• Carregando...
Por que quero ser médico, publicitário  ou  jornalista pela UFPR?
| Foto:

Dos inúmeros alunos participantes das minhas oficinas de leitura e escrita, denominadas de Encontros Marcados com a Redação, a maioria realmente mira a carreira médica – o que vai de encontro ao resultado apresentado pelas inscrições ao vestibular da Ufpr. Sugiro ao querido leitor o exame do texto Vagas noturnas não atraem novos vestibulandos na UFPR, de Marcela Campos (GP, Vida e Cidadania, 3 / 10 / 2008, p. 4), na edição impressa, para visualizar melhor o assunto, mas o infográfico disponível já indicia a preferência dos estudantes pelas carreiras de maior prestígio social. Examine-o atentamente.

Os jovens estudantes que têm me procurado estão divididos entre as áreas prioritariamente ligadas à saúde e às engenharias – e minha dedicada aluna Liliane é uma exceção: quer ser professora e de língua portuguesa! – e representa inegavelmente uma das faixas profissionais de menor procura: as licenciaturas!


Os dez cursos mais e os dez menos concorridos entre as 88 opções da UFPR

O resultado das inscrições ao vestibular da federal paranaense aponta uma projeção sobre a situação das licenciaturas. Estudar e ensinar a Matemática, as Línguas e a Física é anseio menor entre os candidatos; penso que daqui a pouco tempo os profissionais formados nessas áreas serão muito raros. Será que vai faltar professor de Matemática? Ensinar Italiano ou Polonês ou ainda orientar aos estudantes sobre Física constituirá uma ótima opção?

Será que o mercado profissional ligado à docência estará saturado daqui a algum tempo? Ou será que a baixa procura pelos cursos revela a calamitosa situação do ensino no Brasil? Sem os legítimos mediadores do ensino básico em sala de aula eu, que reúno grupos pequenos para orientar , farei parte de um reduzido time de profissionais, assim como os meus colegas das equações trigonométricas e das noções elementares sobre átomos, prótons e elétrons?

Octávio Rossi/Gazeta do Povo
O professor Ademir conseguiu uma proeza: fazer os alunos gostarem de Matemática

Faço um convite aos estudantes que optaram pelas careiras em alta , assim como aos leitores médicos, publicitários e jornalistas na ativa: explicar aos jovens leitores vestibulandos as vantagens e desvantagens da profissão. Comentário breve, mas incisivo e assentado na realidade dos fatos.
Aos que escolheram o jornalismo há um depoimento interessante a ser analisado; confira o blog da Gazetinha. O jornalista Luiz Cláudio Oliveira, meu colega do SOBRETUDO abre a conversa sobre a escolha profissional que fez.

Sugestão de escrita

Rodolfo Büher / Gazeta do Povo
Curso de Física na UFPR : poucos alunos pretendem fazer carreira no magistério

A partir das informações constantes no infográfico e aliadas às suas inferências justifique o porquê das carreiras em alta , além da baixa preferência pelas áreas ligadas ao ensino fundamental e médio; limite-se a 10 linhas e dê um título ao seu texto.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]