• Carregando...
Domínio temático &  estrutura dos textos
| Foto:

A palavra avaliação denota, imediatamente, o ressalte da exigência, da cobrança e do pressuposto acumulado sobre determinado tema, ofícios ou competências. Na vida de um estudante as avaliações acontecem com relativa freqüência e podem ser diárias, semanais, bimestrais, trimestrais, semestrais ou anuais, mas não importa o tempo de fazê-las, mas o como e por que fazê-las. O ENEM pretende avaliar as competências adquiridas e as habilidades consolidadas pelo estudante. É uma pretensão arrojada, ousada mesmo, pois indiretamente coloca em xeque, sobretudo, o trabalho docente nas escolas do Brasil afora.

Sou uma remanescente da qualificada escola pública brasileira – e tudo que aprendi de bom veio junto no pacote educação, mas lamento não saudar com alegria olímpica os resultados do que percebo acontecendo nas escolas, tanto públicas, quanto privadas. Os alunos que aportam no meu curso de redação têm origem nas mais diversas cidades desta pátria querida – e eles trazem as notícias sobre o trabalho docente que vem sendo feito.

Felipe Lima / Arquivo / Gazeta do Povo
Escrita eficiente: conhecer o assunto, planejar exposição e articular recursos textuais

Não tenho qualquer dúvida de que é preciso formar bons profissionais do ensino para que a mediação seja bem feita nas escolas. Não adianta avaliar simplesmente por avaliar, é preciso rever os resultados e partir em direção à solução dos problemas educacionais visualizados pela avaliação. Veja meu jovem leitor o caso da redação. Para muitos é ou não é o maior terror? Não deveria ser se nossas crianças desde os primeiros contatos com o mundo pudessem expressar as idéias falando e escrevendo bastante. É preciso mergulhar profundamente na leitura e na escrita para sentir firmeza nessas duas habilidades poderosas, caso contrário crianças e jovens sempre sentirão insegurança diante de uma folha em branco.


Envolvidos e tipos de violência

Meu prezado leitor hoje você poderá exercitar a escrita do texto argumentativo, presente na redação dos exames anteriores, feitos pelo ENEM. Entretanto, antes, examine atentamente o infográfico à esquerda ( Arquivo/GP ) – e depois acompanhe as minhas instruções quanto à redação. O leitor adulto, prestigiador das postagens feitas aqui, é meu convidado a participar também, pois expressar as idéias sobre assuntos diversos é uma prática de reflexão excelente, além de estimular o debate sobre a avaliação realizada pelo Enem.

Pontos a considerar antes da elaboração da redação:

> Dominar o tema da redação é imprescindível na redação argumentativa, também chamada de opinativa – e se você mal conhece o assunto não conseguirá avançar na produção do texto solicitado, portanto, o primeiro ponto a considerar é o domínio temático. Para quem anda distanciado dos jornais e revista recomendo a leitura dos editoriais, colunas assinadas e reportagens investigativas, dessas que mostram os lados da questão. Formar a opinião sobre um assunto requer informação abundante e nada como a leitura e a boa conversa para ajudar nessa tarefa obrigatória.

> Tomar partido sobre o tema e elaborar a sua tese. Concordar ou discordar ou ainda apenas esboçar uma tendência relacionada ao assunto faz parte desse momento.

> Encontrar argumentos( os motivos) que justifiquem a sua posição sobre o assunto. Enumerar motivos, exemplificar, apresentar citações, oferecer dados numéricos, entre outros procedimentos ajudam fundamentalmente ao estabelecimento da argumentação.

> Elaborar uma conclusão coesa e coerente, ou seja, não escorregar nas contradições, mas sim ” amarrar” o assunto.

Nunca será demais lembrar da necessária articulação dos recursos textuais, sempre na mira dos corretores, meus colegas de área. Oferecer um texto que contempla ótimas condições de leitura, exibe vocabulário ajustado, estabelece concordância entre as palavras e uma visível coerência entre as idéias nele dispostas certamente satisfará aos examinadores da sua redação – e não esqueça de rascunhar as idéias antes de usar a caneta e passá-las a limpo.

Proposta de leitura e produção de texto:

A violência tem sido assunto constante nos noticiários. Informes nos jornais ou descrições pelo rádio e tevê mostram um relato diário da violência no Brasil. Muitas pessoas têm afirmado que há uma certa banalização do assunto, entretanto o sentimento de indignação é coletivo, daí as instruções , cuidados e recomendações aos jovens estudantes para que evitem situações desencadeadoras de violência( vide infográfico acima). Na sua opinião há banalização da violência ou apenas destaque exagerado e sensacionalista pelos veículos de comunicação? Elabore um texto expressando a sua opinião sobre o assunto; limite-se a 15 linhas – e dê um título à redação.

Lembre-se: no ano passado a proposta de redação do Enem foi sobre O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA – e se você quiser acompahar a íntegra da prova( a versão rosa ) clique aqui.

Até amanhã!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]