i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Mario Vitor Rodrigues

Foto de perfil de Mario Vitor Rodrigues
Ver perfil

O espírito de uma época em jogo

  • Mario Vitor RodriguesPor Mario Vitor Rodrigues
  • 31/10/2020 21:00
Foto: Jim Watson e Brendan Smialowski/AFP
Foto: Jim Watson e Brendan Smialowski/AFP| Foto:

“Eu acho que em 1980 a eleição foi diferente. Ronald Reagan mudou o rumo do país de um jeito que Richard Nixon não mudou. Que Bill Clinton não mudou. Ele conseguiu fazer isso porque o país estava pronto. Ele entendeu o que as pessoas estavam querendo naquele momento”, declarou Barack Obama em 2008, durante sua primeira campanha presidencial.

Oito anos depois, ao ser questionado se Donald Trump havia capturado o espírito da época após ter vencido as primárias republicanas de forma avassaladora, o então ex-presidente opinou: “Penso que seja difícil argumentar que alguém tido por três quartos da população como desqualificado possa ter capturado o espírito do país. Vamos ver o que acontece”.

Junho chegava ao fim. Cerca de quatro meses depois, o mundo pôde ver o que aconteceu.

Em outubro de 2017, foi a vez de um líder europeu recém-eleito tratar do tema. Emmanuel Macron não pareceu otimista quanto às chances de um presidente sozinho mudar o curso da história: “Não acho que seja possível… sozinho, não. Só se você tiver entendido o espírito da época”.

Bem antes de Obama e Macron, Friedrich Hegel, filósofo alemão que consagrou o termo zeitgeist, via em Napoleão Bonaparte o represente legítimo dos pensamentos e anseios de sua geração.

A dois dias da eleição que decidirá o 46° presidente dos Estados Unidos, só há uma certeza: para além de um dos cargos mais emblemáticos do planeta, o espírito de nossa época está em jogo.

Trump ainda pode vencer, mas o atual cenário não encontra abrigo em comparações com a eleição passada, na qual ele derrotou Hillary Clinton.

Não bastassem as pesquisas, o ânimo dos democratas — que há dias e aos milhões votam antecipadamente —, e a necessidade de conseguir improváveis reviravoltas em estados-chave, Trump precisa contornar o estrago feito por um rival até o momento invencível, e que desde o início do ano ele tanto menosprezou: a Covid-19.

No futuro, caso a vitória de Joe Biden se confirme, dificilmente os livros de história deixarão de citar a pandemia como fator decisivo para o resultado desta eleição. E é justo que seja assim. O novo coronavírus desmontou o principal argumento de Trump pela reeleição, a economia, levando o país de uma situação de pleno emprego para uma crise de proporções impensáveis.

É preciso constatar, entretanto, que o presidente americano colaborou com o Sars-Cov-2. Por meio de um discurso negacionista, garantindo que a doença desapareceria por milagre, desdenhando da ciência e do uso de máscaras, Trump tem considerável responsabilidade pelas mais de duzentas mil mortes nos EUA.

Ainda pior: enquanto esnobava a doença em comícios, comparando-a a uma gripe, por trás das câmeras reconhecia seu poder devastador, como revelou Bob Woodward em livro recém-publicado.

Se acaso nada disso importar para os americanos, e o sistema eleitoral mais ilógico de que se tem notícia impuser uma surpresa sem precedentes à comunidade internacional, então teremos todos muito com o que nos preocupar.

Trump não pode ser responsabilizado pela dificuldade da esquerda em descer do salto e dialogar com quem não comunga de sua régua moral. Ele não determina aos italianos o que devem pensar sobre Matteo Salvini; aos franceses que apoiem Marine Le Pen ou aos ingleses que alimentem sentimentos antieuropeus.

Trump não põe fogo no Pantanal, não obriga Jair Bolsonaro a depreciar o sofrimento causado pela pandemia e a fazer gracejos homofóbicos.

Contudo ele representa a centelha deste que talvez seja o momento mais delicado na história recente das democracias.

