tios, etc.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • R

                                                          Renata de Paula Xavier Moro

                                                          10/02/2021 23:34:34

                                                          Inclusive iam buscar noivas nas colônias chinesas no exterior!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      Fim dos comentários.