• Carregando...

As dúvidas já começam quando o bebê nem saiu da barriga. Lembro de uma amiga que veio contar que a médica tinha lhe dito que, pela ecografia, o peso de seu filho estava acima do esperado para aquele período da gestação. “Será que ele está obeso? Será que terá problemas com o peso na fase adulta?”, perguntava ela. Na época, achei engraçado. Mas, logo depois, percebi que esse tipo de dúvida – que pode parecer boba ou não – multiplica-se na cabeça de mães e pais com o passar do tempo.

Com que idade meu filho ou filha deve começar a falar, a andar, a escrever, a ler, a dominar a letra cursiva? O que fazer se ele não tem amigos na escola, é agressivo, quando os dentes demoram a cair? E quando ele faz perguntas que eu não sei como responder, usa drogas, perde alguém muito próximo, não quer saber de estudar, não pensa em trabalhar, mesmo aos 25 anos? E se ela quer começar a namorar (mas só tem 13 anos!), entra em depressão, sofre para emagrecer ou para engordar?

Nossa, é tanto coisa. Alguns problemas atingem nossos filhos, outros sobrinhos ou filhos de amigos e conhecidos. Alguns conseguimos resolver sozinhos. Outros precisamos buscar ajuda – até profissional quando for o caso, mas como descobrir se é o caso? Saber que outras pessoas vivem o mesmo problema – e muitas já superaram essa fase -, que elas também tratam a questão com o mesmo grau de importância que nós, o que elas pensam sobre o problema e quais são suas experiências. Tudo pode isso ser o caminho – ou começo dele – para resolver uma situação que nos rouba o sono e a concentração.

Por isso a proposta principal deste blog é que vocês, pais e mães – e avós, tios, ou qualquer pessoa que tenha ligação com uma criança, adolescente ou jovem – tragam suas dúvidas. Elas serão publicadas e, durante a semana, outras pessoas que acompanharem esse blog poderão falar sobre o assunto e contar suas vivências na área. Após uma semana, será a vez dos especialistas darem sua opinião (pedagogos, psicólogos, pediatras, dentistas ou qualquer outro profissional que trabalhe na área em que a pessoa tem a dúvida). Portanto, participe: mande sua dúvida ou o seu comentário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]