i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Você já desejou que alguém morra de coronavírus?

As reações ao diagnóstico de Jair Bolsonaro mostram como os poderosos se alimentam das falhas morais e da falta de princípios dos próprios apoiadores.

  • Por Madeleine Lacsko
  • [08/07/2020] [11:27]
Você já desejou que alguém morra de coronavírus?
| Foto: Alan Santos/PR

É sintomático da sociedade brasileira que muitos só comecem a levar a sério a santidade da vida humana quando o diagnóstico de coronavírus é o do presidente da República, a maior autoridade do país. Não somos todos iguais, uns são mais iguais que os outros. Nessa e em praticamente todas as outras questões morais, só se exige decência nas ações diante de autoridades. O cidadão comum é tratado como gado.

Uma autoridade que foi capaz de proferir publicamente a saraivada de absurdos e insensibilidades diante de milhares de famílias enlutadas e devastadas pela doença ou pela perda financeira não tem o direito de reivindicar empatia e respeito quando se vê diante do mesmo problema. Reparem que Jair Bolsonaro não fez isso em nenhum momento. Gostem ou não dele, acumulou sete mandatos no parlamento, colocou todos os filhos na política, chegou à presidência da República e fez a elite financeira se agachar ao ponto de participar de live com sanfoneiro sem reclamar. Figuras com tanto tempo de vida pública aprendem a não cometer os desatinos dos amadores, terceirizam a tarefa.

Uma vez debatia com o ministro Sepúlveda Pertence, já aposentado do STF, sobre a natureza da política e ele me presenteou com uma frase para a vida toda: "a política é a arte da sobrevivência". Numa pandemia, sobrevivem os que têm a sensibilidade de entender que a vida do cidadão comum tem, para a família dele, mais importância que a vida de qualquer poderoso ou famoso. A arte está em expressar-se com constância publicamente, atribuindo o mesmo tratamento a todos os casos porque todos são vidas humanas.

Reparem que, assim como Jair Bolsonaro, tiveram a sensibilidade de não reivindicar nem dar ao presidente tratamento diferente do dispensado aos demais cidadãos os outros chefes de Poderes. Dias Toffoli, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia enviaram mensagens de pronta recuperação ao presidente da República. Cada uma das três tem exatamente o mesmo tom sóbrio e sereno que foi utilizado em mensagens de solidariedade à população em ocasiões anteriores. Ninguém é presidente de Poder da República à toa e é na tempestade que se conhece o marinheiro.

O bate-boca que envolve desejar a morte dos outros ou selecionar, no meio da população, quem tem o direito de se salvar é muito útil para os políticos e também para que possamos dividir com clareza o debate público entre homens e moleques. Falando francamente, desejar a morte de alguém é uma profecia autorrealizável, já que todos vão morrer um dia. E atire a primeira pedra quem nunca teve esse tipo de manifestação horrorosa dentro da própria alma, a vontade de ver um desafeto morto. A diferença está entre reconhecer que há o mal dentro da alma humana e ter orgulho dele.

Decidi roubartilhar uma frase de Albert Camus que meu amigo Gilberto Morbach, editor do Estado da Arte do Estadão compartilhou hoje: "Carregamos todos, dentro de nós, as nossas masmorrras, os nossos crimes e as nossas devastações. Mas nossa tarefa não é soltá-los pelo mundo: é a de combatê-los, em nós mesmos e nos outros." Lembrando sempre que "em nós mesmos" vem antes de "nos outros".

É evidente que entre os opositores do presidente da República haveria aqueles cujo ressentimento grita mais alto que princípios morais, esse tipo social existe em todo o canto. Previsível que fariam, como fizeram, orgulhosos pedidos pela morte de Jair Bolsonaro. Nossa sociedade deixou esse tipo de personalidade infantilóide, arrogante e ruidosa ser confundida com liderança durante muitos anos. O presidente também tem a cota desse tipo social entre seus apoiadores e sabe disso. O que fazer diante do bom gosto das passeatas dançando com caixão numa pandemia? Como lidar com as declarações de parlamentares tirando sarro de doentes?

Quando não pode reivindicar para si o respeito que não teve com os outros ou o rigor moral que seu grupo não tem, um político sempre tem na manga a inconstância dos inexperientes e a falsa segurança dos tolos. No momento, eles disputam o direito de desejar a morte dos outros e de, ao mesmo tempo, admoestar quem deseja a morte dos outros. Tutti buona gente.

