Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Bancos querem punir com juros negativos quem guarda dinheiro

photo credit: Money! via photopin (license)

Esse é o tipo de coisa que os bancos, essas corporações angelicais, de fato fariam se pudessem e caso encontrassem uma boa justificativa para tanto.

Por enquanto, a coisa funciona assim: ao depositar dinheiro no banco, você está emprestando esse dinheiro a essa cândida e benemérita instituição (que até apoia o esporte e os eventos culturais).

Qualquer investimento, qualquer mesmo, é um empréstimo que você faz ao banco: poupança, CDB, LCI, LCA, Febeapá e outras sopas de letrinhas.

A caderneta de poupança, por exemplo, é um dinheiro que você empresta ao banco que, por sua vez, empresta ao setor de construção civil.

Em troca, o banco recebe bons juros das construtoras.

Mas principalmente recebe juros enormes de quem financiou o seu apartamento zero quilômetro comprado na planta com 12 metros quadrados.

Você, por sua vez, que emprestou dinheiro indiretamente às construtoras, recebe jurinhos ridículos por seu depósito/empréstimo. E fica feliz em recebê-los, como se o banco estivesse lhe fazendo um favor.

E, então, pode usá-los, os jurinhos ridívulos, para pagar os juros enormes do apartamento de 12 metros quadrados que comprou na planta.

É um sistema lindo e todos nós adoramos.

Mas os bancos centrais europeus e o Federal Reserve estão com uma ideia DO CAPETA.

Nem se eu fosse o próprio cramunhão, pé-redondo, luciferino da silva chifrudo de oliveira, não sei se eu teria essa ideia.

Com a desculpa de que os juros já estão mesmo pequenos e que as pessoas deveriam tirar o dinheiro de suas reservas bancárias para gastar mais e aquecer a economia, o plano é cobrar juros de quem deixar o dinheiro no banco.

Se você não consome e guarda dinheiro, você merece ser punido.

Não consumir é coisa de cidadão de segunda classe.

Porque esse tipo de gente não ajuda essa roda – que certamente beneficia a todos – a rodar.

Isso lá nos EUA e na Europa. Mas deixa essa moda pegar, os juros caírem e a economia se estabilizar novamente (o que vai acontecer mais ano menos ano) pra ver se os bancos, tão bonzinhos, não vão querer implantar a coisa por aqui.

Isso é tão absurdo que parece que eu estou delirando ou inventando, mas o artigo completo sobre isso está no Business Insider, em inglês.

Gostou deste post?

Então assine minha newsletter.

Me adicione no Facebook.

Me siga no Twitter.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.