i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Qual a diferença entre teorias conspiratórias e pautas identitárias?

A arte de transformar migalhas de fatos em um caldeirão de mentiras venenosas invadiu a política e a universidade.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 16/02/2021 16:57
Qual a diferença entre teorias conspiratórias e pautas identitárias?
| Foto:

Imagine que alguém decidisse fazer leis com base em teorias conspiratórias. Há diversos exemplos na história da humanidade, todos eles com desfechos catastróficos e não previstos por povos que realmente acreditavam em absurdos. Com distância histórica, estranhamos que as pessoas aceitem pacificamente a tirania da ilusão coletiva, mas é um fenômeno que se repete.

Um deputado estadual de New Hampshire, nos Estados Unidos, acaba de propor uma lei proibindo a elaboração de leis com base nas "teorias críticas", direcionadas geralmente a questões envolvendo raça, gênero e orientação sexual. Segundo o deputado Keith Amon, é preciso combater racismo, machismo e homofobia, mas isso não acontece com as políticas divisionistas derivadas das teorias críticas, famosas entre intelectuais mas sem critério científico.

A militância identitária que ficou famosa na internet da última década e este ano no Big Brother Brasil fundamenta sua atuação na "teoria crítica". Trata-se de uma linha de estudo das ciências humanas que começa a tomar as universidades na década de 90 e ainda hoje é tida por parte da intelligentsia ocidental como produção científica. Sob o ponto de vista do método e rigor científico não há muita diferença entre as "teorias críticas" e as teorias conspiratórias.

Ambos os tipos de teorias partem de pontos de verdades unidos pela imaginação. A teoria conspiratória que mais radicaliza pessoas no mundo atual, QAnon, parte de comportamentos e falas de autoridades ou celebridades globais para dizer que existe um governo de elite sionista oculto e mundial, além de uma organização internacional de intelectuais a favor da pedofilia. Da mesma forma, a teoria crítica parte da existência do racismo, machismo e homofobia para explicar todo e qualquer fenômeno por esse prisma.

A humanidade aceita a ideia de igualdade entre raças e gêneros desde 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. São milênios de história humana, é inegável que ainda temos racismo, machismo e homofobia entre nós. Ocorre que essa não é a explicação para todos os fenômenos. Ser mulher, negro ou homossexual não é passaporte de virtude moral. Da mesma forma, ser homem branco hetero e cis não quer dizer que se trata de uma pessoa que massacra as demais. Segundo a ciência o indivíduo se define pela combinação do ambiente com características próprias. Reduzir tudo a machismo, racismo ou homofobia estrutural elimina a individualidade da equação e, portanto, nega a ciência.

O sociólogo José de Souza Martins defende que a sociologia brasileira esteve "desatenta" nos últimos anos e deixou que o critério científico e a objetividade fossem substituídos por ideologia. “O que acho que houve a partir de 1964 foi que as pessoas perderam a perspectiva do método, as ciências sociais e a sociologia se expandiram pelo Brasil e se passou a fazer sociologia imaginando que, usando conceitos, se faz ciência. A ciência não é feita de conceitos. Conceitos são muletas que usamos para ir demarcando o terreno da análise. Mas a questão central é a do método, do método lógico, do método de explicação conectado com o método de investigação” - disse em aula magna na Unisinos.

O maior problema de deixar que a ideologia substitua o critério científico é a perda da capacidade de interferir na realidade. Alguns exemplos de pautas defendidas pela militância identitária com base em teoria crítica são: linguagem neutra, lugar de fala, camadas de opressão com base apenas na estrutura machista, racista ou homofóbica. São teorias que se tornaram quase unânimes na militância identitária nos últimos 10 anos. Quais as conquistas efetivas das mulheres, negros e homossexuais nesse período? Zero.

Há também "teoria crítica" em diversos outros campos do conhecimento, como a questão agrária. É evidente que há distorções na distribuição das terras agricultáveis do Brasil, como se espera do último país do mundo a abolir a escravatura. Foram feitos avanços importantes em diversos governos, mas eles param assim que os únicos avanços intelectuais são em torno das "teorias críticas". Como se trata de teses que não guardam relação com a realidade, fica muito difícil trazer qualquer ganho na realidade.

