i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

São Paulo reencontra o passado no 2º turno, após sepultar PT e bolsonarismo

Estratégias vitoriosas contra o malufismo agora se enfrentam: a aliança Covas-Marta e a esquerda que bate de frente com a cúpula petista.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 16/11/2020 11:54
Covas e Alckmin recebem a então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, em 2001. Marta venceu a eleição graças ao apoio do PSDB
Covas e Alckmin recebem a então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, em 2001. Marta venceu a eleição graças ao apoio do PSDB| Foto: Prefeitura SP

Embora o resultado das eleições em São Paulo pareça uma renovação brutal, a maior cidade do país está revivendo o próprio passado. A maioria dos paulistanos ainda está na polarização PT x PSDB, mas agora Guilherme Boulos conseguiu alavancar o PSOL para o espaço historicamente ocupado pelo Partido dos Trabalhadores. Parece que o momento de troca de espaço político passou.

Os dois partidos que mais receberam fundo partidário, PT e PSL, naufragaram. Não houve dinheiro que salvasse o Lulismo e o Bolsonarismo em São Paulo. As propostas mais messiânicas que políticas misturadas com a arrogância quando no poder acabaram espantando o eleitorado. A performance ruim não foi apenas de Jilmar Tatto e Joice Hasselmann. Fora Eduardo Suplicy, o vereador mais votado da cidade, todos os outros integrantes dos dois partidos tiveram resultados pífios.

Após 20 anos, Marta Suplicy retribui o apoio de Mario Covas e fica ao lado do neto dele, Bruno Covas. Luiza Erundina repete na chapa de Guilherme Boulos a história de surpresas, reviravoltas, alianças estratégicas e um novo estilo de campanha que a levaram a ser a primeira mulher prefeita de capital no Brasil. A bravata e as personalidades anedóticas continuam tendo seu público, como é tradição. Temos um embate entre dois modelos vitoriosos de campanha, agora com novos personagens e as redes sociais.

Entre os que enxergam fascismo e comunismo até em barraquinha de cachorro-quente, São Paulo vive uma luta entre Deus e o diabo. De um lado o fascista radical Bruno Covas e do outro o comunista radical Guilherme Boulos. Já para os que têm memória, estamos diante de dois projetos conhecidos, mais de centro e com propostas que fizeram história em São Paulo para além das iniciativas de natureza messiânica.

Luiza Erundina não era a candidata lulista à prefeitura de São Paulo em 1988, fazia parte da ala trotskista, a mais radical do partido. Lula, José Dirceu e José Genoíno defendiam a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio para enfrentar Paulo Maluf e João Leiva, candidato do governador Orestes Quércia e de Jânio Quadros. José Serra também concorria mas não assustava. Ocorre que Erundina ganhou as prévias do PT.

Naquela época não havia segundo turno. Luiza Erundina saiu em terceiro lugar e nunca o PT nem uma mulher haviam ganhado eleição em uma capital brasileira. A direita estava com Paulo Maluf que, por mais incrível que pareça, não era a candidatura anedótica da vez. Quem passou a ser espancado por parecer um "fantoche" de seus apoiadores foi João Leiva. Erundina amansou o discurso, rodeou-se de bons quadros e começou a fazer alianças estratégicas, como o PDT e o PC do B. Colou em João Leiva e foi uma surpresa total quando venceu. Paulo Maluf chegou a dizer que iria pedir a recontagem dos votos, mas depois desistiu.

Ainda que não vença no segundo turno, Guilherme Boulos já venceu. É ele o herdeiro político do petismo paulistano, principalmente entre as classes mais intelectualizadas. Não vence na periferia, mas o PT também não vence mais na periferia, nem na zona sul, região de origem de toda a família Tatto. A performance do PSOL na Câmara dos vereadores não deixa dúvidas sobre o feito: Boulos é a nova alma do PT em São Paulo, herdeiro direto de Luiza Erundina.

