• Carregando...
Colorado descobre a África
| Foto:

É fascinante como o passado sempre nos surpreende. Desta vez, a novidade é de 1974. Uma coletânea de páginas imortais sobre um dos episódios mais DESLUMBRANTES da história do futebol do Paraná: a excursão do Colorado para a África, em 1974, às vésperas da Copa na Alemanha.

Trabalho de Eurico Schwinden, então repórter do já extinto jornal Diário do Paraná, veículo que entre 1955 e 83 foi o ramo curitibano dos Diários Associados, do trepidante Assis Chateaubriand. São sete capítulos com as minúcias do descobrimento do MAMA ÁFRICA pelo Boca-Negra (ou teria sido a volta do filho pródigo?).

Veja bem, viajar para a África no início dos anos 70 não era tão simples. Não tinha Google, GPS, Decolar, Foursquare, Airbnb, Facebook, nada dessas maravilhas tecnológicas. Só a ida demorou 70 horas! E a estadia total compreendeu nada mais, nada menos, do que 52 dias.

Tudo na carona da campanha de João Havelange à presidência da Fifa. Em busca de votos, Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange destacou Elias Zacour, um famigerado empresário da época, para ARMAR uma série de amistosos de times brasileiros ao redor do mundo da bola.

No caso do Colorado, está tudo muito bem retratado por Eurico Schwinden, com fotos sensacionais e texto vibrante. Roteiro pronto que poderia ter rendido um excelente filme, daqueles de TINTAS REALISTAS, típico dos anos 70 (melhor fase do cinema).

Recomendo a leitura de uma página por dia, como se fosse uma dessas séries televisas que fazem furor com a molecadinha. Tem suspense, humor, drama, superação e quizombas mil. Se você preferir imprimir e passar por debaixo da própria porta pra degustar pela manhã, melhor ainda.

Trata-se de DOCUMENTO ESPECIAL, livre das lorotas que rolam por aí sobre um fato que rolou há mais de 40 anos. Leitura obrigatória para quem gosta de futebol e quer conhecer um pouco mais da trajetória tão folclórica quanto meteórica do clube que, junto com o Pinheiros, originou o Paraná em 1989. Aprecie!

Abaixo, as sete páginas da cobertura internacional de Eurico Schwinden, para os Diários Associados, em 1974. Clique na imagem para ver maior. SALVE A FOTO PARA LER EM TAMANHO REAL. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]