As "teorias críticas" se tornaram tão importantes para a esquerda também pela evolução tecnológica. Os partidos de esquerda foram formados com base no operariado e seus interesses, mas a dinâmica da produção mudou, as fábricas não são as mesmas e as prioridades desses trabalhadores também não. Os intelectuais e artistas de esquerda, que formavam a menor parte do movimento, passaram a ter cada vez mais importância mas não estão dispostos a aceitar o povo como ele é. O povo brasileiro é religioso, conservador, tradicional. O operariado sempre foi assim e sempre aceitou quem fosse assim. Mas isso não passa no crivo da intelectualidade, que propõe uma "conversão" forçada aos seus próprios valores.

Questões controversas são tratadas pelas "teorias críticas" como pontos pacíficos e começam a causar fraturas até dentro da própria esquerda. Um dos exemplos lapidares é o das feministas taxadas sistematicamente de transfóbicas. Isso acontece quando questionam, por exemplo, se é justa a presença de atletas trans com vantagens físicas competindo nos mesmos esportes. Ou até quando dizem que o órgão sexual é fator importante de atração sexual e não pode ser simplesmente ignorado numa relação a dois.

Todas as pessoas têm ideologia e precisam saber decidir se o compromisso primeiro é com ela ou com o rigor profissional. No caso das ciências humanas, delimitar o exercício profissional pela medida do politicamente correto impede a produção de resultados. O sociólogo José de Souza Martins, por exemplo, é impedido diversas vezes de palestrar em faculdades. Estudantes militantes fazem protestos contra o que tem a dizer. Até algumas décadas atrás, ele era visto como alguém de esquerda. Ocorre que se recusa a entrar em um partido político, fazer militância ou poupar ídolos políticos de crítica.

É importante deixar claro o problema central das tais "teorias críticas": tudo é de mentirinha. Nas humanidades, a crítica é rever as teorias com que temos trabalhado à luz da sociedade onde estamos ou da evolução da sociedade. Isso implica reconhecer e aceitar a sociedade, não julgar moralmente. Nas ditas "teorias críticas", o "crítico" quer dizer antagonizar. "Se homens têm uma característica segundo a biologia, vou me opor. Se mulheres têm determinadas características, vou me opor também. Assim, teremos um mundo mais igualitário". É um raciocínio com a complexidade intelectual de uma canção do Dollynho.

Um documentário norueguês chamado Hjernevask, Lavagem Cerebral, confronta os grandes nomes das "teorias críticas" com a ciência. São 7 temas: igualdade de gênero, efeito parental, homossexualidade e heterossexualidade, violência, sexo, raça e a diferença entre inato e aprendido. As "teorias críticas" que geram políticas públicas não têm nenhuma relação com experiências empíricas ou fatos científicos em todos os temas.

Após o documentário, alguns centros nórdicos dedicados, por exemplo, a "Ideologia de Gênero", deixaram de ser financiados por governos da região. Professores universitários foram desmascarados ao afirmar que não tinham nenhum fato que corroborasse suas teorias, que eram só a própria imaginação em ação. É o mesmo que acontece com as teorias de domínio global, conspiração sionista, great reset, aliança internacional de pedófilos. Parte-se de um punhado de fatos reais para concluir uma relação imaginária entre eles e forma-se uma espécie de credo.

"No Brasil, a sociologia, de certo modo, parou na obra de Florestan Fernandes e de seus discípulos mais próximos. Mesmo aí, com a preocupante evidência de que a sociologia de Roger Bastide, de Florestan, de Fernando Henrique Cardoso, de Octavio Ianni, de Marialice Mencarini Foracchi raramente é citada e raramente entra nos cursos de formação dos novos cientistas. Em minha própria escola, num curso sobre relações raciais, a obra de Florestan não foi incluída na bibliografia, embora ele tenha se tornado um reconhecido sociólogo da questão racial. Gilberto Freyre não só saiu do horizonte , como é satanizado pelas novas gerações porque sua obra colide com o politicamente correto de certos grupos. Minha tese é que para sair do imobilismo, é importante voltar aos clássicos e reconstituir uma sociologia brasileira a partir dos clássicos, porque o Brasil mudou muito. Temos que nos redescobrir no retorno aos clássicos, sobretudo para rever aquilo que abandonamos", defende o sociólogo José de Souza Martins em entrevista à equipe da Unisinos.