Marta Suplicy é representante da aristocracia quatrocentona paulistana. Descende de nobres italianos e de bandeirantes que desbravaram o Brasil, foi educada nos melhores colégios de São Paulo, teve um casamento tradicional com outro herdeiro, Eduardo Suplicy e dedicou-se a estudar psicologia e sexualidade. Filiou-se ao PT na fundação, mas fazia sucesso na TV e negava querer fazer política, dizia que o político da família era o agora ex-marido, Eduardo. Candidatou-se pela primeira vez em 1994 a deputada federal e venceu. De personalidade forte, descolou-se rapidamente da figura de Suplicy.

O pas de deux entre Marta e a família Covas começa quatro anos depois, na eleição em que ela, Mario Covas, Paulo Maluf e Francisco Rossi foram candidatos ao governo do Estado. Ela tinha apoio de Lula, era a candidata com a cara do PT, mas saía como azarão. Paulo Maluf estava no auge e Francisco Rossi, com discurso parecido, era fortíssimo. No final das contas, Marta Suplicy passou Francisco Rossi e grudou em Covas, mas ficou fora do segundo turno. Ameaçou processar os institutos de pesquisa. Muita gente, com base nas pesquisas que a colocavam em 4o lugar e com altíssimo índice de rejeição, votou em Mario Covas. A diferença entre os dois foi de apenas 0,4 ponto percentual.

No segundo turno, Marta Suplicy apoiou Mario Covas, representante dos tucanos, um adversário histórico. É a aliança que sepultou o malufismo em São Paulo e inaugurou a dinastia do PSDB no Governo do Estado. Nunca mais o partido perdeu essa eleição e adquiriu expertise em ganhar eleições com a máquina na mão, coisa que o PT não soube fazer com a própria Marta nem com Fernando Haddad. Foi aí que se abriram as portas para que o PSDB ganhasse na capital paulista, até então um tabu.

O capital político de Marta Suplicy em São Paulo também se deve à aliança com Mario Covas. Dois anos depois que ele assumiu o governo do Estado, ela disputou a prefeitura com Paulo Maluf e José Serra. Em seu último suspiro majoritário, Paulo Maluf foi para o segundo turno com Marta. Mario Covas declarou apoio à petista, que já fazia uma campanha mais focada em problemas reais da cidade do que em bandeiras identitárias.

Marta Suplicy não é vice de Bruno Covas, mas o apoio dela é significativo e bem público. Ontem, antes de sair para votar, o prefeito foi tomar um café da manhã com a apoiadora, uma operação bem midiática para frisar que ela está com ele até o final. Até agora, essa aliança mais ao centro havia derrotado o malufismo. Após o primeiro turno, derrotou também o petismo: pela primeira vez um tucano vence em todas as 58 zonas eleitorais da capital paulista. Nem João Dória, que levou no primeiro turno, venceu em Parelheiros e Grajaú. Lá é reduto de Marta Suplicy.

Os tucanos chegaram à prefeitura de São Paulo com a tradição maldita de abandonar a cidade no meio do mandato para entrar na fila de próximo governador do PSDB. Bruno Covas, que concorre à reeleição, era o vice de João Dória. Tanto ele quanto o tucano anterior, José Serra, passaram a campanha jurando de pés juntos que não abandonariam seus mandatos pela metade.

No 2º turno, São Paulo confrontará dois projetos com capacidade de fazer alianças e que já derrotaram a direita malufista, agora fragmentada pela arrogância e vaidade de seus diversos representantes. Outro confronto interessante será entre o poder da máquina pública de Bruno Covas e da estridência das redes sociais de Guilherme Boulos.

Diversos herdeiros do capital político bolsonarista naufragaram, menos o que usou o poder das estratégias de redes sociais, Arthur Mamãe Falei. Nesse campo, ele polarizou diretamente com Guilherme Boulos, que usou estratégias muito similares em uma campanha inovadora para a esquerda. Os dois estouraram em votos e lideraram seus campos políticos, esquerda e direita. A candidatura de Bruno Covas representa o centro, que geralmente é o alvo dos ataques organizados nas redes sociais dos dois outros campos.