Uma gestão Biden não tornará o mundo um lugar essencialmente diferente, mas a reeleição de Trump reforçará o atraso civilizatório que extravasou as fronteiras americanas e ressoou em países como o Brasil. É disso que se trata.

50 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 50 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    02/11/2020 17:03:58

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rômulo Viel

    02/11/2020 15:06:43

    Não vejo assim, não. A pauta do partido Democrata é que me soa mais apegada ao atraso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LSB

      02/11/2020 17:26:18

      “atraso”... e o historicismo, vai bem?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    02/11/2020 14:20:18

    A pergunta que não quer calar: O MVR recebe ou paga para escrever neste jornal? Tem alguém que te "patrocina" aqui na Gazeta? MVR, vc é detestado por 99% do leitores da Gazeta. Faz o seguinte, faz como o Nogy, vaza daqui seu delinquente. Vc é não é jornalista, é militante, é **** .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauro Marchesini

    02/11/2020 13:04:35

    Atraso civilizatório é pensar que só a esquerdalha tem cérebro, não conseguir sair da bolha e ver a realidade. Atraso civilizatório é achar que os que votam contra suas opiniões são idiotas e você é o gênio da raça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauro Marchesini

    02/11/2020 13:04:35

    Atraso civilizatório é pensar que só a esquerdalha tem cérebro, não conseguir sair da bolha e ver a realidade. Atraso civilizatório é achar que os que votam contra suas opiniões são idiotas e você é o gênio da raça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Lage

    02/11/2020 12:43:52

    Você prega a devastação da moral e bons costumes, oferecendo em troca, tudo que de pior existe de valores deturpados pela esquerda. Siga em frente, ha muitos que apreciam a mediocridade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    02/11/2020 12:25:32

    Negando a ciência? A mesma que já mudou de ideia 543 vezes nesses últimos 9 meses? Culpar um presidente seja da onde for por uma pandemia só pode vir de um doente mental tupiniquim, que acha que a Amazônia é o “pulmão” do mundo. Trafalgar pesquisas nunca errou, já disse que o Trump vai ganhar, pare de mentir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sandro08

    02/11/2020 11:27:41

    E eu gastei minutos preciosos lendo essa porcaria. Artigo raso, autor "progressista" destilando sua visão minimalista de mundo em que só os iniciados merecem existir. Esquerda chegando ao poder, primeiro morrerá a democracia, depois as pessoas que discordam e finalmente as pessoas que concordam mas disputam o poder interno. As lições da história são claras em demonstrar isso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reynaldo Mendes de Carvalho Júnior

    02/11/2020 9:14:11

    Acho q o autor faz propaganda barata

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCIO ROGERIO DAVID

    02/11/2020 3:53:35

    Ficarei surpreso em ver o maior representante da liberdade em todos os seus segmentos: Expressão, religiosa, econômica. Direito irrevogável a propriedade e sua proteção. Retroceder para uma ideologia que fracassou em todos os lugares. No tempo e no espaço a esquerda é um fracasso. EUA vão pagar pra ver. Esperar pra ver.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    02/11/2020 3:33:43

    A pergunta que não quer calar é: ATÉ QUANDO a GAZETA DO POVO seguirá DESRESPEITANDO seus ASSINANTES? A leitura de todos os comentários revela uma situação aviltante. Tenham um lampejo de dignidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Josafa Xavier Siqueira Junior

    02/11/2020 0:56:05

    É chato quando você vê um esquerdista querendo parecer “isentão”. Os dentes são brancos, mas o hálito é ruim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    01/11/2020 19:54:18

    Depois de tudo o que a a China fez/não fez, botar a culpa das mortes em um Presidente chega a ser irresponsabilidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    01/11/2020 19:49:10

    Usa um caminho tortuoso para bater na mesma tecla...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    01/11/2020 18:56:03

    Falou o expert em Estados Unidos. mundialmente conhecido por adorar Maduro, Che, Mao tse tung, Lula , Gleise, jose dirceu ... só a nata

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    01/11/2020 18:41:52

    MVR, quando é que vc vai aceitar a vontade da maoria? Que imaturidade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    01/11/2020 17:45:13

