• Carregando...
A prática é a melhor maneira de aprender a fazer qualquer coisa
| Foto: Unsplash

Costumo dizer com recorrência que somente a prática é capaz te ensinar como qualquer coisa precisa ser feita. É claro que preciso destacar a importância da formação, dos estudos e da própria leitura, mas acredito que aquele que não aprende através da teoria certamente vai aprender com as porradas da vida. Mas mesmo que se absorva certo nível de aprendizado e domine o que foi escrito, ainda assim volto a afirmar que só mesmo a prática é capaz de te mostrar como tudo funciona de verdade.

Nenhum livro, artigo ou entrevista conseguem te preparar para lidar com os desafios diários em uma empresa, por exemplo. O que estes materiais fazem é te dar uma noção do que pode acontecer e como você provavelmente deveria se portar diante das situações que lhe serão apresentadas. Agora, como você vai reagir para resolver, os métodos ou ações que vai desenvolver, só se adota na prática, analisando erros e acertos, além de resultados e métricas, claro.

Sabe aquele famoso ditado popular que diz que “a prática leva à perfeição”? Acredito que é realmente por aí. Talvez, em algum momento, você já tenha ouvido falar também sobre a regra das dez mil horas, que propõe que é necessária essa quantidade total de horas para se atingir um nível de maestria em uma habilidade, seja ela qual for.

O fato é que a prática por si só vai te proporcionar ter uma visão mais ampla de qualquer processo no qual esteja inserido, além, claro, de otimizar sua produtividade por já saber como fazer e quando, e aperfeiçoar suas ações.

Você sabia que o cerebelo elabora todo um sequenciamento de contrações musculares necessário para realização de uma ação/movimento, a elaboração dessas sequências é mediada por experiências vividas anteriores? Ou seja, essa estrutura tende a repetir padrões que deram certo e desfazer padrões falhos. Por isso desempenha importante papel na aprendizagem realizando ajuste fino e informando ao córtex motor para correção de erros na ação motora.

Pode-se considerar que sim, a prática é a melhor maneira de aprender a fazer qualquer coisa. Não se trata apenas do tempo dedicado a uma atividade, como muitas vezes é interpretada erroneamente, mas sim de contextualizar a atividade, tendo um motivo/objetivo para fazê-la e dedicando tempo de forma focada.

Considerando o momento que a humanidade está experimentando, este se torna um excelente momento para colocar em prática ideias e soluções, afinal, o que não faltam são novos problemas que surgiram recentemente em função da Covid-19.

Se for o caso, aprenda fazendo, comece, dê o primeiro passo. Talvez os maiores e mais bem sucedidos CEOs não se sentissem totalmente prontos ou preparados para enfrentar seus respectivos desafios quando o fizeram. No entanto, tiveram coragem e disposição de dar o primeiro passo, ações sempre terão como consequência movimento, nunca se esqueça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]