Estratégias de redes sociais similares às desses candidatos são típicas de oposição e centradas em contestar o status quo, apresentando-se como alternativa. Apesar de todo o esforço que o TSE demonstrou em combater o que se convencionou chamar de "fake news", as redes sociais ainda não têm regulamentação, é um processo em amadurecimento no mundo todo. No Brasil, ainda há um foco excessivo em controlar o conteúdo, que não é tão importante quanto o regramento do contexto. O fato é que funciona.

Guilherme Boulos é, hoje, maior que o PT em São Paulo. Aliás, até Arthur Mamãe Falei é maior que o PT em São Paulo. O candidato do MBL também se revelou maior do que todas as demais forças políticas da direita, que não foram capazes de se unir. A base social dos dois candidatos é muito menor do que os votos nas urnas. A de Boulos é o MTST e a de Arthur o MBL. São grupos sociais pequenos. Nas redes, os dois se agigantaram.

Celso Russomano ainda saiu com mais votos que Arthur Mamãe Falei, mas é sua pior eleição. Apelidado por adversários maldosos e xenófobos de "cavalo paraguaio", o candidato do PTB sempre começa como favorito e termina mais baixo do que se poderia imaginar. O PT também teve sua pior eleição ña cidade de São Paulo desde a fundação. Até Eduardo Suplicy, que continua sendo o vereador mais votado, viu seu eleitorado cair pela metade. As grandes apostas pessoais de Lula naufragaram.

Fernando Holiday que, segundo muitos analistas, corria o risco de não se reeleger, aumentou a votação e foi o quinto vereador mais votado em São Paulo. O PSOL teve uma performance ainda melhor que o candidato do MBL, dobrou o número de cadeiras na Câmara dos Vereadores. O partido é agora do tamanho do DEM, 3a maior bancada, atrás apenas do PSDB e do PT, que encolheram.

Há outro combo interessante que fez sucesso em São Paulo: o policial-influencer. Felipe Becari, novato, policial civil gato com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e defensor dos animais há mais de 10 anos foi o 4o mais votado. O Delegado Palumbo, influencer e apresentador do programa "Operação de Risco", da Rede TV, foi o 3o mais votado.

Entre os novatos, Delegado Palumbo é o que teve a maior votação, ficando atrás de dois dinossauros, um deles, seu padrinho, o todo-poderoso Milton Leite. Ele assumiu como vereador no mesmo ano em que eu comecei a fazer reportagem. Naquela longínqua década de 90, foi um dos protagonistas da CPI da Máfia dos Fiscais, como investigado. É o último remanescente daquela fauna e nunca teve outro cargo senão o de vereador. Foi ele quem escolheu o vice de Bruno Covas. Há outros dois dinossauros que já tentaram mais aventuras políticas: o mais votado, Eduardo Suplicy e o lanterninha, Arnaldo Faria de Sá.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    Jo Martins

    17/11/2020 15:32:40

    Ué...qual o partido do BOLSONARO? Como alguém perde, se não tem? Se fosse falar em PERDA, teria de falar do LULA e do PSDB que perderam MUITÃO....a chapa do PT depois de 16 anos no PODER, virou partido NANICO !O maior vencedor foi BOLSONARO que se juntou com o CENTRÃO....PP, MDB, PL, etc...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Antonio

    17/11/2020 13:14:40

    Madeleine, que bolsonarismo? De onde voce obteve informacao que Bolsonaro foi derrotado nessas eleicoes. Nem partido ele tem. Desciulpe-me, mas é muita burrica fazer uma defesa dessas sem base nenhuma.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas N

    17/11/2020 13:09:01

    Proselitismo, ligar Artur e Joice a Bolsonaro é leviandade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • pradojoseeduardo@gmail.com

    17/11/2020 12:46:24

    Oh graciosa, o PT de fato está sepultado e liquidado no Brasil todo, agora falar a besteira que o bolsonarismo foi sepultado em São Paulo, vai uma grande distância da realidade. Acorda comunista tola.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Joel Rúbia

