i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Memória Futebol Clube

Ver perfil

Saiba quem é o homem que ‘faz a cabeça’ de Petraglia no futebol do Atlético

  • PorAndré Pugliesi
  • 12/07/2017 20:57
William Thomaz, espécie de guru de Mario Celso Petraglia no Atlético
William Thomaz, espécie de guru de Mario Celso Petraglia no Atlético| Foto:

O Atlético trabalha desde 2012 com o chamado DIF, sigla para Departamento de Informação do Futebol. De lá pra cá, entre erros e acertos, polêmicas e mistérios, nunca o setor esteve tão em evidência. A saída de Eduardo Baptista e a chegada de Fabiano Soares tiveram participação decisiva do órgão.

Foi o DIF quem rastreou em seu radar Fabiano Soares. Técnico com currículo de estudioso (tem cursos na Uefa), o ex-jogador de 51 anos detém histórico pra lá de modesto no cargo. Dirigiu somente equipes pequenas na Espanha (Compostela) e em Portugal (Estoril).

LEIA MAIS: Justiça determina que Petraglia pague indenizações a desafeto no Atlético

Também teve relação com o DIF a demissão de Eduardo Baptista. Com cerca de um mês no cargo, o treinador não se adaptou ao modelo implantado pelo departamento no CT do Caju que, basicamente, impõe um modelo tático (4-2-3-1) e oferece um grupo determinado de atletas (Baptista pediu o reforços).

William Thomaz, o DIF e Petraglia

Setor que é um projeto de William Thomaz, gestor do órgão desde 2012. Plano que já contou com outras duas peças, Luiz Greco, contratado inicialmente para ser diretor internacional, e Pedro Martins, que migrou do departamento de marketing do clube. Ambos já não estão na Baixada.

Ex-preparador físico e personal trainer de jogadores de futebol, William Thomaz virou o protagonista da bola no Rubro-Negro. Embora pouco conhecido da torcida, quase nada, o funcionário tornou-se uma eminência parda do Furacão, de raríssimas aparições públicas. Foi visto, basicamente, na apresentação do meia Vinícius.

LEIA MAIS: Falsa notícia inventada por Petraglia apavorou torcedores do Atlético

No entanto, Thomaz tem papel absolutamente estratégico na vida do clube, na captação, avaliação e negociação de atletas, entre outras tomadas de decisão. No ano passado, por exemplo, o departamento de futebol do Atlético gastou R$ 106 milhões, uma amostra do poderio financeiro e da importância do gestor.

Relevância que, evidentemente, não se sobrepõe aos desejos de Mario Celso Petraglia. Tudo que envolve o clube, como ocorre desde o “Fica, Petraglia”, tem a palavra final do presidente do Conselho Deliberativo. E só dele. Os demais componentes da diretoria tem papel meramente decorativo.

Entretanto, o cenário mostra como cada vez mais como o cartola é sugestionado pelo setor, espécie de oráculo para Petraglia que, em diversas oportunidades, já disse que não entende muito de futebol. E, por causa disso, tanto aposta na ciência do esporte e busca e em seu “guru” para “quebrar paradigmas”.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.