    Esse cara de novo....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joxi

    01/11/2020 17:01:15

    Espírito de uma bolha não é espírito do tempo... e o pior, pode ser espírito de porco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Costa

    01/11/2020 16:24:27

    Começou o texto bem como nunca. Terminou mal como sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    01/11/2020 16:18:04

    Texti lúcido e perfeito, Trump não só representa o atraso , como espalha sua incompetência pelo mundo , basta ver o que aconteceu com o Brasil , com o mais lunático de seus Presidentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Maciel

    01/11/2020 15:55:58

    De qual galáxia vc veio?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    02/11/2020 17:04:03

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edmundo

    01/11/2020 15:20:47

    Tenho uma dúvida. Quem patrocina este cidadão? Só assim se explicaria o espaço dado para estes textos desconexos e sem conteúdo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo H.

      01/11/2020 17:39:25

      Exatamente! Há tempo bato nesta tecla: somente um interesse escuso, um "pay off", algo que não se comenta à luz do dia, pode explicar a manutenção de um colunista unanimemente repudiado pelos assinantes do jornal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Souza Sarinho

    01/11/2020 14:28:26

    O probo jornalista não entendeu o "espírito da sua época"; pelo menos não no Brasil. Quem elegeu o Capitão não foi o pato Donald Trump, foi a quadrilha de bandoleiros da esquerda, capitaneada pelo bandido mor, Luiz Inácio, que durante décadas assaltou o bolso do brasileiro -- começou a assaltar quando conquistou as primeiras prefeituras. Quem elegeu o Trump foi essa coisa fascista do "politicamente correto" que, no melhor estilo do Grande Irmão, quer impor às pessoas, até pela força, os seus conceitos espúrios. Ganhe quem ganhar, os EUA está irremediavelmente dividido como nunca se viu desde a guerra civil e a pancadaria vai continuar - eles têm armas. Se é bom ou ruim, só o tempo dirá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eurico Schwinden

    01/11/2020 13:59:59

    Zeitgeist, ufa! Enfim, um iluminista de raiz. O cara vai no fundo da cova buscar Hegel, primo de Engels, guru de John Dewey e, sem querer atrapalhar a turma do PSOL e do PCdoB que manda nas univeridades de Banânia, legou a a dualidade na formação da moçada: eu finjo de ensino e você finge que aprende. Fica na cantina, use máscara e não esqueça da priminha Tabada Kim Burger do Amaral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mendonça

    01/11/2020 13:05:53

    Os americanos já decidiram a eleição. Fora black lives matter!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    02/11/2020 17:04:05

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    01/11/2020 12:49:25

    É incrível, o delinquente aí escreve que o Trump "menosprezou a vírus. É mesmo MVR? Bilhões gastos para atendimento aos doentes, milhares de ações para mitigar o avanço da doença e ele diz que o Trump menosprezou o tal do COVID? É a mesma narrativa calhorda aqui no Brasil também contra o "Bozo", né MVR? Qual é letalidade desse vírus? 0.005%. Lockdown? Esse sim é que matou. Para mais 90% da população o tal Covid é uma gripezinha sim, certo MVR? Como a própria OMS admite essa pandemia é uma verdadeira Fake News. Vc, MVR, tem viés, sabemos qual. És um delinquente em todos os sentidos. Seu texto um lixo. Ah sim, se conforme seu **** : Trump e Bolsonaro já estão reeleitos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    01/11/2020 12:49:25

    É incrível, o delinquente aí escreve que o Trump "menosprezou a vírus. É mesmo MVR? Bilhões gastos para atendimento aos doentes, milhares de ações para mitigar o avanço da doença e ele diz que o Trump menosprezou o tal do COVID? É a mesma narrativa calhorda aqui no Brasil também contra o "Bozo", né MVR? Qual é letalidade desse vírus? 0.005%. Lockdown? Esse sim é que matou. Para mais 90% da população o tal Covid é uma gripezinha sim, certo MVR? Como a própria OMS admite essa pandemia é uma verdadeira Fake News. Vc, MVR, tem viés, sabemos qual. És um delinquente em todos os sentidos. Seu texto um lixo. Ah sim, se conforme seu **** : Trump e Bolsonaro já estão reeleitos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Ribamar