    17/11/2020 12:34:32

    Reflexões sem pé nem cabeça. Achar que Boulos é de centro só com muito contorcionismo político, ou nem assim. O cara deveria estar preso, por invadir propriedades, é apenas mais um criminoso solto. Emular a finada política Marta Suplicy como influente neste momento beira a insanidade. Covas não é um fascista, mas Boulos é de extrema-esquerda. Eu achava que você era melhor do que isso Madeleine, mas esta impressão ficou no passado. Este textão pode ser descartado, sem maiores problemas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato Dutra de Oliveira

    17/11/2020 12:23:32

    Texto longo demais, que não diz nada demais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    17/11/2020 1:08:33

    “ estamos diante de dois projetos conhecidos, mais de centro...” .... “Conhecidos“ eu concordo, agora, “mais de centro”??? Boulos é esquerdista nada de centro e o Psol é esquerda radical... essa “isenção” cansa...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcos Joel Rúbia

      17/11/2020 12:37:03

      Não é isenção não. É oposição descarada ao governo federal atual. Não existe jornalista isento, são 99% esquerdistas. Excetuo Guzzo, Constantino, Fiúza, José Maria Trindade e Augusto Nunes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evandro

    17/11/2020 0:44:12

    Muito bom texto, Madeleine!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PEDRO ANTONIO BUENO DE CAMARGO

    17/11/2020 0:19:15

    São Paulo sepulta o Bolsonarismo??? De onde vc tirou isso?? Quando existiu Bolsonarismo em SPaulo?? Quando o Aliança for criado e, em caso de perda significativa nas eleições, aí vc poderá escrever essa baboseira toda....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    17/11/2020 0:05:49

    Pesadelo 2 versão psdb x piçol . Os paulistanos se merecem . A pior capital do Brasil, quase empatando com o Lixo de Janeiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Spartacus

    16/11/2020 23:54:34

    O eleitor paulistano merece a vitória de Boulos no segundo turno para garantir a favelização da cidade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Pedro Silva

      17/11/2020 0:01:03

      Igual às gestões no RJ, com apoio da familícia, garanto que ningué chega lá.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    16/11/2020 23:50:35

    Que análise mais **** .Esta sim ,deveria ser expurgada.Escreve mal,sem pé nem cabeça. Quando que ezpurgaramno pt se há vários eleitos vereadores ?A começar por múmia Suplicy. Como o passado se encontra,onde? O neto com a suplício? O neto foi legado do covas avô e a marta não e nada. Boulos não é surpresa pois desde a última eleição para governador vem Renata do furar o bloqueio do PSDB. Eita , mulherzinha confusa !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Plinio

      16/11/2020 23:51:23

      Tentando, correção

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    16/11/2020 23:44:11

    Boulos, que eu lembre, patrocinava invasões de imóveis. E agora disputa a prefeitura da mesma cidade que sofreu com ele. Isso diz muito sobre o eleitor paulistano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MANUEL FLÁVIO VIEIRA

    16/11/2020 22:48:02

    Quem ganhou em São Paulo foi a desilusão: a soma de votos nulos, brancos e abstenções foi de 45% !!!!!!!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vital Holmo Batista

    16/11/2020 21:59:45

    Que manchete ridícula! Vão sonhando, esquerdopatas! Bolsonaro vai vencer no primeiro turno em 2022.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renato Dutra de Oliveira

      17/11/2020 12:26:12

      Se não houver fraude com urna eletrônica, na apuração, com invasão de hackers, com pane nos e-títulos. Se implantarem o voto por celular...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan

    16/11/2020 21:48:16

    GP, ja solicitei cancelamento da assinatura duas vezes... e até agora nada... quanta transparência... precisa de procon para pode ter meu direito de consumidor atendido? Sei que deve estar difícil pra vcs... mas vcs optaram por manter o constantino... me deixa optar por cancelar..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      MBP

      17/11/2020 1:20:35

      Cai fora então! Precisa de ajuda?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      Ivan

      16/11/2020 21:57:51

      Estou somente tentando exercer o direito de fazer o que eu quiser com meu dinheiro... assim como vc faz o que quiser com o seu. Acontece que a GP nao me deixa cancelar minha assinatura...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vital Holmo Batista

