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Recesso apenas da sala de aula
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As charges do Tiago Recchia dizem tudo, não é mesmo? Segundo os jornais mais de 16 milhões de estudantes brasileiros estão longe da sala de aula, em razão das medidas de prevenção à saúde pública, mas é possível manter a rotina de estudos, sobretudo das crianças maiores e dos jovens do ensino médio e candidatos aos vestibulares. Penso que é uma boa hora para que os portais educacionais de fato funcionem e interajam com os alunos. Esta aproximação dará certamente uma nova feição ao afastamento físico, mas manterá a conexão necessária, concorda comigo?

Tiago Recchia             GP, 31 de julho de 2009

Páginas educacionais em prontidão -Você conhece algum blog educacional bem atualizado? Eu fiz um para que meus alunos dos Encontros Marcados com a Redação dispusessem de alternativas de exercícios de escrita, além dos quatro a cinco que costumo entregar ao final de cada encontro – e se alguém quiser participar fique à vontade. Aos interessados basta clicar aqui.

A necessária articulação da leitura e da escrita – Recomendo aos colegas professores que atualizem ou elaborem páginas interativas para que seus interlocutores( crianças e os jovens) possam articular de fato a leitura e a escrita na internet. Fala-se muito de que a internet é uma ferramenta de apoio à escola. Ela é efetivamente – veja o exemplo inconteste do simulado do ENEM – mas poucos professores, infelizmente, a utilizam com fins de ensino e aprendizagem.

Faço costumeiramente severas críticas aos exercícios, ditos “lições de casa” sem nenhum desafio estimulante. A intolerável mesmice de clicar na página, preencher, imprimir ou apenas dar por feito, sob o olhar virtual do sistema em vigência no portal precisa acabar- e cabe aos colegas professores e direção escolar maior atenção ao fato. Crianças e jovens na internet precisam de desafios e problematizações, pesquisas e situações que lhes agucem a curiosidade e a concatenação das ideias. Eis agora uma excelente ocasião de desafiá-los à leitura e escrita interativas, uma vez que o recesso é apenas da sala de aula.

Tiago Recchia    GP, 1º de julho de 2009

Lista de sugestões para quem está em recesso dos ambientes escolares – Se você, estudante ou colega professor, dispõe de uma boa ideia, não hesite em compartilhá-la, assim aumentaremos as opções de aprendizagem e vivênciais educacionais na internet. Não dá para ficar de bobeira achando que ” o recesso é legal”. Educação é coisa muito séria e qualquer pisada em falso o prejuízo será contabilizado, infelizmente, muito tempo depois. Prometo, após a liberação dos comentários, trazer em destaque as sugestões mais interessantes aqui para cima, além de citar a fonte, o que acha?

Escolha uma ou duas atividades da lista abaixo e ocupe o tempo em que ficaria na escola em atitude de aprendizagem.

> Acesse o portal da sua escola e vá abrindo as janelas; interaja e envie comentários. Se os colegas professores de todas as disciplinas atualizarem os dados os estudantes terão maiores motivos para visitar os blogs costumeiramente anunciados nos portais.

> Crie uma página na internet; escolha um tema e diariamente alimente o seu blog com pequenas e objetivas observações; se preferir elabore uma página coletiva sobre a situação atípica de “férias prolongadas” que estamos vivenciando. Será um ótimo treino de redação. Os provedores de conexão oferecem amplas possibilidades; basta fazer a busca e em minutos você dispõe de um caderno virtual para escrever à vontade, incluir fotos, vídeos e ainda exercitar a capacidade de escrever concatenadamente.

> Separe alguns livros, revistas e jornais para ler, assim como um caderno para resumir as leituras feitas inteiramente. Cadernos de resumos são excelentes apoios à escrita. Na sua volta à escola é quase certo que meus colegas professores evocarão vários temas; fique habilitado a qualquer desafio. Os vestibulandos, além da rotina de estudos, não devem deixar de lado a leitura diversificada.

> Reveja ou empreste da locadora títulos interessantes, sem esquecer de fazer anotações sobre os aspectos imprescindíveis de um filme: roteiro, direção, atores, música, personagens, fotografia e impressões pessoais sobre a obra. Organize a sua filmografia; aproveite o tempo e elabore um caderno com anotações objetivas sobre todos os filmes assistidos nesse período de recesso.

> Aproveite para fazer uma revisão dos conteúdos já trabalhados na escola e no cursinho; refaça exercícios e provas e fique mais bem preparado quando a normalidade das aulas acontecer.

É a hora de acionar os mecanismos da internet – A lista acima é ilimitada, mas ela objetiva preencher o tempo escolar vivido fora da sala de aula. Há tanta gente que defende o ensino a distância, pois então, é hora de colocar as estratégias educacionais para funcionar e interagir com todos que de um modo ou de outro estão fisicamente distantes da instituição, mas interligados e conectados com as modernas ferramentas advindas com as facilidades da rede.

Fique de olho

Nesta pergunta: será que as escolas dispensaram também os professores, o pessoal de apoio pedagógico e administrativo? Se as instituiçoes dispõem de ferramentas interativas todo mundo poderá ficar conectado e o recesso de fato será apenas das salas de aula, porque o tempo educacional nos dias de hoje admite a virtualidade das ações. Há computadores nas escolas particulares e públicas? As noções e treinamento dos professores para uso das modernas ferramentas já foram feitas? Então basta apenas colocar a mão no teclado e mandar ver, porém se tudo não passar de conversa para boi dormir o caso é de denúncia ao Procon ou aos demais órgãos competentes. O Estado oferece, por força constitucional, a educação gratuita, mas as escolas particulares vendem, portanto, se insatisfeito com o produto anunciado é hora de contestar a venda do gato por lebre.

> Alterações de datas dos vestibulares.

> Nos comentários dos leitores e nos editoriais, pois expressam opiniões e fazem análise temática diversificada. Outro excelente exemplo é a imperdível Coluna do Leitor de hoje; clique no link e aprenda a conviver com a pluralidade das opiniões, além de atentar aos argumentos utilizados por quem defende uma ideia.

Até a próxima!

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