• Carregando...
Parabéns por quê?
| Foto:
US Congress Library

Este blog não vai desejar feliz dia da mulher para ninguém até que todas as mulheres possam comemorar – pois enquanto apenas uma parcela de nós tiver direitos, nenhuma mulher terá alcançado direito algum.

As flores, o bombom, o parabéns serão legítimos quando vierem acompanhados de respeito o ano inteiro. Porque uma coisa é uma gentileza, um agrado, e outra muito diferente é um direito assegurado perante a lei e também no cotidiano, e defendido por você, apesar dos privilégios que você terá de abrir mão.

Agrado você me faz quando estiver com vontade. Quando se trata de um direito, ele não é opcional. Você cumpre ou por meio da conscientização, ou por obrigação, embora eu prefira o primeiro caso.

Se eu tivesse de dar parabéns, não seria por existir um dia que alguém transformou em um evento comercial com desconto pra xampu ou panela de pressão.

Seria um parabéns para mulher enfrenta cantada, constrangimento e humilhação na rua, juiz que nega direito ao aborto, espancamento dentro de casa, escola que não inclui, cantada de patrão, racismo da propaganda de xampu, salário menor que o do colega, B.O. na delegacia depois de um estupro, tratamento para evitar DST depois de um estupro, aborto para evitar filho depois de um estupro, piadas sobre estupro, delegacia que não aceita fazer B.O. depois de um estupro coletivo, chibatada por ter sido estuprada, tiro na cabeça por querer estudar, assédio dentro do ônibus, marido que impede de sair de casa, falta de creche, mamógrafos, de educação sexual e reprodutiva, de delegacia da mulher, de posto de saúde, de capacitação profissional, comentários degradantes sobre sua sexualidade, negação do direito de dirigir, de votar, de falar em cultos, de dirigir partidos políticos, de tirar licença-maternidade, ser eleita, justiça ineficiente, matérias sexistas, tratamento diferenciado em balada, degradação do corpo, de seus fluidos, de seu patrimônio genético, sites machistas, binarismos, trotes degradantes, tripla jornada, adjetivos pejorativos e… a lista é longa e extramente incompleta. E não deveria ser necessário ter de dar parabéns a uma mulher por enfrentar tudo isso. Então, não há como falar de flores.

No mais, peço licença pra dizer apenas muito obrigada a todos aqueles que acompanham o blog e dividem essa luta comigo. E até o próximo post, porque aqui todo dia é dia da mulher.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]