• Carregando...
Mais um capítulo da nossa  história a ser escrito – …e com  alterações ortográficas…
| Foto:

A ” virada do ano ” já aconteceu. O foguetório e os cumprimentos recebidos certamente ainda estão na memória recente, mas já estamos efetivamente escrevendo mais um capítulo da nossa história. O novo ano de 2009 já é uma realidade.

Arquivo cel.   Encontros Marcados com a  Redação
A língua escrita obedece aos ditames das regras ortográficas; é preciso paciência e exercícios constantes para apreendê-las

Os assuntos educacionais, tema central desta página no portal, ficaram um pouquinho de lado durante esses últimos dias, mas aos poucos vou retomando a mira nos tópicos de interesses estudantis – e , cá entre nós, a divulgação da lista com os aprovados às vagas da Universidade Federal do Paraná está bem mais perto do que antes, não é mesmo, gente boa? Pais e vestibulandos, escolas e cursos dependem dessa lista para acionarmos a programação para o novo ano.

O verão sulista – em belo e abençoado registro da natureza na foto de Hedeson Alves! – e o recesso escolar são os ingredientes festivos à maioria dos jovens estudantes, mas o período de férias não exclui as minhas sugestões , sobretudo ligadas ao desenvolvimento das habilidades da leitura e da escrita; confira:

Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Segundo técnico do Simepar, clima desta temporada será típico da costa paranaense: chuvas de verão e altas temperaturas

1- Não deixe de ler sobre as mudanças ortográficas para ficar mais antenado com as alterações da língua portuguesa, vigentes no Brasil a partir de hoje.

Muitas e muitas hesitações ainda pairam na minha cabeça – e mesmo quem entende do riscado adverte: é preciso cuidado e atenção. A paciência diante de qualquer mudança é imprescindível, afinal, o período de transição para que a população se adapte às alterações vai até o fim de 2012. Somente a partir de 1º de janeiro de 2013, a nova ortografia será a única considerada correta.

A grande verdade é que na cabeça dos que já consolidaram a ortografia do idioma muitas hesitações são estabelecidas com relação à escrita, sobretudo quanto ao uso do hífen e das aglutinações, as maiores dúvidas! O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, conhecido como VOLP, uma espécie de regulador mais confiável das mudanças ” deveria ter ficado pronto em 2008″, afirma José Carlos de Azeredo, que coordenou o guia “Escrevendo pela Nova Ortografia” (parceria entre a Publifolha e o Instituto Houaiss), em declarações à Folha, deste 1º de janeiro. Sem o VOLP para orientar as dúvidas cresceram ainda mais. A pressa , já diz o velho e sábio ditado, é sempre muuuuito perigosa.

O cronista Roberto Gomes, em Naquelles annos aquillo alli era u´a photographia advertiu habilidosamente aos leitores sobre o que eu comumente denomino de paciência histórica com a língua escrita; reveja o interessante texto, pois além de divertido, ainda é extremamente didático. Não tenho dúvida, entretanto, de que a publicação de uma lista diária com as alterações ortográficas nos jornais e nas revistas ajudará certamente ao leitor e usuário da língua escrita a ir tomando mais contato com as modificações; não dá para deixar para depois a aproximação necessária com as mudanças. Imprima, meu caro leitor, o quadro indicado aqui. Foi uma ótima contribuição da Gazetinha; eu mesma já fiz essa impressão , além de ter colado uma reprodução desse informe na contracapa do caderno dos meus alunos de redação.

2- Vá ao cinema , sempre que puder – dia desses ofereci uma sugestão à uma garota que queixava de algumas dificuldades para escrever: fazer resumos e comentários opinativos sobre os filmes que assistir nas férias. Valem os exibidos na telona ou mesmo no DVD. Lembre-se: elaborar sinopses sobre o roteiro, lances interessantes e impressões sobre filmes, além de divertido, melhora a desenvoltura com a escrita. A moçada da Gazetinha redige comentários sempre que participa das cabines de imprensa e assiste em primeirissima mão os filmes em cartaz. Costumo ler todos os comentários, invariavelmente.

3- Crie um blog e escreva regularmente – a maioria dos jovens estudantes dispõe de internet em casa, o que permite criar uma página virtual e centrar em um tema: música, literatura, esportes, fotos e outros mais. Quem mantém um blog escreve com mais ânimo e exercita diversas modalidades textuais. Veja o blog O Menino Chorão; sinceramente, acredito no talento da garota que dá vida à página. Clique e deixe um recadinho por lá. Aliás, você mantém ou conhece um blog bem interessante? Indique o endereço; prometo ir lá conferir.

Por hoje é só; até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]