• Carregando...
O que pensam os leitores sobre …
| Foto:

A reportagem UFPR é contra a prova unificada, de Anna Simas( GP, 12 de março) esclarece, segundo a assessoria do ministro da Educação Fernando Haddad, que ele “apenas levantou a discussão, mas que nenhum ponto específico foi debatido e ainda serão necessários muitos acertos entre os reitores. O ministro reforçou a ideia de que um vestibular unificado serviria para ajudar a diminuir as disparidades do ensino em todas as regiões do país e tornar o ensino médio mais analítico.”

Reprodução - http://verbo-thaisar.blogspot.com

Prometi na postagem anterior transcrever literalmente as opiniões coletadas aqui pelo Na Mira; elas estão ai embaixo, confira – e se você quiser participar, por favor, expresse a sua ideia. O tema ainda precisa, evidentemente, de análise técnica, mas vale refletir sobre a proposta, porque ela envolve resultados sociais de grande sentido à educação pública.

Continuo defendendo uma data única para o vestibular nas federais; imaginar que todos os jovens brasileiros, independente da condição econômica, possam usufruir da mesma possibilidade é para mim muito mais um item de justiça, do que um cerceamento das alternativas para estudar em uma universidade pública federal.

O que pensam os leitores

> ” O vestibular unificado seria mais prático e justo . Mas , o problema é que as chances de fraudes aumentariam .” ( Luciana do Rocio Mallon))

> ” De que adiantaria um vestibular unificado? Por exemplo, você citou os alunos de escola pública, o vestibular se tornaria mais concorrido no local, e principalmente uma prova de fogo, pois seria sua única opção pra passar numa federal. Então, a concorrência em numero de pessoas, até poderia diminuir, mas o nível dos candidatos, principalmente de particulares, tenderia a aumentar. Enquanto o ensino sucateado público acabaria continuando igual. Quando eu me refiro a particular é sobre colégio.” – ( Carlos Eduardo )

> “Acho que não fere o direito do cidaão, mas sim o da autonomia da universidade. Cada uma delas é soberana sobre as questões e particularidades regionais abordadas em suas provas. Acho que as universidades devem ser as únicas responsáveis pelo seu processo seletivo. Em tempo: não cabe à Universidade, seja por meio de cotas ou vestibulares padronizados, tentar restaurar as deficiências do Estado nos ensinos de base. Isso é tarefa do Estado.”- ( Rafael Sziliga)

> ” CONCORDO PLENAMENTE POIS AS FEDERAIS SÃO DE TODOS OS BRASILEIROS ENTÃO O BAHIANO PODE SIM FAZER O VESTIBULAR EM SALVADOR E DISPUTAR A VAGA COM O ESTUDANTE PARANAENSE E GANHAR A SUA VAGA SIM E VICE E VERSA ISSO AI ESTAMOS NO BRASIL E ASSIM DEVE SER NADA DE BAIRRISMO.”- ( Roberto Tupinanmbá)

> “Eu nao concordo com o ministro Haddad, a razao e muito simples acho que ele esta desviando o foco da conversa deveria ele se preocupar em melhorar a educacao de base, aumentando a carga horaria dos alunos, instalar Kumon em todas as escolas publicas. Pegue alguns doutores em Mat.,Port.etc grava-se aulas e os alunos podem assistir acompanhados nas salas de aulas c/ seus prof.menos competentes, enquanto isso o governo recicla os professores nas salas. Tem um efeito rapido e melhora o ensino.”- ( Claudeci de Souza)

> ” Essa proposta seria de bom grado aos estudantes, às universidades e ao povo brasileiro, se aplicada como um dos fatores de entrada na universidade, tal como é feita em outros países como EUA, França e Reino Unido. Se for pra utilizar, única e simplesmente esse vestibular unificado como método de entrada nas universidades federais eu sou é contra, e muito contra. É injusto, por si só.”- ( Leonardo)

> “Num primeiro momento, pensei igual a Luciana:receio do aumento de fraudes…a curto prazo, o urgente mesmo, é investir na qualidade de ensino em todo o País.”- (Linda)

O que pensam os estudantes ouvidos

> ” Não concordo, porque limitaria as possibilidades de fazer o vestibular em outro lugar.” – ( Symara, vestibulanda)

> ” Concordo, embora muitos estudantes fiquem sem a oportunidade de prestar vestibular em outras universidades, mas acho que o ministro está implementando algumas correções e considero válido pensar na questão, principalmente considerando a possibidade de cotas regionais para estudantes comprovadamente residentes no local.”- ( Maurício, vestibulando de Psicologia)

> ” Não concordo, porque seria muito tumulto.”- ( Priscila Barbosa, egressa do ensino médio, vendedora)

> ” Não concordo com a ideia do ministro, porque limita as tentativas do estudante.”- ( Cloverson Rodrigues, estudante de Engenharia Florestal, na Ufpr)

> ” Concordo com a ideia. Eu vejo vantagens regionais, porque o estudante que mora aqui seria valorizado. Do jeito que o calendário de vestibular é feito quem tem condições de se deslocar sai da sua cidade ou estado para tentar outro vestibular e muitas vezes quem estuda na federal daqui, por exemplo, é um estudante de fora. Gosto da idéia de cotas regionais e as federais poderiam pensar nessa questão.”- ( Raphaela Lima, estudante de Odontologia, na Ufpr)

Sugestões de leitura e escrita

1- Redija um argumento favorável ou contra à ideia do ministro Fernando Haddad; mantenha a clareza expositiva; evite frases e períodos incompletos e limite-se aos 500 caracteres, caso escreva na caixinha de comentários.

2- Leia a reportagem Passei numa pública sem cursinho(Marcela Campos,GP, Caderno do Estudante, 15 de março).

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]