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O texto abaixo, reproduzido na íntegra, foi editado na Gazeta do Povo desta quarta-feira e será o apoio para as propostas de redação de hoje, além de trazer uma notícia que interessa especialmente aos estudantes do ensino fundamental de todo o Paraná. Quer saber qual é? Leia a seguir; ele é exclusivo para assinantes ou compradores do jornal nas bancas, mas está aqui, porque sou uma estimuladora dos cursos técnicos, uma opção pra lá de promissora, principalmente para quem ainda está indeciso quanto aos estudos de nível médio. Esse texto chega, portanto em boa hora. Confira – e, depois, se estiver a fim de treinar a sua redação não hesite em participar das propostas que elaborei especialmente aos leitores, vestibulandos, que passam pelo blog.

Eu mesma já programei uma visita com minha filha, estudante da 7ª série, às escolas técnicas desta Curitiba. Em tempos tão difíceis para todos quero deixá-la ciente das possibilidades de estudo e perspectivas profissionais, ora disponíveis.Penso que prestar um vestibular é uma das alternativas aos jovens estudantes , mas conhecer ou cursar estudos técnicos de nível médio pode fazer a diferença na escolha de uma profissão que exija, obrigatoriamente ou não, um curso superior.

Leia o texto da Gazeta do Povo


Ifet irá coordenar escolas técnicas

Escola da UFPR muda e assume novas funções
por LILIAN CHAVES

A Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que passará a se chamar Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Paraná (Ifet-PR), irá coordenar a rede de escolas técnicas que está sendo formada no estado. Nos próximos dois anos, seis novas escolas serão criadas nos municípios de Paranaguá, Paranavaí, Umuarama, Telêmaco Borba, Jacarezinho e Foz do Iguaçu.

A proposta faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do governo federal para aprimorar a educação profissional. Os institutos serão criados em todo país e funcionarão como centros de excelência na formação e qualificação de profissionais para diversos segmentos, inclusive professores da educação básica.

O diretor da Escola Técnica da UFPR, Alípio Santos Leal Neto, explica que a escola será desvinculada da universidade e passará a ser uma autarquia. Com isso, o Ifet-PR será o responsável pela implantação dos cursos e treinamento dos professores. Para a mudança ocorrer precisa ser aprovada pelo Congresso. “A bancada do Paraná está empenhada em agilizar este processo e como a mensagem do governo deve chegar ao Congresso no início de dezembro, só vai depender dos parlamentares.”

Leal explica também que o projeto de implantação das novas unidades não está parado. Em 2008, Paranaguá, Paranavaí, Umuarama e Telêmaco Borba já vão ganhar as escolas. “Existe um compromisso forte dos municípios em participar deste esforço, com doações de terrenos ou ajudando com infra-estrutura. As escolas serão implantadas à medida que os municípios apresentarem condição de instalação.”

Em Paranaguá, por exemplo, uma escola comunitária será federalizada para se tornar sede da nova escola técnica do município. O Ministério da Educação já marcou audiências públicas para este mês em Umuarama, Telêmaco Borba e Paranavaí para a definição dos cursos a serem implantados. “Os cursos serão criados de acordo com realidade de cada município”, explica Leal.

O Paraná ganha nesta primeira fase a oferta de 6 mil novas vagas. “Como as escolas serão implantadas em cidades-pólo, a população que mora próxima também será beneficiada”, argumenta Leal.”

As propostas de produção de textos são:

1- Faça um resumo do texto “Escola da UFPR muda e assume novas funções”, publicado na Gazeta do Povo e utilize-se de 12 linhas para recontá-lo.

2 – Escreva uma carta aos deputados e senadores paranaenses solicitando maior empenho da bancada para aprovação do projeto que propõe a transformação da Escola Técnica da UFPR em Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o IFET. Identifique-se como estudante e apresente argumentos que comprovem a necessidade dessa aprovação. Utilize-se obrigatoriamente de elementos constantes no texto de apoio a esta proposta.
Limite-se a 18 linhas; use um pseudônimo e linguagem formal, mas principalmente centrada nos interlocutores do texto, os deputados e senadores paranaenses.

3-Escreva um comentário incentivando um estudante das últimas séries do ensino fundamental a prestar exame de seleção aos cursos técnicos mantidos pelas instituições públicas ou particulares. Utilize-se de argumentos baseados na experiência pessoal ou depreendidos da vivência com profissionais, formados por essas instituições. Limite-se a 12 linhas, além de elaborar um título sugestivo ao seu texto.

4- Escreva uma carta à editoria da Coluna do Leitor (leitor@gazetadopovo.com.br) sugerindo a ampliação das notícias sobre os cursos técnicos. Assuma a sua condição de estudante, ávido por informações que ampliem o conhecimento sobre as possibilidades de cursar uma escola técnica no Paraná. Limite-se a 8 linhas e capriche na argumentação.

Observação: continuarei corrigindo as cinco primeiras redações encaminhadas, ainda hoje, ao meu endereço eletrônico profissional,o casadalinguagem@uol.com.br

Até a próxima postagem!

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