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Que corrida maluca…; você participará ?
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Com a proximidade do ENEM 2009 alguns dos meus alunos do 3º ano do ensino médio e os que fazem cursinhos parecem estar em meio a uma corrida maluca. Isso não é bom e vem provar que a pressa das instituições universitárias em adotar, já para o próximo vestibular, as implementações propostas pelo MEC colocou os estudantes na pista de um processo acelerado, à revelia do tempo necessário ao amadurecimento de conteúdos. Os cursinhos correm contra os ponteiros do relógio e o estudante é orientado a treinar como um corredor em pista escorregadia. A UFPR agiu muito bem oferecendo aos participantes do Enem apenas os 10% sobre o valor da nota obtida no exame. Reeleia aqui a reportagem que explicita tim-tim-por-tim-tim e avalie as restrições de quem não é contra as necessárias alterações no modelo do vestibular atual, no entanto, reconhece que a prudência é uma qualidade imprescindível quando se deseja alcançar um objetivo, sem prejuízos a quem quer que seja.

Meus alunos são potencialmente candidatos aos vestibulares das universidades, sobretudo as públicas e estão em atitude de alerta; alguns já participaram inclusive dos vestibulares ocorridos no último final de semana. Mas diga lá, prezado leitor.Você encontrou ou conhece alguém que enfrentou dificuldades na prova da 2ª fase da UFPR Litoral? Uma das minhas alunas, a Ana Carolina Hetzel, declarou que não estava difícil e fez um relato do teor das cinco propostas de redação? Acompanhe.

Arquivo cel.   Doralice     Araújo
Vestibulandos enfrentam mais uma prova: o pouco tempo para assimilação das mudanças com o Novo ENEM

1 – Ler um texto, publicado na Época, sobre inseminação artificial e escrever uma carta à seção de leitores da revista expressando o seu posicionamento; limite de 10 linhas.

2 – Examinar uma charge ou cartoon.

3 – Ler um texto essencialmente informativo e a partir dele redigir um anúncio para a seção de classificados oferecendo os seus serviços.

4 – Examinar uma entrevista concedida por um psicólogo a uma revista (o tema era sobre boato) e transformar o discurso direto em indireto.

5 – Ler um texto sobre a gripe suína e resumi-lo.

Você participou da prova? Gostaria de acrescentar algo às informações acima?

Um lembrete sempre oportuno – Manter-se atualizado, independente da corrida maluca que a proximidade do novo ENEM estimula, nunca será um desperdício de tempo e de esforços. Quem está por dentro do noticiário tira de letra qualquer texto, mas é preciso exercitar a escrita diariamente para ficar com extrema autonomia na produção de qualquer redação.

Quer treinar a escrita? Ela continua soberana em qualquer tipo de corrida…


“Certa vez me telefonou uma pessoa perguntando se eu poderia ajudar um jovem de sua família. O jovem em questão queria ser veterinário, mas não conseguia ser aprovado no vestibular. Para atender à sua forte vocação, havia montado um consultório, tinha uma clientela fiel e, segundo minha interlocutora, sua clínica era um sucesso. Só faltava o diploma! Procurei explicar à senhora que ele poderia ser punido por exercício ilegal da profissão. Com a suspensão da necessidade do diploma para o jornalismo, temos um precedente perigoso. Logo poderemos ter não diplomados desenhando plantas de casas ou prédios, receitando medicamentos ou alinhando argumentos para resolver pendências legais. Se o jornalista não precisa de diploma, por que outros profissionais estarão submetidos a tal exigência? ”

(Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, Coluna do Leitor, GP, 23 de junho)

Proposta 1

>Examine a tirinha acima ( Benett, GP, 23/ 6) e a carta da leitora; depois, redija um texto dissertativo, cujo título seja LIÇÕES DE ÉTICA; limite-se a 15 linhas e não deixe de utilizar o apoio dos elementos argumentativos para fortalecer o desenvolvimento da sua redação.

Proposta 2

> Redija uma carta à Coluna do Leitor expressando a sua opinião sobre a repercurssão das reportagens que oferecem aos leitores os informes mais recentes sobre os efeitos da Lei Seca; tome como referência os excertos abaixo, assim como o registro fotográfico; limite-se a 8 linhas e utilize-se do vocativo Prezado editor.

Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
O estudante Madeira*, de 23 anos: “No começo, com a lei seca, tentei dar uma maneirada. Depois, você vê que não tem fiscalização e entra no comodismo. Com os meus amigos aconteceu a mesma coisa”

” Uma estatística inusitada chamou a atenção em um levantamento feito pela Copel: depois da instauração da “lei seca”, o número de postes avariados na cidade de Curitiba caiu 33% em julho, primeiro mês transcorrido integralmente sob a vigência das novas regras que endureceram o tratamento aos motoristas flagrados embriagados.”

( Número de postes danificados em Curitiba cai 33% depois da lei seca, GP,9 / 8/ 2008)

“A embriaguez ao volante levou 22 motoristas para a cadeia no Paraná no fim de semana que marcou o primeiro ano da lei seca no país. Ao todo, 28 condutores foram flagrados dirigindo alcoolizados entre sexta-feira (19) e domingo (21) nas estradas que cortam o estado. Seis não atingiram o limite estabelecido como crime pela lei seca.

Só nas estradas federais, 19 condutores foram detidos. Quatro desses condutores acabaram presos após se envolverem em acidentes. Ao todo, 558 testes de bafômetro foram realizados no período. Um caso que chamou a atenção dos policiais aconteceu no município de Cambará, no Norte Pioneiro. Um motorista de 55 anos, que se envolveu em um acidente, tinha nível alcoólico nove vezes maior que o limite.”
(No aniversário da lei seca, 22 motoristas são presos por embriaguez, Gladson Angeli, GP, 23 de junho)

Até a próxima!

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