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Quem quer ser professor?
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Acompanhe, prezado leitor, a nota do MEC com relação ao Dia do Professor; os ingredientes são incisivos: o prazer de aprender e de ensinar. Eu acrescento outro de importância decisiva para que os trabalhadores do ensino possam exercer com satisfação as suas funções na sociedade: as condições dignas de segurança e remuneração.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Nicolau Shigunov desenvolve o projeto Túnel do Conhecimento há 14 anos. Por meio do teatro, os alunos trabalham o tema selecionado pelo professor

Sinceramente não sei o que será das escolas e das gerações futuras quando os atuais professores chegarem à aposentadoria, mas tenho uma ideia meio louca para solucionar a falta de professores: poucas vagas oferecidas nas universidades públicas, uma seleção rigorosa nas condições de leitura e escrita e um plano de carreira estimulante financeiramente à disposição dos que passarem pelo afunilamento intencional dos centros formadoresde de loucos pelo magistério em todos os níveis escolares. O que você pensa dessa ideia, leitor?

Divagações brecadas à parte, porque o MEC continua autorizando o funcionamento de velhas e novas instituições capengas, eu tenho certeza de que seriam tão poucos os professores formados que os concluintes encontrariam um mercado educacional de braços abertos para recebê-los e uma nova era de justiça surgiria no cenário da educação, porque um professor não se improvisa, mas sim é formado, uma vez que as demandas que ele encontrará exigirão táticas especiais para melhor administrar o ensino e a aprendizagem.

1, 2, 3 e 4 – Fico indignada quando avisto colegas professores em passeata nas ruas. O lugar privilegiado do professor é na sala de aula; ele não deveria sair às ruas para buscar melhorias, mas os gestores da sociedade fazem vista grossa e ignoram o fato de que um dia foram estudantes. Uma tristeza e ilimitada ingratidão. Há, entretanto, profissionais mal formados e pouco dedicados à escolha feita, por isso há muito defendo um quarteto poderoso de ações para a melhoria das condições de preparo e recepção dos trabalhadores no ensino:

> A formação qualificada – você já pensou no resultado da mistura da competência teórica com a prática docente?

>A clareza das necessidades e obrigações do profissional do ensino.

> A garantia das boas condições de trabalho e remuneração – quem é que não deseja encontrar ambiente seguro na escola, suprimentos materiais e incentivo à carreira docente?

> O prestígio da comunidade escolar – e aqui entram a direção da escola, pais e comunidade em torno das instituições escolares.

Não pode faltar – Se faltar um item dos listados acima o trabalho escolar sofre descontinuidade, em decorrência de um planejamento educacional dissociado da realidade e da justiça que deve prevalecer no trato de uma das profissões essenciais à sociedade.

Orgulho docente – Meu amigo e colega professor Jarbas Novelino defende o orgulho de ser docente; quantos, mesmo na ativa, confirmariam essa satisfação?

Neste dia 15 de outubro, dedicado ao professor, evoco a grata lembrança que tenho daqueles que marcam decisiva importância na minha formação profissional: as dedicadíssimas professoras das primeiras séries escolares e mais tarde, na graduação e na pós-graduação, a uma dezena de educadores competentes e talentosos. A estes sou grata ilimitadamente, porque com o exemplo expresso eles apontaram um caminho sem volta, uma vez que a opção pelo magistério é um compromisso para a vida toda, mas também aos jovens e aos seus pais que oportunizaram a benção do trabalho que desenvolvo com a leitura e a escrita.

Quer treinar a redação sobre o tema de hoje?

Proposta 1– Você considera atraente a carreira de um professor? Argumente.

Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Formação adequada: de acordo com o MEC, 73% dos professores de educação básica se formaram no tema que ensinam. Os demais têm outra formação ou não fizeram graduação

Proposta 2– Experimente perguntar a três profissionais que trabalham 40 horas por semana quanto eles ganham por hora trabalhada; inclua na lista, por exemplo, um professor do ensino médio( exceto cursinho pré-vestibular), um engenheiro e um administrador de empresas, todos detentores de um diploma de graduação. Anote as informações e elabore uma sintese desses dados.

Dedico, prezado leitor, esta postagem a todos que um dia, no enfrentamento diário com as gerações de estudantes, decidiram que a sala de aula não era o seu lugar de trabalho e cederam espaço aos que não apenas com a curiosidade de aprender e a paixão pelo ensino lutam, cada um a seu turno, pelo reconhecimento justo da profissão. A estes muita saúde, alegrias e ilimitados desafios.

Até a próxima!

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