• Carregando...
Objetivos & organização & vida saudável: vitória certeira
| Foto:

A rotina dos estudantes seriamente empenhados durante a preparação voltada aos vestibulares concorridos não é moleza. A maioria alega falta de tempo , especialmente para as amenidades, tais como conversar com amigos, ir ao cinema ou mesmo zapear pela internet. A vida é dura, Doralice, eles costumam declarar. Não lhes tiro a razão. Conseguir alcançar metas (no caso deles especificamente é uma vaga na universidade) e mobilizar recursos eficazes para chegar lá requer objetivos claros, organização e vida saudável.

Arquivo Raphaela Lima
Lucas Z.Portela( 3º da direita para a esquerda) entre seus colegas e professor no colégio, em 2007

O primeiro lugar no curso pretendido? Não, mas sim a tão sonhada aprovação já basta para a maioria, entretanto, todos que alcançaram esse mérito são unânimes em apontar direções certeiras para o sucesso. Confira o que declaram à revista Veja os 10 jovens primeiros lugares nos vestibulares do Brasil afora – e tire a prova dos nove. Tenho acompanhado inúmeros estudantes na luta para associar estudo e objetivos claros e sei que o sucesso não chega sem esforço e disposição interna para vencer obstáculos.

Nem oito, nem oitenta, mas sim o exercício de uma tríade poderosa tem desencadeado grandes vitórias para cada um de nós, mesmo que essa meta não seja a de uma vaga na universidade, concorda comigo meu querido leitor? Avistar um objetivo ; organizar-se para ele e ajustar necessidades /atendimentos leva qualquer um ao sucesso. Não tenho nenhuma vidência ou bolinha de cristal, nem ninguém do além-túmulo aparece para me soprar no ouvido qualquer dica espetacular; apenas acompanho o sucesso dos que imbuídos de organização chegam lá, onde querem , porque as pequenas, médias e grandes conquistas exigem a sua parcela de dedicação.

No ano passado e também nos anos anteriores a maioria dos meus alunos de redação foi aprovada, sobretudo na Ufpr, onde a concorrência é mais acirrada. A mim cabe não a vidência dos temas, mas sim a mediação certeira do que vestibulandos devem ler e ainda propor a redação de textos diários , assim como incentivar a expressão das suas idéias oralmente ou por escrito; quanto aos alunos a responsabilidade na administração das costumeiras, mas não menos importantes atividades: estudar (ler/ reler bastante) > rever equívocos (reescrever, se necessário) > consolidar certezas da boa leitura/escrita.

Fico aqui pensando em quantas e quantas histórias de sucesso ficam anônimas, reservadas nos limites escolares e familiares e trago hoje o depoimento do Lucas Zanott Portela, 17 anos de idade, aprovado na Ufpr. Ele alcançou não apenas a vaga almejada no curso de Administração, mas também o 1º lugar , o que lhe dá o crédito para sugestões de estudo e rotina em ano de preparação ao vestibular.

Não destrua sua rotina por causa do ano de Vestibular! Em meio a tantas aulas, aulões, revisões e simulados, não podem faltar algumas atividades “normais”, para o vestibulando não se sentir um ser de outro planeta.

Meio de semana? Estude! Mas, por favor, não se esqueça de dormir, comer adequadamente e, se possível, praticar algum esporte ( malhar o cérebro não conta!). Fim de semana? Quando as aulas não adentram o sábado e o domingo, não deixe de sair com os amigos, ir ao shopping, quem sabe jogar um boliche?

A rotina de estudos feita religiosamente, todas as 3ªs feiras (que, nos últimos 2 meses, desesperadamente se transformaram em 3ªs e 5ªs), eu e um pequeno grupo de colegas ficávamos à tarde no colégio para estudar. Mas o grande barato é que não víamos este dia de estudo como tortura; pelo contrário, esperávamos ansiosos pelo dia em que almoçaríamos juntos, jogaríamos muita conversa fora, daríamos boas risadas e, convenientemente, aprenderíamos.

Para aquele que sabe, muito mais eficiente do que rever em casa é buscar um modo de explicar o assunto a quem não sabe; e àquele que não sabe, quem
melhor para lhe explicar que um seu igual?Em ano de Vestibular, tudo gira em torno da dúvida da aprovação. Porém, nada nos impede de fazermos o possível para torná-lo um ano agradável e inesquecível. Afinal, para os bem-sucedidos, ele só passa uma vez na vida!

O depoimento oferecido pelo Lucas indica aos pais e aos seus filhos um lembrete sempre oportuno: organização e alcance de metas estudantis são disseminados pelo exemplo e pela necessidade. Os corretores da redação ou das demais provas apenas referendam o sucesso de quem o perseguiu objetivamente.

Sugestões:

1- Invista em estudos específicos para cobrir as lacunas conceituais e práticas – e valem aqui as aulas de matemática, de física, de redação, de inglês, etc.

2- Leia 1 revista por semana (no mínimo) e inclua uma edição de 1 jornal – e considere especialmente as de domingo ou quando encartam o caderno estudantil.

3- Faça resumos diários, por escrito, em folhas identificadas por matéria de tudo que estudou.

4- Escolha uma atividade para descontrair – e que tal bicicleta, caminhada, tevê, ir ao cinema ou tocar um instrumento?

5- Adote uma alimentação saudável – e procure viver bem.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]