• Carregando...
Espirros, pandemia e informações  eficientes
| Foto:

Hoje o calendário assinala que o dia é dedicado à EDUCAÇÂO – e a prevenção aos males da vida é medida educativa de amplo sucesso, portanto, cabe ao leitor ajuizar com tranquilidade na avalanche das informações sobre a gripe suína, assunto do dia e da noite, desde que o mundo ficou em alerta com o primeiro caso, ocorrido no México. Ontem fui ao Afonso Pena recepcionar parentes em visita a esta Curitiba – e concluí que é melhor contar com muitas informações do que nenhuma concorda, prezado leitor?


O que você sabe sobre a gripe suína? Já pensou no caso? Manter as mãos limpas e evitar proximidade (beijinhos e abraços) com pessoas que chegaram das áreas sob suspeita é fundamental. A hilária charge do Paixão, que hoje ilustra a página de Opinião da Gazeta e também empresta humor, colorido e interlocução nesta postagem, faz uma analogia perfeita entre o previsível e inusitado: os Três Porquinhos dando uma carreira no Lobo Mau – e aquele velho ditado que nos adverte: ” De onde menos se espera é que vem o perigo” encontra também a sua verdade sobre o tema.

Vamos às notícias disseminadas pela mídia:

> OMS reforça alerta sobre avanço da gripe suína, manchete na Gazeta do Povo (28 de abril).

> Segundo as informações disponíveis na maioria dos jornais e tevê os sintomas (febre alta e repentina, tosse, dor de cabeça intensa, dor muscular e nas articulações, irritação nos olhos e nas narinas) e as precauções (cobrir o nariz e boca, quando tossir ou espirrar, lavar as mãos com sabão e água, sobretudo após a tosse ou espirro, evitar tocar os olhos, nariz e a boca, porque os germes se proliferam dessa forma) fazem a dupla perfeita para combater a proliferação do vírus.

> Dois antivirais são indicados para combater o vírus – o Tamifu e o Relenza, mas se adotados imediatamente após os primeiros sintomas. O momento é de alerta, de prontidão e de notificar as autoridades sanitárias diante de qualquer suspeita.

Não há no Brasil motivo de alarme, segundo as autoridades, mas a prevenção, sobretudo advinda com a informação evita o aparecimento de quaisquer males, não é mesmo? Eu particularmente gostaria de ouvir e acompanhar declarações mais técnicas sobre o assunto – e os infectologistas e entendidos em epidemias merecem destaque na mídia. Leigos no assunto não terão a palavra técnica, jamais.

Quer treinar a escrita? Redigir avisos, notas de advertência ou esclarecimentos colocam a objetividade de quem articula informações em xeque, portanto:

> Redija um apelo objetivo, sob forma de mensagem eletrônica (e-mail, nota em blog, torpedo) ou cartaz a ser fixado na portaria do prédio onde você reside; o tema será acerca dos sintomas e as prevenções sobre a gripe suína. Informação importante: O Disque Saúde do Ministério da Saúde tira as dúvidas da população sobre a doença. O número? 0800-610-1997.

> Leu algo interessante sobre o assunto? Compartilhe a informação conosco; use a caixinha de comentários para indicar links às fontes noticiosas.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]