Houve um movimento nas redes sociais com a hashtag #ForçaCovid impulsionado principalmente por gente escandalizada com as declarações de Jair Bolsonaro e seus apoiadores desde o início da pandemia. São pessoas que passaram meses ditando regras de comportamento e respeito com doentes e em um dia resolveram jogar tudo para o alto. Daí, o pessoal que sempre desrespeitou essas regras e brincava de Deus resolveu ditar essas regras para quem ditava antes. Antes podia "vão morrer só alguns", "só vão morrer os mais velhos", "morre quem tem comorbidades", mas agora não pode mais nada.

Qual a diferença entre os dois grupos? Nenhuma. Faltam princípios, coerência e padrão moral. Sobram arrogância, soberba e irresponsabilidade. Infelizmente, reforçam nosso aspecto cultural mais cruel: a diferença entre as duas classes de cidadãos. A mudança de opinião não é sobre a santidade da vida, a empatia ou o respeito a quem sofre, não há mudança, há apenas a eterna reverência a quem manda. Entrou o presidente da República na jogada? Então o comportamento muda porque, para Jair Bolsonaro, as regras são diferentes daquelas que se aplicam aos demais cidadãos.

Pouco importa se é para atacar ou defender, mudar de discurso quando uma mesma chaga que atinge o povo passa a tocar o rei mostra que a síndrome do colonialismo ainda vive enraizada na nossa cultura. Para muitos e, mais grave ainda, para muitos a quem a nossa sociedade dá posições de liderança, a vida dos poderosos tem valor diferente da vida do cidadão comum. Não importa com qual desses lados você concorde, lembre-se que você e eu somos, antes de tudo, cidadãos comuns.

111 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 111 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    Franklin

    ± 4 dias

    Perfeita Madeleine, parabéns. Hoje o colunista que desejou a morte de Bolsonaro disse que "Bolsonaro também pode se encrencar, porque desejou a morte de Dilma". Ou seja, sem querer, Schwartzman se igualou a Bolsonaro, a quem considera um verdadeiro Belzebu. Em tempo: tudo que Bolsonaro diz, lhe é e será cobrado por toda a vida. Será que vão esquecer logo o que disse o blogueiro da Folha, ou também será cobrado por isso pelo resto da vida?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Carlos Martins

    ± 4 dias

    Jornalista medíocre, se valeu de um comentário para endossá-lo eivada de ódio contra o Presidente da República. Me surpreende que a Gazeta mantém em suas fileiras pessoas desta espécie.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Tadeu Araujo

    ± 5 dias

    Perguntar não ofende: o texto foi para criticar o artigo do blogueiro(parece-me que não existe mais jornalista) ou para criticar o presidente de plantão?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVESTRE ANTONIO SCHMITT

    ± 5 dias

    Dá gosto ler você, Madeleine. Conceitos claros, éticos. Texto muito bem escrito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Beto

    ± 5 dias

    Um homem é um ser crítico.Sem a crítica a alma fica sem graça. Faz da hipocrisia a sua sobrevivência. Vive com a consciência da morte."Antes ele do que eu". Uma realidade fúnebre. Há realidades que tentamos esconde-las, mas estão livres em nossa consciência. Quando sai para fora mexe com a gente e tira o conforto emocional.Portanto, não me escandaliza esse movimento de desejar a morte do presidente. Ou, a morte de quem quer que seja. Esse desejo da morte de alguém, sem ódio, não é nocivo ao espírito. É uma massagem no ego, sem qualquer ressentimento. Uma prova que você estar vivo, nesse caminho curto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eneida

    ± 5 dias

    Desejar a morte de um semelhante é torpe demais. Mas parece que a jornalista prefere ouvir mentiras polidas ditas por pessoas que sabemos, trabalham contra o país o tempo todo, do que algumas verdades incômodas. Por isso as raposas velhas falam bonito e no oculto tramam para continuar parasitando a nação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eire Emilio Zimmermann

