• Carregando...

É impossível não reconhecer a clareza expositiva,o grau informativo e a pertinência temática empreendidas pelos formadores da opinião. Essas qualidades reservam um lugar cativo a uma boa dezena de nomes, já conhecidos, não apenas do público adulto que lê e prestigia jornais,revistas, tevê, rádio e internet, mas também dos jovens vestibulandos, sujeitos necessariamente ativos de uma tabelinha bem certeira com a leitura e a escrita.

Será que você conhece algum formador de opinião? Tem algum nome na cabeça? Recorda de algo incisivo que ele tenha enfatizado?Ao falar ou ao escrever um formador de opinião exerce uma poderosa influência sobre o público.Se o seu discurso é centrado no interlocutor terá grandes êxitos, mas se ao contrário quiser apenas aparecer,a conversa será outra…

Estudantes do ensino médio, em razão dos livros didáticos e das orientações dos exercícios multidisciplinares que se apóiam nos mais variados tipos de textos para provocar associações mentais, têm ensaiado esse reconhecimento, mas não é de hoje que ninguém associa a obra ao seu criador, por isso quero aproveitar este espaço para mostrar não apenas a fisionomia desses formadores,mas também alguma referência à obra já construída no jornalismo e na crônica diária palmilhada com muita leitura e redação.

Quem é quem??

Muita gente lê, mas não associa o texto ao seu autor. Pois veja se consegue associar a obra ao criador. Observe o estilo, o tema e as marcas textuais que remetem à expressão opinativa, presentes nos excertos abaixo, publicados na edição desse último domingo, na Gazeta do Povo e na Folha de S. Paulo.

Saiba quem escreveu esses excertos

“Leio nos colunistas especializados: a turma que deseja salvar Renan Calheiros da cassação encontrou o argumento irrefutável para convencer os senadores que ainda estão vacilantes para a votação da próxima quarta-feira, apesar do voto secreto que limparia a barra para manifestação livre da consciência de todos.”

( Carlos Heitor Cony,Gazeta do Povo,9/9)

“As idas e vindas nos mercados financeiros são um denso mistério para você? Pois entre em pânico: são um denso mistério para as autoridades globais, que deveriam pelo menos entendê-las para controlá-las.”
( Clóvis Rossi,FSP,9/9)

“A CPMF é o pior dos impostos – esta é a opinião unânime dos mais diversos setores da sociedade e, particularmente, entre aqueles que pagam cada vez que movimentam sua conta no banco.”
(Ferreira Gullar, FSP,9/9)

“Boa parte do feriadão que termina hoje foi consumida pelo prefeito Beto Richa e pelo presidente do Ippuc, Augusto Canto Neto, em meditações para identificar as causas do estranho fracasso de que se revestiu o ato de largada para concretizar o mais ambicioso projeto municipal – a construção do metrô de Curitiba.”
(Celso Nascimento, Gazeta do Povo, 9/9)

“Alguém se lembrou de que acabamos de passar pela Semana da Pátria? A pergunta parece provocativa e desagradável, mas não é esse o meu intento.”
(Belmiro Valverde Jobim Castor, Gazeta do Povo,9/9)

Conheça mais sobre a diversidade de assuntos lendo as colunas desses formadores de opinião. Eles estão nas colunas especializadas e nos editoriais nos jornais, nas revistas, na tevê ou no rádio – e ainda na internet, em blogs e sítios de informações espetaculares. Essa turma torna o fato e a notícia o tema das conversas, dos posicionamentos, da opinião. A diversidade de temas presentes no noticiário exige que esses formadores façam o papel de mediadores dos fatos, das opiniões , das contradições que nos rodeiam.

Reconhecer a autoria dessa mediação é ser justo com quem redimensiona a notícia para torná-la acessível ao público geralmente leigo no assunto.

Características dos bons formadores

>Domínio temático

>Objetividade expositiva na argumentação

>Convicções assentadas na lógica dos fatos

>Excepcional memória histórica relativa ao tema

>Intertextualidade intensa.

>Ausência de generalizações

>Foco, mira, no interlocutor.

Além desses famosos colunistas, o leitor comum também puxa leitores para a sua opinião. Experimente examinar a Coluna do Leitor ou o Painel do Leitor nesta segunda-feira, dia 10/9. Nesses espaços, os leitores opinam sobre os mais variados e controvertidos assuntos – e assim a opinião vai se consolidando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]