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Como redigir? Faça as suas perguntas, vestibulando!
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Ontem recebi o e-mail de um vestibulando de Geologia, o Rafael, que aparece em destaque na foto. Ele mora em Maringá – e as questões apresentadas pelo internauta estão hoje aqui, porque elas poderão estender a colaboração que este Na Mira do Leitor objetiva. Muitos estudantes, mesmo ao final do ensino médio, ainda conservam dúvidas e inseguranças quanto ao formato dos textos e temas correlatos à feitura das diversas tipologias textuais, o que certamente assinala o poderoso gatilho de sucesso para quem lê com regularidade e escreve com segurança e autonomia.

Acompanhe o trio de questionamentos que o jovem fez e veja se, por acaso, eles também pairam na sua cabeça – e se tiver outras dúvidas ou desejar acrescentar alguma informação procedente, contribua. Com certeza este edublog vai ser bem mais interessante se várias vozes aparecerem aqui, inclusive as dos colegas professores de redação, afinal, este é mais um espaço de reflexão e de conversa sob as asas velozes da internet.

PERGUNTAS DO RAFAEL

Doralice,

Primeiramente, sou o Rafinha que posta no blog, meu nome é Rafael Araujo, moro em Maringá, e sou vestibulando da UFPR do curso de Geologia. Agradeço muito a sua torcida pra mim na segunda fase (acertei 46). Aqui em Maringá eu fiz um curso de redação, mas ele prepara para a UEM. Mesmo sendo os gêneros quase os mesmos, gostaria de perguntar, se na carta, sendo poucas linhas, devo colocar local e data? E se a banca da UFPR pontua 50% forma e 50% conteúdo. Na transcrição de discurso, o mais importante são os elementos “ele disse” “o entrevistado comenta” e os conectivos de resumo?
Existe alguma coisa que é importante eu levar em consideração quanto a algum gênero?

Qualquer uma das dúvidas se for possível responder eu ficarei muitoooooo agradecido, se eu passar para a próxima fase tentarei viajar para Curitiba uns dias antes e tentar participar de uma de suas aulas.

Obrigado,
Rafael.

Arquivo pessoal              Imagem autorizada
Participante ativo do Na Mira do Leitor, o vestibulando Rafael A., de Maringá(PR), é um dos candidatos às vagas de Geologia na UFPR

AS RESPOSTAS

Oi Rafinha!

Legal interagir com um vestibulando de Maringá e, principalmente, acompanhar o seu empenho em participar do Na Mira do Leitor, fato que a mim agrada bastante. Os vestibulandos daqui este ano sumiram; clicam, certamente fazem a leitura dos informes e só.

1-Eu oriento meus alunos assim: colocar local e data, se a carta não for um e-mail, por exemplo, uma vez que uma das marcas da formatação do modelo é exatamente esse indicativo, além do vocativo, saudação final, assinatura e exposição objetiva do propósito da carta. Com cuidado você poderá escrever no cantinho superior direito da folha: Curitiba, 1º de dez. 2009 – Tenho certeza de que a banca não irá desconsiderar a sua cartinha. O formato de cada modelo de texto é muito importante aos olhos do corretor.

2-Forma e conteúdo são imprescindíveis; não tenho aqui nada que regule oficialmente essa pontuação, mas pense que nem o conteúdo e nem a forma podem ser valorizados diferentemente.

3-A recontagem (a transcrição do discurso direto) inclui os elementos que você aponta, mas esses devem dimensionar objetivamente o que declara o discurso direto; sem este apoio de nada adiantam tais elementos, entende? Um bom exercício é pegar as entrevistas que saem nos jornais e revistas para recontá-las – e a UFPR gosta muito de pedir esse modelo aos candidatos.

E VOCÊ? Pode perguntar; dentro do possível farei observações nos próximos dias sobre todos os modelos de textos. Elas serão pontuadas certamente a partir das questões que chegarem aqui. Por favor, utilize-se exclusivamente da caixinha para comentários.

LEMBRETES SOBRE AS TIPOLOGIAS TEXTUAIS – Para ficar bem seguro e enfrentar com autonomia a prova de Compreensão e Produção de Textos da UFPR é preciso saber elaborar: resumos, textos de opinião, dissertações, analisar infográficos, fazer comparações, redigir cartas curtas e longas, formais e informais, continuar textos, transformar discurso direto em indireto, analisar poemas e redigir/identificar texto apelativo, mas uma leitura vertical aqui na página- ou mesmo uma busca no portal por uma dessas denonominações acima destacadas – indicará uma ou mais referências. Quer experimentar? Vá lá em cima, no canto superior direito da tela e digite, por exemplo, a palavra RESUMO ou DISSERTAÇÃO.

Reprodução
O Na Mira do Leitor é um dos edublogs indicados como referência aos leitores da revista Carta na Escola – Set. 2009

DOR@DICAS – Além das possibilidades de encontrar através da pesquisa, a qualquer momento, todas as tipologias textuais sugiro outro procedimento: pegue uma caderno, borracha, caneta, cola e verifique se a sua impressora está em condições de imprimir textos, uma vez que a partir de hoje você encontrará aqui um treino programado de redação.

Vamos começar pelo RESUMO? Agora, depois de examinar atentamente as dicas sobre o modelo de texto, prossiga com a leitura da postagem.

EXERCÍCIOS – Aqui você encontrará duas propostas; leia, imprima, cole-as no caderno e assim exercite a elaboração desse modelo de texto – e se desejar treinar outros é só continuar a busca. Disponibilizo propostas para redação, desde agosto de 2007, quando a página surgiu, embora muita gente não tenha percebido a revista Carta na Escola, na edição de setembro(veja a reprodução da página, graças à colega e bióloga Miriam Salles), destacou o fato, o que sinceramente foi muito gratificante para mim.

Até a próxima!

Serviço:

Encontros Marcados com a Redação – revisão exclusiva para pequenos grupos de vestibulandos, após a saída do listão da UFPR – Inscrições comigo; aqui.

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