    ± 5 dias

    Milhares de pesquisadores, médicos e gestores públicos estimam e prevêem mortes pelo covid (p.ex. 0,05% da população) sistematicamente para estimar recursos necessários e priorizar ações de prevenção e contenção. Quando alguém menciona tais estimativas, me parece impreciso e injusto igualá-lo a um jornalista que intencionalmente deseja a morte de uma pessoa. Sim, é possível ser grosseiro e ser percebido como imoral ao mencionar tais estatísticas e previsões de forma impulsiva, descuidade. Mas há uma distância gigantesca, moral e legalmente, até chegar-se no comportamento do "jornalista" que deseja intencional e friamente que uma pessoa morra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Guerra

    ± 5 dias

    Muitobem elaborada sua matéria. Tive a pachorra de ler alguns comentários. Estamos muito longe de um ideal educacional Somos uma patologia a ser estudada. Somos um gado que leva perdoada a uns 150 anos e nao aprenderemos o respeito. Falta-nos identidade ideológica e cultural. Cultural no sentido da materialidade. Deus cósmico e idiotas na terra. Em tempo a foice de sp nao merece comentários.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 5 dias

    Ele não morreu e nem vai morrer. Pelo seu histórico de atleta, SIM, que o favoreceu no atentado e agora ainda mais pois também está sendo tratado com os medicamentos certos. E como diria o Tadeu Schimit: Você vai ver...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Fernandes

    ± 5 dias

    #forçacovid

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      THIAGO

      ± 5 dias

      que leve sua familia fernando com essa força que vc deseja

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Bezerra Medeiros

    ± 5 dias

    O direito não pune pensamentos, senão ações e omissões. A conduta delituosa do blogueiro da folha foi a ação apologética da morte do Presidente, pretensamente justificada pela consecução de um bem maior dela resultante. Pôs metaforicamente uma arma na mão dos Adelios deste país e deu-lhes um motivo supostamente legítimo para dispará-la. Não é exatamente isso o que tutela o art. 286 do Código Penal?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    justo verissimo

    ± 5 dias

    Segura na mão de deus e vai....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILHELM HEINRICH VOSS FILHO

    ± 5 dias

    Uma vergonha a Folha publicar algo deste nível...algum jornalista tem coragem de ir contra s folha??? Isto é imprensa livre, desde que concordem com a folha...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcio cruz Nunes

    ± 5 dias

    O artigo na Folha foi fundamental para revelar explicitamente o jornalismo de torcida. Triste ver que sobram poquíssimos jornalistas de fato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

    ± 5 dias

    Caramba, o presidente nem pode ficar doente que conseguem argumentos para atacá-lo. Impressionante, essa obsessão quase sexual da imprensa com a Presidência da República. Deixem o homem trabalhar!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Queiroz Lima de Vita

    ± 5 dias

    Lendo isso me lembre de quando o goleiro Bruno questionou em uma entrevista: “Ah, quem nunca deu uns tapas na esposa vai?” A reposta do cidadão comum de bem em pensamento, e estupefato era: “Que? Eu ué...!” Onde vamos parar?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sirleny

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Josphin

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Josphin

    ± 5 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zé Bochecha

    ± 5 dias

    Bozo já morreu politicamente. De resto, é com Deus.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      THIAGO

      ± 5 dias

      então vamos ter um morto vivo até 2006

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 5 dias

    Interessante... a jornalista repete "escandalizar" várias vezes para se referir as falas do Presidente Bolsonaro; mas não me lembro de ter lido "escandalizar" em referência ao texto "jornalístico" que não só literalmente deseja a morte de um ser humano, como o faz pelas razões mais torpes. ---- Por fim, não concordo, de modo algum, com essa aura de normalidade ou de humanidade (às avessas) que a jornalista tenta atribuir ao fato de alguém desejar a morte do próximo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 5 dias

    Tudo é motivo para atacar o Presidente... até quando ele fica doente e alguns desejam a sua morte, a culpa continua sendo do Presidente! Madeleine meus sinceros “vá catar coquinho”!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 5 dias

    Nem fiquem preocupados com o Jair, ele não está doente, doente está sua popularidade, a facada elegeu, o Covid-19 vai manter a popularidade, deve ter sido ideia do bispo Valdemiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DAC

    ± 5 dias

    Mais uma vez, excelente matéria. Mais uma vez, clama para que todos olhemos para dentro. Somente fazendo, cada um, uma reflexão no íntimo da sua consciência e lutando, dia a dia, para mudar, que evoluiremos como pessoa e como sociedade. Parabéns por mostrar as nossas mazelas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Alberto Martins Guimaraes

    ± 5 dias

    A todos que desejam o mal para quem quer que seja, recomendo não cuspir para cima, pois evidentemente poderão ser atingidos pelo próprio cuspe. E não se esqueçam que a lingua é o chicote da bunda!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C.P.