Parece surreal, mas é verdade. A própria esquerda, devido ao politicamente correto e à militância identitária, tem demonizado alguns dos mais importantes intelectuais de esquerda da história do Brasil. Não é um problema ideológico, mas dos tempos em que vivemos. A ilusão humana de ser quem não é tornou-se cada vez mais palpável. Gostaria que Nelson Rodrigues voltasse à vida por um único dia para analisar a ala mais ruidosa da malta que se diz conservadora ou de "nova direita". É uma tentação viver fora da realidade, fingir estar acima da condição humana. Podemos desfrutar da ilusão, mas a vida sempre paga as consequências com altas doses de realidade.

26 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 26 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    José Luiz A. C.

    ± 0 minutos

    Existe uma ditadura intelectual nas faculdades brasileiras. Os "doutores" se utilizam da tática da desinformação para cooptar o aprendiz a pensar igual a eles, ou estarão fora da elite acadêmica. Isso não é ciências, é pregação ideológica. Mas, convém considerar que até mesmo esses "doutores" tenham sido cooptados a submeterem as suas inteligências a uma visão reducionista como forma de permanecerem aceitos à elite acadêmica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo Cordeiro

      19/02/2021 14:07:56

      O artigo aborda uma questão fundamental da atualidade. Tão fundamental quanto ausente do debate político, asinalando, assim, a profunda alienação dos nossos partidos políticos, ainda que alguns deles, no campo conservador, abordem a questão sem, contudo, a devida profundidade. Talvez a corrupção,evidenciada pela operação Lava Jato, tenha obscurecido este tema, o qual inclue-se, a meu ver, como o mais importante para o futuro da nação brasileira, hoje ameaçada na sua cultura e unidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Denis

        17/02/2021 21:37:21

        Excelente pesquisa e artigo!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          MARCOS GREGORIO BORGES

          17/02/2021 19:21:12

          Muito bom artigo! Parabéns pelo excelente trabalho!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Santos

            17/02/2021 18:18:54

            Antropofagia das esquerdas! se perderam, exageraram na dose, perderam a base, a população já não se identifica com as suas loucuras!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • N

              Nelson Souza Sarinho

              17/02/2021 16:49:12

              A questão básica é que o "proletariado" foi modificado pela tecnologia e, sendo assim, a tese da "revolução armada", defendida pelo teólogos Lenin, Stalin e Trotsky cedeu lugar a "ocupação das superestruturas" defendida pelo teólogo Gramsci. Desse modo, a dita "intelectualidade" que é maciçamente marxista resolveu levar a revolução socialista a diante, seguindo a orientação do seu guru: "A realidade está definida com palavras. Portanto quem controla as palavras controla a realidade".

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Sérgio

                17/02/2021 15:05:53

                Existe uma coisa que realmente me incomoda, que é insistência de se repetir (seja por uma pseudopolítica de afirmação, por um sentimento de culpa, ou por desconhecimento mesmo) que o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão. A Mauritânia, por exemplo, só aboliu OFICIALMENTE a escravidão em 1981 (isso mesmo, há 40 anos apenas!). E ainda assim, possui mais 10% de sua população vivendo sob alguma espécie de escravidão disfarçada.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • M

                  Madeleine Lacsko

                  17/02/2021 19:35:50

                  A Mauritânia ainda tem servidão, mas não é ocidental. Participei de debate com o representante da Mauritânia na Assembleia Geral da ONU em 2013.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • A

                  ALESSANDRO ALONSO FERREIRA CALU

                  17/02/2021 18:02:36

                  Cara, nunca tinha ouvido falar deste país: Mauritânia. Gazeta tbm é cultura :) Triste um país que ainda pratica a escravidão né?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • F

                Francisco Antônio da Silva Filho

                17/02/2021 13:48:33

                A consolidação de uma sociedade, pelo menos de evolução gradual, tem se utilizado da teoria crítica para construir ideologias, formando Leis, Constituições, alterando interpretações para prevalecer um modelo que dizem ser o "mais adequado", violando princípios e valores já impregnados, o que constitui uma violação aos próprios direitos humanos, interferindo no processo natural de evolução, ou seja, estão interferindo dolosamente na sociedade humana, para aqueles que acreditam ser ela homofobia, racista, patriarcal, desconsiderando a importância das gerações. Não tenho dúvida de que existe um processo de interferência dolosa na formação de uma nova sociedade, que seria manipulável.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  João Teixeira Pires