    02/11/2020 17:04:08

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    02/11/2020 17:04:12

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    02/11/2020 16:08:05

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    02/11/2020 16:08:09

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Abreu Pereira

    01/11/2020 10:05:21

    Análise fraca, tendenciosa e equivocada

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    01/11/2020 10:04:10

    Vamos aos pontos: surpresa internacional sem precedentes! De que surpresa você está falando. Atraso civilizatório que extravasou as fronteiras! Que atraso é este ? Centelha do momento mais delicado na história recente das democracias! De que centelha você está falando? Fiquei curioso e fui lendo a matéria até o fim, para ver a que conclusões chegaria, mas nada. Me perdoe, mas você não diz coisa com coisa !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Victor H

    01/11/2020 9:59:37

    Uma improvável eleição de Biden será um desastre para a cultura ocidental e seus valores judaico-cristão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reynaldo Mendes de Carvalho Júnior

    01/11/2020 9:52:50

    Antes de escrever ou pensar nas idéias do tema, acho q o autor já vinha ideologicamente eletrizado para baixar o sarrafo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Leite

    01/11/2020 9:52:14

    A conclusão do jornalista Mario Vitor Rodrigues é falsa. A agenda progressista radical de Joe Biden tem potencial para mudar e muito os já combalidos valores ocidentais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano Müller

    01/11/2020 8:35:01

    Os colunistas da Gazeta às vezes escrevem textos bons, outros mais ou menos, outros ruins. Já a coluna do Mário Vitor Rodrigues é batata: é sempre ruim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gerson Santos

    01/11/2020 2:48:13

    Como é que esse verme ainda escreve em GP ? Cade o controle de qualidade ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clecio Silva dos Santos

    01/11/2020 2:25:41

    É tudo isso de ruim que vc tem para escrever do Trump, jornalista? Seu erro imperdoável é ter desdenhado do Covid? Pensei que ele fosse fascista, homofóbico, machista, racista, grosseiro, supremacista...!!! Em 2016 era isso tudo e venceu. Será que em 2020 somente ser anticovidista vai bastar para se eleger em seu lugar um autômato?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    01/11/2020 2:01:19

    Para o bem do mundo, q vença Trump. A esquerda achou q estava quase lá, mas com brexit, Trump e Bolso (entre outros eventos) levaram um senhor susto. Se voltarem ao poder, não perdoarão: articulistas isentões como vc serão os primeiros a serem caçados. No mais, a intelligentsia odeia o trump pq ele é um homem de negócios e não da academia. Os inteligentinhos normalmente transpiram PRECONCEITO contra o trabalhador q não estudou muito. Inclusive esse articulista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      LSB

      01/11/2020 14:19:34

      Ok, thiago, talvez eu tenha dado muito “crédito” ao articulista. De qq forma, se ele é esquerda “assumida” ou se ainda “não saiu do armário” não é o ponto mais relevante: o mais importante é q o artigo vomita preconceitos esquerdistas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      Thiago

      01/11/2020 13:12:32

      Como assim "articulistas isentões" LSB? Nem isentão nem isentinho, isenção passou longe deste articulista. É parcial até a medula, esquerdista hidrófobo. Muito bom ler radicais de esquerda aqui de vez em quando, essa parte do espectro ideológico tmb é parte do mundo a ser levado em conta. Mas outro tão esquerdista quanto poderia ter defendido sua posição com honestidade intelectual (isenção). Esse não defendeu.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo H.

    01/11/2020 0:59:46

    Aviso aos assinantes: mais do mesmo. A mesma lenga-lenga, a mesma cantilena, o mesmo disco riscado da "responsabilidade do presidente" por milhares de mortos por COVID; a mesma "memória seletiva" que supõe (no caso) um leitor que desconheça por completo o cenário político americano. Enfim, até quando a Gazeta do Povo vai desrespeitar seus assinantes que pagam por jornalismo de verdade?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HGO

    02/11/2020 17:04:15

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO SANTOS

    02/11/2020 17:04:18

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      F.Neto

      01/11/2020 18:46:48

      Não foi o Nogy?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.