    ± 6 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 5 dias

      Elenão é o marido da Eleninha?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 6 dias

    De fato Bolsonaro, fala bobagens, é insensível, arrogante, desrespeitou por várias oportunidades cidadãos (e em nenhum momento pode-se justificar tais atos, uma espécie de utilitarismo). Mas seu artigo recordou Blaise Paschal que nas suas reflexões sobre "o Eu" conclui que o indivíduo social prefere a mentira bajuladora à verdade dolorida. Não seria preferível um Maia, um Toffoli, um Alcolumbre com mais bobagens, insensíveis, arrogantes e desrespeitosos aos cidadãos, mas que pusessem em votação e se esforçassem na aprov. da prisão em 2ª instância, na retirada do foro privilegiado e outra ações importantes ao país. Acredito que o Presidente não é "líder" por mérito e sim por alternativa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Deocy França

    ± 6 dias

    A prezada jornalista,poderia por coerência, citar o nome do colega dela,que escreveu profecias profanas, demonstrando ódio por vencedores honestos. Desejar a morte de um ser humano,é doentio, é merece todo o nosso repúdio. Vida longa ao presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Deocy França

    ± 6 dias

    A prezada jornalista,poderia por coerência, citar o nome do colega dela,que escreveu profecias profanas, demonstrando ódio por vencedores honestos. Desejar a morte de um ser humano,é doentio, é merece todo o nosso repúdio. Vida longa ao presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 6 dias

    Escreveu, escreveu e não disse nada. Em cima do muro o tempo todo. Será que não quis criticar o militante jornalista da folha. O cara foi - no mínimo - tosco. Defender e desejar a morte de alguém para algo maior será que ele mesmo acredita neste raciocínio obtuso? Voltando ao texto a jornalista divagou e concluiu em outras palavras todos desejamos algo assim parecido. Pode até ser por instantes. Todavia, a razão falará mais alto. Já a razão do jornalista da folha foi que ele externou tal aberração. Falou com fígado, como um espelho revelou quem de fato ele é: um tosco militante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    A.R.ALVES

    ± 6 dias

    Sim , o luladrão mas como o corpo dele é formado por 70% de álcool isso seria impossível, pois o vírus morre só com o bafo do meliante!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELMOR

    ± 6 dias

    Talvez se vivo estivesse Freud poderia interpretar o referido texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jose carlos ferman

    ± 6 dias

    Já gostei de alguns artigos anteriores..mas esse..me perdoe colunista.. nem terminei de ler...o que você anda tomando?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos Alexandre Nascimento Spiegel

      ± 6 dias

      Efeito isolamento

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Zanoni

    ± 6 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elson logullo

    ± 6 dias

    E o estranho cancer de Lula e da Dilma?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gercilio gomes do nascimento

    ± 6 dias

    Num intindi nada, ela tá ou não desejando a morte do presidente de seu País?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jamil Luciano Pastuch

    ± 6 dias

    É um desrespeito ao leitor dar espaço para esta jornalista medíocre, a Gazeta deveria alterar o critério de avaliação das matérias/colunas para Excelente/Boa/Regular/Ruim, assim permitiria que o ASSINANTE escolhesse quem merece receber o dinheiro das nossas assinaturas, me revolta saber que esta analfabeta funcional esta recebendo uma parte disso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • P

      Paulo Cesar

      ± 5 dias

      Gostei da sua ideia, está na hora deles saberem o que achamos do artigo e não como estamos. Enviarei e-mail da sua sugestão a equipe do jornal, espero que leiam. Peço que continue com essa sugestão em outros artigos e façam o mesmo, enviado e-mail. Abc

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Giselle

      ± 5 dias

      Achei muito boa a sua sugestão. Avaliar as colunas com critérios mais objetivos do que medo/raiva/inspirado é uma alteração que deveria ser feita pela Gazeta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Luis Meister Peixoto