      16/11/2020 21:56:13

      Eu quero o Constantino! Vá ler o Brasil247!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Martinelli

    16/11/2020 21:46:55

    Sepultar o Bolsonarismo o seu tob*

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vitor Cruz

    16/11/2020 21:27:44

    É um desalento, trocam 6 por meia dúzia podre com o PSOL.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GEGE

    16/11/2020 21:05:40

    Boulos de côcô defensor de que..... mtst docinho da elite paulista ahhhhhh me poupe

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aramis C. Monteiro Filho

    16/11/2020 20:36:21

    Menos, por favor. Boulos é PT e PT é PIÇOL. A estratégia das tesouras em SP tem 3 lâminas, PT/PIÇOL e PSDB.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Guimaraes

    16/11/2020 20:25:59

    Dizer que Boulos não é PT é forçar a barra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lactobacilaceae

    16/11/2020 20:20:18

    Nem a covid quer a erundina!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    16/11/2020 20:19:51

    Os paulistas/paulistanos, continuam votando mal, agora irão escolher entre um tranca portas, furador de "Covas" e um invasor de propriedades; ambos uma b..... Um, não quer que você saia de casa, o outro quer te tirar de sua casa, PATÉTICO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    16/11/2020 19:30:07

    Fraude!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcus brabo

    16/11/2020 19:01:14

    Artigo mais confuso do que a Madeleine. Não sei o que ela bebeu antes de escrever esse texto que não consegui ler até o final.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Renato Dutra de Oliveira

      17/11/2020 12:28:40

      Esse e todos, os anteriores e os próximos. O problema deve estar na sessão de maquiagem.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      L. Luz

      16/11/2020 19:31:34

      Não é confuso, é um texto sofisticado. Precisa de atenção e interpretação.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Silva

    16/11/2020 18:55:41

    Uma manchete tão transparente assim deixa o gado bolsonarista e petista espumando. Parabéns pelo texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • pradojoseeduardo@gmail.com

      17/11/2020 12:51:55

      De cara podemos dizer, mais um **** **** .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Frederico Brito Hagel

    16/11/2020 18:41:47

    Artigo esquisito. Ambos os candidatos, Boulos e Covas, são uma tristeza profunda. O Covas feito um gurizinho de colégio ao lado do professor aproveitador J.Dória. O Boulos achando que vai ganhar alguma coisa, mas nem pirulito vai levar. Pensa que radicalismo são os pobres passando fome na periferia... estão lá porque preferem fumar crack e maconha, trabalhar é mais difícil. Nota 1 pra Lacsko.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    16/11/2020 18:17:49

    Estamos esperando o Luciano ayan e vc em uma cela especial...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reinaldo de Oliveira

    16/11/2020 18:02:58

    Madeleine, belo histórico da famigerada política paulistana. O povo está cansado da velha e da nova política mascarada, egocêntrica, fisiológica e com nuances messiânicos. Torcendo para que 2022 chegue logo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    claro arantes heim

    16/11/2020 18:01:51

    Vai ser um embate interessante. Covas um cara sensato e inteligente x uma bomba pronta para explodir apoiado por movimento social duvidoso. O embate vai enriquecer o cenário político brasileiro pois São Paulo é a cidade mais importante e reverbera no resto do país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    C R Berger

    16/11/2020 17:39:31

    Que manchete fantasiosa e infeliz. Bolso nem sabe quem é russo.... Está esperando a hora da corrida dele, avassaladora!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE TEIXEIRA

    16/11/2020 17:34:28

    Sinto muito em lhe dizer, mais o PR Bolsonaro esta aguardando o seu Partido Aliança ser liberado pelo TSE, a Direita conservadora e Centro serão fortalecido com o novo BRASIL ALIANÇA. Espera pra ver !!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CSG

      16/11/2020 18:09:12

      Para este partido ser liberado primeiro precisa de uma liderança capaz de fazer isto acontecer , e não será o doidão que vai conseguir , alias , o Bolsonarismo como disse a manchete , foi sepultado este final de semana.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE VALDIR SARTORI FILHO

