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Diante dos acontecimentos diários, das tendências novas ou revistas – ou mesmo daquelas que ainda não compreendemos totalmente – estabelecer uma opinião sobre esses temas é imprescindível, por isso a construção do TEXTO DE OPINIÃO ,também chamado TEXTO ARGUMENTATIVO ,será o tema central da postagem de hoje.


Ficar antenado, ligado nas mais diversas mídias é imprescindível

Para quem está chegando agora ao blog sugiro que leia a página anterior, centrada no RESUMO. Essas observações são necessárias,principalmente porque saber fazer resumos é ganhar o meio mundo da escrita – e essa habilidade não vale apenas para o vestibular e a escola, mas também para todas as situações de usuário ativo de uma determinada língua.

Expressando idéias e formando opiniões

As diversas mídias são formadoras da opinião- e não há como negar essa poderosa influência.Colunistas, especialistas em assuntos variados e gente leiga que palpita sobre isso e aquilo formam um bloco ilimitado de opiniões – e o vestibulando é também instado a expressar a sua idéia sobre temas diversos, por isso é preciso ficar antenado com o noticiário, caso contrário como você poderá expressar seu ponto de vista?

Não esqueça: o texto ARGUMENTATIVO é por natureza um convincente, persuasivo e influenciador de leitores e ouvintes. Essas são algumas das adjetivações que você poderá também atribuir a esse tipo de texto. Veja que nos apoiamos nos adjetivos convincente, persuasivo e influenciador – e, assim,foi possível caracterizá-lo. São, portanto essas expressões que lhe dão a feição, a fisionomia, o perfil.

A intenção

Se a intenção é argumentar, convencer alguém, exercer influência, estabelecer conjecturas – e ainda palpitar sobre uma determinada questão, será necessário arregimentar argumentos incontestáveis para que o seu interlocutor capitule, diante do seu discurso argumentativo, sempre reiterado por marcas opinativas (verbos em primeira pessoa e adjetivações em abundância).

Lembra-se dessa inquirição – “… é, mas você não me ofereceu os argumentos para me convencer!” – muito comum à ocasião de um confronto de idéias? Pois aí está a oportunidade de entender o texto de opinião. Sem argumentos fortes e contundentes, o interlocutor atento não ficará convencido.

Uma ajuda ao sucesso

Fiz uma lista de observações. Elas serão muito úteis, especialmente para quem ainda não compreendeu como se constrói um texto argumentativo.

Acompanhe a lista – e bom proveito! Caso ainda tenha dúvidas ou apenas deseja expressar as suas impressões, por favor, escreva um comentário no pezinho da página. Ficarei agradecida porque o silêncio diante das postagens é desestimulador para quem escreve em blogs.

1-Os objetivos do texto

> convencer o interlocutor (leitor ou ouvinte) sobre algum ponto, não necessariamente polêmico;

> articular uma idéia central (a tese) a outras, secundárias, em direção ao interlocutor;

> expressar os conhecimentos do autor sobre o tema em questão.

Atenção! Lembre-se de que os objetivos de um texto incluem duas vias de intenções: a de que lê e examina e a de quem produz o texto, portanto, olho vivo nesse ponto!

2-Os procedimentos argumentativos

Determinadas habilidades se farão necessárias para organizar um texto de opinião. Incluem necessariamente o eficiente uso de táticas argumentativas, que exigirão, igualmente, o domínio dos recursos textuais e o atendimento dos objetivos do corretor ou do leitor/ouvinte do seu texto.

Costumo orientar meus alunos para a utilização de uma série, não limitada,, de procedimentos argumentativos, tais como: exemplificação, enumeração de motivos, definições/conceitos, retrospectiva histórica, contra-argumentação, comparações, causa e conseqüência, dados numéricos, intertextualidade, entre outros, muito eficientes.

3-Os recursos textuais

A inclusão de eficientes recursos textuais é evidentemente um pressuposto básico. Para estabelecer comunicação e auferir qualidade um texto necessita reunir esse batalhão de operadores textuais, tais como: legibilidade, vocabulário, domínio temático concordância entre as palavras, ortografia, uso dos tempos verbais, pontuação, objetividade, coesão/coerência, intertextualidade e adequação da linguagem,

A sugestão ou modo de encaminhar a construção deste modelo de texto é:

TA= T(tema) +T(tese) +A (argumentos) +C(conclusão)

Duas propostas

> A Coluna do Leitor (www.gazetadopovo.com.br) e o Painel do Leitor (www.folha.com.br) e outros espaços nas revistas de maior circulação nacional costumam trazer inúmeros comentários dos leitores sobre os temas mais relevantes da sociedade. Pois bem, inclua essas seções nos seus exercícios de leitura – e escolha um dos temas presentes nessas cartas para refletir. Qual a sua opinião sobre o assunto?

> A Coluna do Leitor (leitor@gazetadopovo.com.br) propõe costumeiras questões ao público. Que tal interagir com a editoria e enviar a sua opinião sobre as questões abaixo? Opine.

– O que você acha da aposentadoria especial dos deputados estaduais?

– Em sua opinião, quem é o culpado pela violência no país?

– Você é a favor do foro privilegiado para ex-autoridades?

Garanto que será um excelente exercício! Até a próxima postagem!

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