    ± 6 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MANUEL FLÁVIO VIEIRA

    ± 6 dias

    Não concordo com a autora. A taxa de mortalidade do COVID entre adultos no Brasil é de menos de 1%. Não é um Ebola. Pelo raciocínio da autora então mandar alguém andar de carro é o mesmo que desejar a morte dela. Completamente desproporcional.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 6 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO SOUZA

    ± 6 dias

    Caramba, gostei de alguns dos seus artigos anteriroes, mas este realmente ficou extremamente confuso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 6 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alessandra ecker

    ± 6 dias

    Artigo falacioso e desprezível!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 6 dias

    Os apoiadores do Presidente Bolsonaro nunca desrespeitaram os doentes e mortos pelo coronavírus. Apenas não aceitamos abrir mão de nossas liberdades e direitos. Da minha saúde cuido eu. Não faço quarentena, não parei de trabalhar e pretendo fazer o tratamento precoce com hidroxicloroquina e afins se ficar doente. Apenas 1% dos infectados desenvolvem sintomas graves, o risco de morte é bastante baixo. Não há motivo para histeria e para lockdown ineficientes e sem base científica. Essa é nossa posição, não vejo desrespeito algum. Esquerdista algum vai me dizer como viver ou trabalhar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Richard Murdoch Montgomery

    ± 6 dias

    Que texto confuso. Parece que não sabe o que dizer. Melhor não falar nada do que se expor assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 6 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 6 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fred. 1996

    ± 6 dias

    Olha Madeleine, me perdoe, mas acho que você se perdeu tentando justificar o injustificável. Infelizmente seu artigo ficou confuso demais. A esquerda brasileira e toda a mídia que apoia esse tipo de artigo do jornalista da FSP, mostra um profundo desprezo e total despreparo para lidar com qualquer um que não esteja lacrado com seus ideais! Não conseguiram entender que estão colocando o atual presidente, no mínimo, no segundo turno da eleição de 2022.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kaue

    ± 6 dias

    Como assinante desse jornal, encerro minha assinatura após ler essa *****!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Cesar Romero

    ± 6 dias

    Madeleine no teu artigo você fala, fala, fala.... e não diz nada. O atual presidente esta infectado e ele vai procurar o que é de seu direito ou seja, a medicina para tentar se curar e não transmitir para os outros. Você, na minha opinião esta infectado pelo pessoal da rede /Tv cultura,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 6 dias

    Quem se expos ao virus foi ele, ele que se entenda com o virus, afinal como Presidente até agora não fez nada para ajudar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HGO

    ± 6 dias

    Odio do bem da esquerda esquizofrênica tá liberado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Roberto Pinheiro

    ± 6 dias

    Quem colocou os filhos do Bolsonaro na política foram aqueles que os elegeram. Na democracia é assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João B R Lares

    ± 6 dias

    Digo;: So um *******.....Só um imbecilidade desejaria a morte de um ser humano.Ate para crimes hediondos a justiça (de países civilizados)tem instrumentos eficazes de exemplar punição

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João B R Lares

    ± 6 dias

    Só um imbecilidade desejaria a morte de um ser humano.Ate para crimes hediondos a justiça (de países civilizados)tem instrumentos eficazes de exemplar punição

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pablo

    ± 6 dias

    Passando o pano para um jornalista da mesma seita. Ele desejou a morte do presidente literalmente e sem qualquer pudor, defendendo princípios defendidos por Maquiavel e Nazistas... que os fins justificam os meios...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 6 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Victor H

    ± 6 dias

    Falou, falou e não disse nada...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FLAVIO AUGUSTO VIEIRA

    ± 6 dias

    Prefiro Jesus Cristo, do que todas as citações do artigo: "Ama teu próximo, como a ti mesmo" !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Nilson Macan

      ± 6 dias

      Parabens Flavio, concordo plenamente. Existem pessoas que são incapazes de se amar, como irão amar os outros?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauro S

    ± 6 dias

    Viajou e não disse nada, só tentou advogar pro infeliz que falou m....Confundiu tudo, embriagada pela sua ira. Como justificar uma declaração politicamente incorreta feita por um membro da sua seita? Nem você soube.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    ± 6 dias

    Desejar que o outro morra, somente porque é meu inimigo ideologico, mostra que a batalha ideologica mudou de patamar Saiu das ideias para os desejos macabro É muito triste.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO MIGUEL BROLHANI

