• Carregando...
Uma  exemplar notícia
| Foto:

O ineditismo surpreende: o governo estadual paulista vai adquirir novos títulos para disseminar a leitura entre os estudantes da 5ª a 8ª série, segundo a Folha online. Miilhares de exemplares da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling , assim como Crepúsculo, de Stephenie Meyer entrarão nas bibliotecas e salas de leitura, além de Capitães de Areia, O mundo de Sofia, O Pequeno Príncipe,Crônicas de uma Morte Anunciada , Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século>, Melhores crônicas de Manuel Bandeira e Nova Antologia Poética.

Arquivo cel.     Doralice  Araújo
Esses títulos despertarão maior afluxo de leitores às bibliotecas escolares; alguém duvida?

São três as justificativas para a compra desses títulos, sobretudo dos “teenbusters”: auxilio ao currículo escolar, avaliação dos clássicos da literatura mundial e o interesse pela leitura, a partir dos sucessos editoriais entre os adolescentes.

Gostei bastante da idéia – e você? Depois da febre juvenil pela série Harry Potter foi muito comum ouvir de alunos os relatos entusiasmados da leitura de mais de 500 páginas em poucos dias, portanto, é impossível negar o mérito da narrativa e a influência exercida com relação à leitura. Li em algum lugar( trarei depois a fonte) que até o famoso cronista Luis Fernando Veríssimo desejou um dia escrever uma obra que despertasse tamanho entusiasmo juvenil; eu, sinceramente, gostaria também.

Arquivo cel.      Doralice  Araújo
Densidade narrativa e número de páginas não são problemas quando o texto é estimulante

Leia mais sobre o tema

> ” A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo bolou um projeto bacana para incentivar a leitura entre os estudantes da rede estadual de ensino. A ideia é levar livros como da série Harry Potter e Crepúsculo para as estantes das bibliotecas. O sucesso destes títulos com a garotada pode render uma boa aliança entre a educação e a diversão.” – Com. Limão- Amantes de livros

> ” A partir do próximo semestre, as salas de leitura das escolas estaduais vão contar com best-sellers juvenis, entre eles Harry Potter, para reverter a “goleada” que a televisão e o videogame costumam dar na leitura. A modernização do acervo é uma estratégia da Secretaria de Estado da Educação para melhorar, inclusive, as notas baixas em português repetidas anualmente pelos estudantes da rede.”- Harry Potter chega às escolas da rede estadual– Estadão, 9 de março.

Sugestão de escrita

Examine e comente; limite-se a 8 linhas ( caso use o caderno para redigir) ou aos 500 caracteres disponíveis na caixinha do leitor.

” Carlos Alberto Di Franco chama atenção para um fato mais do que consolidado: por que será que milhões de jovens, no mundo todo, consomem livros de Harry Potter e O Senhor dos Anéis, mas não estão comprando jornais impressos? Ele mesmo responde: “Porque nós, os jornalistas, não estamos oferecendo a esse público algo atraente.

A argumentação de Di Franco encontra ressonância em uma análise de Ricardo Kotscho: os jovens lêem se o conteúdo for atraente. Mais de 90% dos e-mails e cartas que a revista Brasileiros recebe são de jovens, que comentam e sugerem reportagens. “O jovem é leitor”, endossa o jornalista que mergulha no zeitgeist (espírito do tempo) e vale-se da ferramenta que o agora disponibiliza: o seu blog Balaio do Kotscho (colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/) tem atualizações diárias e é lido por adultos, jovens e adolescentes.” –
O leitor no centro da discussão – Márcio Renato dos Santos, GP, 14 de fev.

Até a próxima!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]