                  17/02/2021 13:43:51

                  Ótimo texto! para ler e reler buscando aprofundar sua essência. Muito bons os videos inseridos no texto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Andre Passos

                    17/02/2021 12:50:33

                    Madeleine tem que pagar pedágio ... sempre! Governo global e Great Reset são teorias conspiratórias ??? Pelamor ...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Leonardo

                      17/02/2021 12:48:39

                      Brilhante!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luiz

                        17/02/2021 12:09:18

                        "Ala mais ruidosa da malta conservadora", diz o Sr Martins. Quem seriam eles? Nova direita? O dep Daniel Silveira preso esta manha pelos ditadores de toga? O Eustáquio? O Brasil é conservador Madeleine. Quem assina esse jornal? Com exceção de alguns tontos, a maioria esmagadora dos brasileiros que tem a Gazeta como seu principal veículo de informação são, sim, conservadores. O resto é mimi da esquerda progressista. Eles não tem votos. São minorias radicais, estridentes com seu igualitarismo identitário. Suas pautas são abjetas. São viúvas do Maio/68. Por falar em feministas e no N.Rodrigue, vai lá uma frase dele: "As feministas querem reduzir a mulher a um macho mal- acabado", eheheh...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marco Polo

                          17/02/2021 11:52:44

                          Excelente raciocínio!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • H

                            Hamilton Lima Wagner

                            17/02/2021 11:25:29

                            Simplesmente brilhante

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Magela

                              17/02/2021 10:19:56

                              Teorias conspiratórias , como estas que partidos nanicos de esquerda , por não ter votos no congresso, apelam ao stf , ás vezes com mesma ideologia, para verem se conseguem aprovar absurdos ou combater coisas positivas .

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Lucas de Lara

                                17/02/2021 14:40:06

                                ....obrigado ;-) Gosto do seus textos sobre assuntos em voga. Sempre bem fundamentados, oportunos e úteis. Só acho que "teoria da conspiração" não é exclusividade da "nova direita" e que mencionar "conservadores" ao final ficou fora de contexto.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Ana Luiza

                                  17/02/2021 4:34:48

                                  Brilhante! Parabéns.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    francisco nicolau da silva pereira

                                    17/02/2021 3:21:35

                                    Meus parabéns, minha alma está alegre e aliviada em saber que no mundo ainda gente do bem, equilibrada e que usa a sabedoria para bem.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • Z

                                      Zequinha

                                      17/02/2021 3:12:51

                                      Enquanto o Ocidente discute bobagens, a Chinesada comunista esta assumindo o domínio do mundo!! Quero ver os progressistas terem liberdade para debater estas bobagem em um mundo dominado pelo comunismo!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • B

                                        BENTO

                                        17/02/2021 9:36:49

                                        Concordo contigo. Uma coisa é certa: se a Covid-19 tivesse surgido nos Estados Unidos, iriam pedir a cabeça do Trump numa bandeja, além de chamá-lo de assassino pra baixo. Mas como surgiu na China, ok, beleza, não vamos ofendê-los, não vamos criticá-los, eles não tem culpa. Até mesmo porque se fizerem isso, as consequências serão trágicas.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      João Martins Donizete

                                      17/02/2021 1:06:25

                                      Resumindo: a esquerda brasileira e mundial vive numa bolha. Simplesmente assim. Daí para defender o indefensável criam narrativas, engodos e mentiras. E isso amiúde repetido a exaustão e com as universidades e jornais aparelhadas nesta retórica cria-se um inimigo imaginário para pseudo confrontar aquelas "teses" de virtudes e utopia. Dois mundos distintos: um da realidade fenomênica e outra da utopia. Pior: essa última da mentira e vãs narrativas virtuosas.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        FABIO LUIZ

                                        17/02/2021 0:44:22

                                        Muito bom.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          LSB

                                          17/02/2021 0:43:11

                                          Fiz diversas críticas no seu último texto, mas este está irretocável! Parabéns!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • H

                                            Henri Moreno Fernandes

                                            16/02/2021 21:48:44

                                            A Ideologia de Gênero é verdadeira ciência baseada em nada. Ela é tão boa, que nem quem acredita consegue chegar em um acordo de como realmente ela deve funcionar.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            Fim dos comentários.