• Carregando...
Bancos querem punir com juros negativos quem guarda dinheiro
| Foto:

photo credit: Money! via photopin (license)

Esse é o tipo de coisa que os bancos, essas corporações angelicais, de fato fariam se pudessem e caso encontrassem uma boa justificativa para tanto.

Por enquanto, a coisa funciona assim: ao depositar dinheiro no banco, você está emprestando esse dinheiro a essa cândida e benemérita instituição (que até apoia o esporte e os eventos culturais).

Qualquer investimento, qualquer mesmo, é um empréstimo que você faz ao banco: poupança, CDB, LCI, LCA, Febeapá e outras sopas de letrinhas.

A caderneta de poupança, por exemplo, é um dinheiro que você empresta ao banco que, por sua vez, empresta ao setor de construção civil.

Em troca, o banco recebe bons juros das construtoras.

Mas principalmente recebe juros enormes de quem financiou o seu apartamento zero quilômetro comprado na planta com 12 metros quadrados.

Você, por sua vez, que emprestou dinheiro indiretamente às construtoras, recebe jurinhos ridículos por seu depósito/empréstimo. E fica feliz em recebê-los, como se o banco estivesse lhe fazendo um favor.

E, então, pode usá-los, os jurinhos ridívulos, para pagar os juros enormes do apartamento de 12 metros quadrados que comprou na planta.

É um sistema lindo e todos nós adoramos.

Mas os bancos centrais europeus e o Federal Reserve estão com uma ideia DO CAPETA.

Nem se eu fosse o próprio cramunhão, pé-redondo, luciferino da silva chifrudo de oliveira, não sei se eu teria essa ideia.

Com a desculpa de que os juros já estão mesmo pequenos e que as pessoas deveriam tirar o dinheiro de suas reservas bancárias para gastar mais e aquecer a economia, o plano é cobrar juros de quem deixar o dinheiro no banco.

Se você não consome e guarda dinheiro, você merece ser punido.

Não consumir é coisa de cidadão de segunda classe.

Porque esse tipo de gente não ajuda essa roda – que certamente beneficia a todos – a rodar.

Isso lá nos EUA e na Europa. Mas deixa essa moda pegar, os juros caírem e a economia se estabilizar novamente (o que vai acontecer mais ano menos ano) pra ver se os bancos, tão bonzinhos, não vão querer implantar a coisa por aqui.

Isso é tão absurdo que parece que eu estou delirando ou inventando, mas o artigo completo sobre isso está no Business Insider, em inglês.

Gostou deste post?

Então assine minha newsletter.

Me adicione no Facebook.

Me siga no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]