• Carregando...
sobremesa brasileira
Tradição nos almoços de domingo, Pudim de Leite é uma das sobremesas brasileiras entre as melhores do mundo.| Foto: Bigstock

Se tem uma coisa que os brasileiros sabem fazer bem, é uma bela sobremesa. E não estamos falando só de brigadeiro não, viu? O guia gastronômico TasteAtlas, conhecido por catalogar e promover ingredientes locais e receitas tradicionais de diversas partes do mundo, acaba de divulgar sua lista das "100 Melhores Sobremesas do Mundo". E adivinha só? O Brasil marcou presença. Seis sobremesas brasileiras, que estão sempre na nossa memória afetiva, aparecem no ranking. Inclusive, uma deles garantiu a medalha de prata.

A grande estrela da festa foi o nosso querido Bombocado. Essa sobremesa com berço português, mistura parmesão ralado, coco ralado, farinha, leite, manteiga, ovos e açúcar, ficou em segundo lugar no ranking. Imagina só, o Bombocado conquistando corações ao redor do mundo desde a época colonial.

Em um respeitável 21º lugar, temos o famoso Pavê - outra das sobremesas brasileiras campeãs dos encontrosde fim de semana. Com camadas de biscoitos champagne, creme, ovos, leite condensado e chocolate, esse doce está sempre nos melhores almoços de domingo dos brasileiros.

Na 31º posição, temos o Mousse de Maracujá, aquela sobremesa rápida e fácil que sempre salva a sobremesa de última hora. Sabor intenso e preparo descomplicado, não tem como não amar e se tiver chocolate então, fica mais do que perfeito!

sobremesas brasileiras
Mousse de maracujá é outro doce brasileiro que está entre os mais populares do mundo. | Bigstock

O clássico Pudim de Leite Condensado garantiu o 64ª lugar. Com sua receita tradicional que inclui leite condensado, leite integral, ovos e açúcar, essa é daquelas sobremesas brasileiras que nos faz lembrar das tardes na casa da vó. E o sucesso é tanto, que de tempos em tempos surge uma nova marca de confeitaria especializada em pudim.

Em uma honrosa (porém injusta, porque deveria estar entre os 10) 72ª posição, o Brigadeiro marcou presença. Feito com manteiga, cacau em pó e leite condensado, esse doce é um verdadeiro patrimônio nacional para os brasileiros. Inclusive, foi motivo de uma divertida confusão recentemente, nos Estados Unidos. Contei sobre a história no meu texto anterior, aqui na coluna.

E por último, mas com certeza não menos importante, o Curau chegou em 91º lugar. Feito com suco de milho verde, açúcar e leite, essa sobremesa é bastante tradicional na época das festas juninas e já ganhou o país inteiro.

O Brasil está de parabéns por ter tantos doces incríveis que conquistam paladares ao redor do mundo. Inclusive, daria para incluir mais uma dezena deles nessa lista... Então, se você ainda não experimentou essas maravilhas, eu preparei um mini roteiro de onde encontrá-las em Curitiba. Confira:

Onde comer em Curitiba as sobremesas brasileiras que estão entre as melhores do mundo

2º lugar – Bombocado – tradicional confeitaria que leva o nome do doce. (Av. Sen. Souza Naves, 840 - Cristo Rei)

21º lugar – Pavê – quem aprecia a sobremesa além dos domingos, pode encontrar durante a semana inteira, em oito sabores, na Mais Que Chocolate. (Rua Professor João Doetzer 560 – Jardim das Américas)

31º lugar - Mousse de maracujá – na Carolina Café + Doceria, tem durante a semana, o sabor tradicional com geleia e o a variação, com chocolate. A sobremesa é no potinho. (Rua Cel. Isaías Natel de Paula, 131 - Bom Retiro)

64ª lugar – Pudim de Leite Condensado – quem aprecia um pudim bem lisinho, encontra facilmente nO Pudim Perfeito. (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1612 - Loja B – Bigorrilho | R. Prof. João Falarz, 1500 - Loja 3 - Campo Comprido | Shopping Palladium)

72ª lugar – Brigadeiro – se tem um lugar em Curitiba onde é possível encontrar uma grande quantidade de variações de sabores, é nO Famoso Brigadeiro. (Rua Augusto Stresser, 1345 – Hugo Lange | Alameda Presidente Taunay, 1467 – Champagnat | R. Visc. do Rio Branco, 1380 – Centro)

91º lugar – Curau – tradicional das festas juninas, mas nas outras épocas do ano é possível encontrar na Casa da Pamonha, que tem barraquinha na Feirinha da Osório e na Feirinha do Largo da Ordem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]