    16/11/2020 17:27:03

    Avisa essa an*a da colunista que o bolsonaro não faz mais parte dos quadros do PSL, portanto não tem nenhuma relação com Joice pepa hasselman. Artigo tendencioso, típico de esquerdista enrustida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Natan Monteiro

    16/11/2020 17:05:13

    A colunista diz em "supultamento do bolsonarismo em SP". Desde quando há bolsonarismo em SP? O fato que sei é que o PR Bolsonaro venceu na cidade e no estado de SP as eleições presidenciais, mas antes disso, nunca existiu uma cultura bolsonarista na capital. Então, não há o que se falar em sepultamento. Acredito que a vontade do PR seria ter um candidato escolhido por ele para a capital, alguém que verdadeiramente encampasse as pautas conservadoras e tivesse maior aderência popular.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Perrella

    16/11/2020 16:59:50

    essa jornalista tá louca ou finge estar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renato Dutra de Oliveira

      17/11/2020 12:30:08

      Pode ser as duas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dylan Rees

    16/11/2020 16:57:04

    Com quase 30% de abstenção e mais brancos e nulos, o ganhador da eleição é o desinteresse, é " estes não me motivam ao exercício de votar". O Boulos apenas teve algo como 12% do eleitorado motivados a votar nele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    16/11/2020 16:56:09

    Psol é pior que qualquer coisa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    16/11/2020 16:28:09

    Vem cá, prezada Madeleine, sepultar o bolsonarismo em SP? Como assim? Ele nem existe. O "Bozo" nem partido tem. Seria porque disse em alguma live para os eleitores votarem no Russomano? E o cara só fez mais votos que o "mamãe falei". Aí a senhora colunista já crava que o bolsonarismo acabou na cidade da garoa. E eu que sou preconceituoso, hein? Menos, menos Madeleine. Boulos? Quem vota nesse esquerda caviar? Oras a turma descolada que fuma todas, os criados a todinho, os socialistas de sofá, a turma jovem formada no paulofreirismo com o cérebro deformado pela ideologia do igualitarismo, né não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    16/11/2020 16:27:35

    Paulistanos votaram nesse invasor de propriedade que cobra pedágio de mendigo! Pior é ter que torcer pro carça justa e seu pénaCovas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana paula b r lopes

    16/11/2020 15:59:29

    Concordo com muito do que disse, menos sobre o Bolsonarismo, porque não existe um partido que os reúne. Então não vejo porque foi diminuído.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      L. Luz

      16/11/2020 19:37:03

      “Bolsonarismo” não se confunde com o partido onde o Bolsonaro esteja, assim como o “malufismo” não se confunde com ARENA/PDS/PPR/PP...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RODRIGO

    16/11/2020 15:53:34

    Só discordo da parte do "bolsonarismo" até pq o PR já deixou o PSL a muito tempo. Apoiou mal e porcamente, meio a contra gosto, o russomano. O q me admira, é a populacao paulista, dar tantos votos pro boulos, aquele invasor de propriedade privada, que causa baderna e destruicao de espacoes publicos, aquele do psol, q dentre inumeras propostas lixos, sao afavor de aborto, de taxar grandes fortunas, desarmamentistas, etc.. A capital do pais, maior gerador de receita no PIB, me votam nisso?? Se bem q pra quem colocou poste de prefeito... Tdo pode!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      RODRIGO

      16/11/2020 16:31:11

      SaTan, me conta ai, se o PR nao é de nenhum partido desses, nenhum partido o une, a qualquer candidato "derrotado", como posso concordar com o sepultamento do "bolsonarismo"? E os inumeros vereadores conservadores, e q apoiam o PR, q entraram? E pq o PT perdeu praticamente todas as prefeituras, pricipalmente do nordeste? Estamos de olho satan!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      16/11/2020 16:11:46

      Só discordo quando é a favor do meu lado pois ele nunca perde, derrota só para o lado que não gosto

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    16/11/2020 15:44:40

    Como sempre um banho de racionalidade e análise precisa! Parabéns Madeleine! É bom ler artigos assim nestes tempos esquisitos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.