• Carregando...

Foi dado o pontapé inicial para uma eleição muito importante para Curitiba – e especialmente para suas crianças. Você não sabe do que se trata? Não se surpreenda, pois está entre a maioria. Até o fim deste mês, os interessados em se candidatar para as 45 vagas ao cargo de conselheiro tutelar na capital podem se inscrever (o regulamento está disponível no site da prefeitura). Os requisitos fundamentais são gostar de servir e não ter medo do trabalho – que até é remunerado, acreditem.

Se o assunto não lhe despertou interesse (afinal, isso é só coisa pra pobre?), você, mais uma vez, representa o pensamento da maioria. O baixo interesse dos curitibanos em relação às eleições dos conselhos pode ser exemplificado pelo quadro encontrado na última escolha, realizada em 2006, a começar pelo número de candidatos: 169, um número 40% menor do que o registrado no pleito anterior, quando 284 pessoas participaram. O total de candidatos ainda sofreu perdas, pois alguns não cumpriam as exigências mínimas, e caiu para 120.

Na hora de votar, o cenário foi ainda mais triste: dos cerca de 1,2 milhão de eleitores de Curitiba (qualquer pessoas que tenha título de eleitor pode participar), somente 23.457 participaram – uma redução de 36% em relação ao processo anterior.

É difícil acreditar que só essas pessoas se preocupem pelo assunto (por seus filhos e pelos dos outros). Deve haver uma explicação. E existe. Segundo levantamento da Paraná Pesquisas, realizado em 2007, a falta de divulgação das eleições para conselheiros tutelares foi o principal motivo para a baixa participação dos curitibanos. Na pesquisa de opinião foram ouvidos 460 eleitores do município de Curitiba. Segundo o levantamento 91,51% dos entrevistados consideram importante o trabalho dos conselhos, mas a maioria admitiu não ter votado. O principal motivo – citado por 69,34% dos entrevistados – foi o desconhecimento sobre o processo eleitoral.

Agora, ao menos os leitores deste blog, não vão poder dizer o mesmo sobre as eleições deste ano: essa é somente a primeira notícia sobre a eleição, marcada para 25 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]