    ± 6 dias

    aos que desejam que Bolsonaro morram, desejo o mesmo daqueles que sentem raiva do presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ARMINDO VILSON ANGERER

    ± 6 dias

    Sinceramente, acho que a maioria das pessoas são hipócritas! Gostaria sim que na falta de uma justiça "justa", real, isenta, contra corruptos e incompetentes nesse governo e inclusive em um povo que não sabe escolher (cada povo tem o governo que merece!), que alguns recebessem esse Covid com toda a intensidade (não precisa morrer), e sentissem o quanto é dolorido ser insensível ao o que o mundo está passando! Mas como diz o ditado: gente ruim não morre! Pelo menos que sentissem na pele os problemas que a humanidade está passando!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 6 dias

    E daí? não sou coveiro! É assim que ele trata e por mim vale a reciprocidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Fernandes

    ± 6 dias

    #forçacovid

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • T

      THIAGO

      ± 5 dias

      força mesmo fernando que ela leve sua familia com muito sofrimento .... na hora do enterro que vc não podera participar..lembre da nossa torcida... força covid pra familia do fernando

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 6 dias

      No teu kool, arrombado!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jr

    ± 6 dias

    francamente, artiguinho ruim !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Silva

    ± 6 dias

    O pessoal fica duelando em redes sociais, como se esses políticos realmente se importassem com alguém além da família deles. Até parece que alguém em sã consciência vai desejar a morte de quem quer que seja. Isso aí é papo furado de bolsonaristas, mortadela, esquerdista, militante, seja o que for. Vão caçar o que fazer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 6 dias

    Por mim, todos os que roubam o suor dos nossos impostos cometem crimes hediondos. Não torceria para eles morrerem de qualquer doença, mas jamais rezaria pela cura desses genocidas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raquel Utz

    ± 6 dias

    Este artigo é para tentar justificar o injustificável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucio Calderon

    ± 6 dias

    TEXTO ENORME QUE PODE SER TRADUZIDO ASSIM: "SOU ISENTONA"!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Guajuvira

      ± 6 dias

      Isentona não... Imparcial como todo bom jornalista! E ela está certíssima!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcello r

    ± 6 dias

    De forma sorrateira e dissimulada a jornalista tenta justificar o artigo ******* e moleque do articulista da Folha de são paulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 6 dias

    Madalena, eu nunca desejei que ninguém morra do vírus chinês. Agora, eu desejo a morte, não sem antes sofrer uns 10 anos de tortura, a quem maltrata crianças, utilizando-as em rituais satânicos ou para pedofilia. Você poderia escrever algo a respeito. O quê você acha?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAPA

    ± 6 dias

    muito bla bla bla e nada de ao menos tentar atenuar um absurdo publicado na foice de são paulo, em nome da liberdade de imprensa ? cade a oab, direitos humanos, stf , grande imprensa ? o ódio do bem e da esquerda pode tudo ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcello r

    ± 6 dias

    De forma sorrateira e dissimulada a jornalista tenta justificar o artigo ******* e moleque do articulista da Folha de são paulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabricio Belam

    ± 6 dias

    Artigo bem confuso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Freitas

    ± 6 dias

    Se eu entendi corretamente o ponto do artigo, discordo da tentativa de equiparar o suposto “negacionismo” de Bolsonaro à campanha panfletária pela morte dele. O tal “negacionismo”, ainda que numa embalagem um tanto tosca, era motivado pelas melhores intenções (trazer algum otimismo num momento de inédita desesperança). Teria a ode pela morte do Bolsonaro algum lado positivo? Só vejo maldade e desumanidade em seu estado de pureza. Sem negar os méritos da articulista, mas ela fez um desserviço ao comparar as 2 coisas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E.NETO

    ± 6 dias

    "Uma autoridade que foi capaz de proferir publicamente a saraivada de absurdos e insensibilidades diante de milhares de famílias enlutadas e devastadas pela doença ou pela perda financeira não tem o direito de reivindicar empatia e respeito quando se vê diante do mesmo problema. Reparem que Jair Bolsonaro não fez isso em nenhum momento" Percebi uma certa "maldade"! Só impressão?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio

    ± 6 dias

    Ganhou o troféu "enchimento de linguiça". Falou, falou, falou e não concluiu coisa nenhuma. Esquerdista típica. Está na Gazeta como cotista, no lugar do Rogério Galindo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lilian franca de vasconcelos

    ± 6 dias

    Que texto sem sentido, não entendi o que a cara jornalista quis dizer??? Bolsonaro nunca desejou a morte de ninguém, apenas o óbvio, não adianta parar tudo, fechar tudo, o vírus só vai embora quando mais da metade tiver contraído o COVID. Engraçado, antes era #ficaemcasa, agora # sepuderficaemcasa. Engraçado, as coisas mudam do nada e o COVID continua solto. Mas quando é o presidente que fala e genocida....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Athos athayde

      ± 6 dias

      Concordo com tua opinião

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    ± 6 dias

    Excelente artigo. Parabens!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 6 dias

    Fiquei um pouco confuso com o texto, não entendendo exatamente qual a mensagem. De todo modo, desejar morte de alguém pode ocorrer em momentos de extremo descontrole emocional, não que isso justifique, obviamente. Mas escrever sobre isso, com tempo de refletir e ainda ser publicado em jornal de alta veiculação, como fez o Sr. Helio Schwartzman, me parece já transpor o limite do descontrole emocional, em direção a uma psicopatia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 6 dias

    Assim como o Bolçonaro e os três abilolados filhos, tem muito mais gente desejando que outras pessoas morram por contrair o corona vírus. Até acho que os quatro poderiam seguir na frente. Seriam um belo exemplo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 6 dias

      Señor Caminante: desejo em dobro para você e - se eles concordam com você - para sua família, o quê você desejou à Família Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      J.A.O

      ± 6 dias

      Para um Sr. você tem se comportado como uma criança birrenta que precisa de correção. Que comentário ridículo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 6 dias

    Na utima copa do mundo 200 milhoes de brasileiros desejaram a vitoria, deu 7 a um contra . lembra? E daí

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Neto

      ± 6 dias

      Na última?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 6 dias

    Há uma diferença enorme entre propor o enfrentamento da pandemia de maneira diferente (diferente do "fecha tudo, fica todo mundo isolado em casa") e desejar a morte da população. Até onde percebi, Bolsonaro nunca desejou a morte de ninguém, muito pelo contrário. Agora, em épocas onde é comum se apropriar da virtude, qualquer opinião diferente da propagada pelo mainstream midiático é vista como agressão à vida, e não uma outra forma de lutar por ela. Logo, há uma ENORME diferença entre o que Bolsonaro fez/faz e o que estão fazendo aqueles que desejam sua morte. É preciso um mínimo de isenção ao se falar de princípios.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 6 dias

    o que adiante desejar? o que será ,será.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maritza Maira Haisi

    ± 6 dias

    cuidado jornalista, essa sua indução ao que deseja pode lhe ser prejudicial...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 6 dias

    Só vale tiro de lá para cá. Daqui para lá o STF, OAB, Globolixo, Esgotão, STF, etc dizem que antidemocrático, e dá cadeia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO

    ± 6 dias

    Só mais um contaminado. Se morrer morreu. Né não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silvano

    ± 6 dias

    Confusa, tendenciosa e elaborou um lixo argumentativo pra justificar o injustificável!! Esquerdalha típica da educação “feiriana”!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Silvano

    ± 6 dias

    Confusa, tendenciosa e elaborou um lixi argumentativo pra justificar o injustificável!! Esquerdalha típica da educação “feiriana”!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fatima Jacob de Aragão

    ± 6 dias

    Vc simplesmente é mais uma esquerdalha contratafa pela Gazeta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Fernandes

    ± 6 dias

    Eu sei que é algo terrível, que traz um sofrimento atroz, para o qual ainda não temos um remédio, mas neste momento difícil, desejo que vc supere esta maldição que lhe acometeu! A imensa maioria dos brasileiros torce por vc! Força Coronavírus!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Clístenes Pinheiro

      ± 6 dias

      Desejo em dobro tudo aquilo que desejares ao Presidente da República!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 6 dias

      Lembra daquele que desejou isso e depois acabou morrendo de covid?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      J.A.O

      ± 6 dias

      A palavra tem poder, não se esqueça que ao apontar o dedo mirando alguém, vc tem no minimo dois ou três apontando p vc.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.