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Direcionamento de intenções e arregimentação de recursos
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Hoje ao avistar a lista dos aprovados para o primeiro semestre da Evangélica um deles se destacou aos meus olhos. Fiquei comovida, porque o Diogo Pasquali é um daqueles casos raros de determinação e vocação ao exercício da medicina. O leitor certamente conhece nas suas relações próximas alguém que tenazmente mobiliza anos de preparo em direção a uma carreira profissional, mas por um desses movimentos incompreensíveis da vida o êxito não acontece logo – e quando o sucesso aparece é possível identificar, além do direcionamento de intenções, a arregimentação de recursos através do empenho familiar, do apoio dos amigos e as alternativas comuns disponíveis para quem quer efetivamente fazer bonito na vida.

Arquivo cel.     Doralice Araújo
A recepção festiva e pacífica diante da aprovação na UFPR; Praça Carlos Gomes

A INTENSIDADE DO DESEJO E O COMPROMISSO PARA ALCANÇÁ-LO – Não é difícil encontrarmos aqui e ali pessoas vivendo sem emoção invejável a profissão escolhida; elas parecem seguir apenas uma programação feita por outros, luta pela sobrevivência, arranjo ou conveniência infelizmente covarde, ao contrário daquelas que amam o que fazem e têm certeza da escolha realizada, porque esta lhes traz o componente necessário para seguir adiante contribuindo e participando dessa marcha feliz que é a vida em comunidade.

PREPARAR O TERRENO E SEMEAR CUIDADOSAMENTE – A vida estudantil é bem parecida com a semeadura bem planejada; faz-se a colheita merecidamente, embora muitas vezes tardiamente, porque as circunstâncias desencadeiam os acidentes e os fatos determinantes da boa safra formam os componentes, sob o nosso comando (im)potente ou não, concorda comigo, leitor?

MIRAR SEMPRE O ALVO PRINCIPAL – Não tenho dúvida alguma de que um estudante quando deseja ardentemente trabalhar em determinada profissão conseguirá o seu intento – e o tempo para alcançá-lo é relativo, principalmente se ele não perde de vista o que deseja objetivamente para si. Muitas voltas costumamos fazer nesse trânsito que começa desde os primeiros anos de idade; eu mesma, diante da falta de precisão em algumas escolhas dancei muitas vezes, mas não desisti nunca de buscar as minhas alegrias pessoais. Ter bem claro o que se deseja é fundamental – e nenhum impedimento é suficientemente poderoso para subtrai-lo, exceto a morte, é claro.

O NECESSÁRIO PLANO B – Aspectos práticos pedem, no entanto, a atenção do estudante seriamente comprometido com os seus estudos, por exemplo: a atitude dinâmica de aprendiz, a disciplina, a clareza dos objetivos e um compromisso interno, desejoso de feitos marcados pela escolha e determinação. Quer outro exemplo? Uma ex-aluna, hoje estudante de medicina na UFPR, era uma dessas candidatas bem preparadas, mas que não viu durante dois anos o seu nome na lista dos aprovados. Apesar da frustração continuou estudando, mas fez paralelamente um curso de instrumentação cirúrgica e o convívio e imersão no trabalho, já no estágio obrigatório, proporcionou à jovem Talita o estímulo e o reforço à escolha delineada anteriormente. No ano seguinte o resultado não poderia ser melhor: seu nome estava na lista dos aprovados em medicina na disputada federal paranaense.

Doralice Araújo
Fazer um roteiro, rascunhar, elaborar a versão final e, se necessário, reescrever a redação – Orientação fundamental assimilada pelos participantes dos Encontros Marcados com a Redação

DOR@DICAS DE LEITURA E REDAÇÃO – Aos que aparecem nesta página: ontem 366 e anteontem 1.011, até agora registrados, reafirmo que todas as dicas de escrita têm sido oferecidas abundantemente neste Na Mira do Leitor ao longo da sua manutenção. Quer provas? Basta clicar nos links indicados e exercitar as propostas, quando lá estiverem – e muitos jovens tais como o Diogo, o Lucas, a Raphaela, o Bernardo, a Juliana,o Dalton, a Ana Carolina, a Larissa, a Bianca, a Camila, o Pedro, o Renan, O Luã, a Andressa, a Ariane, a Brune, o Mário, o Guilherme, a Karine, o Ricardo, o Liomar, a Leila o Murilo, a Ana Paula, a Yasmim, a Gabriela, a Larissa, o Sidney, a Natália, a Natascha, a Vitória, o Bruno e tantos outros que há décadas exemplificam o direcionamento de intenções e arregimentação de recursos como uma dupla de componentes à satisfação estudantil.

Quer treinar a redação e fazê-la melhor e bem ajustada às exigências da correção?

> Reveja o texto O formato e os objetivos das redações( GP, Caderno Vestibular, 19/10/2009)

> Você acolheu as dicas que indiquei ontem? Não perca tempo; depois retorne à leitura das questões e sugestões abaixo.

> Já reexaminou todas as propostas de texto que o seu professor de redação ofereceu ao longo do ano? Que tal refazer aquelas que você encontrou maiores dificuldades para organizar? Depois de refazê-las peça a um familiar ou a um colega para ler e opinar sobre o resultado dos seus esforços. Submeter textos variados ao olhar dos demais é uma poderosa atitude de aprendiz. Vá por mim.

> Dê uma olhada em A prova de Compreensão e Produção de Textos, segundo os vestibulandos(aviste o Diogo, de camiseta verde; e os demais, hoje universitários engajadíssimos na UFPR).

> Você está tinindo quanto à elaboração do resumo, do texto argumentativo e também do dissertativo? Que tal dar uma olhada aqui, imprimir o texto e exercitar as propostas? Milhares de candidatos já passaram pela experiência.

>Você já considerou a importância fundamental dos recursos textuais para a elaboração dos seus textos, independente se eles serão direcionados aos vestibulares, Enem ou qualquer situação presidida pela escrita concatenada? Explicitei o assunto durante inúmeras vezes; aproveite, porque está disponível no portal da Gazeta do Povo, no caderno dos meus alunos, mas principalmente nas ações que eles empreendem quando comunicam bem através da escrita.

Por hoje é só; agora, depois de almoçar não vou perder a oportunidade de ir ao cinema, por dois grandes motivos: a opção prazerosa de lazer semanal e persuadida pelo texto do Paulo Camargo, editor do Caderno G. Até a próxima!

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