• Carregando...

Quem mantém um blog passa por inúmeras dificuldades. A primeira delas é a falta de tempo para cumprir as metas que elaborou no início das primeiras postagens. Eu, por exemplo, preciso fazer muitas manobras para cumprir direitinho tudo o que me propus: mantenho oficinas de leitura e escrita, corrijo textos acadêmicos, interajo regularmente com os jornais e revistas e toco a administração da minha casa e ainda atendo ao lado materno, familiar – e não é sem esforço, meu prezado leitor, que apareço com relativa freqüência aqui neste portal da Gazeta do Povo.

Em postagem anterior já expliquei os objetivos deste blog, mas não custa nadinha atualizar os leitores atuais. Aliás, é minha obrigação diária manter o fio da meada inteirinho, caso contrário… Pois bem, este blog analisa questões ligadas à educação e mantém a mira no leitor, suas observações e envolvimentos; de lambuja também vou atinando com os vestibulandos e suas dificuldades, afinal quase três dezenas de anos sendo professora um dia ou outro eu acabaria colocando as minhas lições para um público maior…

As virtudes de um blog

Um diário virtual oferece uma oportunidade de exposição assustadora – e se você, meu amigo, gosta de exposição lhe aconselho, a construir um blog, pois é um vínculo muito interessante. Costumo compará-los a uma janela.Lá aparecemos e de repente chega alguém, encosta, leva adiante uma prosa conosco e lá vamos nós adiante.O legal é quando alguém que acaba de passar no blog avisa a outro amigo e a conversa vai rolando ilimitadamente. Abaixo seguem algumas. Confira.

Puxar conversa

Uma das grandes virtudes é poder puxar conversa todo santo dia, se assim desejar. Na maioria das ocasiões o leitor não está a fim de levar a conversa adiante, e nem dá bola, passa em silêncio pela postagem – e essa atitude desestimula, mas não chega a arrefecer os propósitos do blogueiro, pois o compromisso de postar é dele – e o dos leitores de ler e de expressar alguma consideração sobre o tema. Cada um faz a sua parte e estamos conversados, o blog seguirá o seu propósito.

Formar opinião

Quando um blog engrena, pega o jeito e ganha um lugar na blogosfera – e principalmente junto aos leitores, que aparecem a procura dele com regularidade –o mundo se transforma em uma coisinha assim, pequenina e sempre ao alcance de um clique. Tenho muitos alunos, aos quais acompanho a vida acadêmica e nunca perco o contado com eles, daí sempre mandar um recadinho e indicar o endereço deste blog. Indiretamente é um convite para clicar; isto, sem dúvida, aproxima e ajuda a formar opiniões sobre o tema da postagem. Se por acaso você ainda não tentou, por favor, aja assim e não terá decepções, eu garanto.

As dificuldades de um blog

Estabelecimento de uma rotina com o leitor

Quando os leitores aparecem regularmente o responsável pelo blog assume com mais gosto o papel de anfitrião, mas quando a interatividade não acontece as postagens ficam mais esparsas e parecem não ser dirigidas para nenhum foco em particular. No meu caso tenho alguns leitores fiéis, mas nada garante que eles aparecerão imediatamente depois da postagem. É interessante quando isso acontece, sinal de atenção e de que se está na listagem dos favoritos, mas nunca ninguém tem essa garantia.

Falta de assunto

Para engatar uma conversa com o leitor é preciso ser interativo e atinar com temas de interesse ao público que navega por diários eletrônicos, caso contrário o leitor ficará como um caramujo, enrolado lá dentro da sua crostinha, em silêncio e sem dar amostras de vida. É ai que entra o assunto ou a falta dele, Sem assunto que interesse aos leitores um blog vai escorregando ladeira abaixo do silêncio e da falta de importância, esta é a mais pura verdade.

Compartilhar experiências é preciso

A maioria dos blogs examina o que diz a mídia impressa. Esta recontagem é interessante, mas nem sempre atende às expectativas dos leitores on line, sempre ávidos por novidades e extravagâncias temáticas. O importante é manter acesa a chama da informação. Outro dia meu amigo Marcelo Katsuki, que mantém um blog sobre gastronomia postou sobre aqueles chicles minúsculos e os comentários surpreenderam. Algumas postagens eminentemente simples, mas certeiras no leitor, ganham audiência comprovada, enquanto outras bem elaboradas não ganham atenção devida. São reações do público on line, sempre repletas de surpresa, por isso quem mantém um blog precisa estar atento- e mesmo com falta de assunto conseguir dar um engate para as postagens.

Não esqueça: amanhã trarei propostas de produção de texto, exclusivas para os vestibulandos!

Serviço:

Participe do Projeto escola Quase sem querer – uma divertida comédia romântica direcionada ao público infanto-juvenil. A trama, de 1h10 de duração, elaborada pelos repórteres-mirins 2006-2007, tem como inspiração a música “Eduardo e Mônica”, sucesso da Legião Urbana.
Escolas interessadas, por favor, inscrevam-se pelo e-mail: gazetinha@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]