• Carregando...
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal| Foto:
Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

1- Como voamos no sentido oeste (Chicago – Pacífico) e partimos de manhã, fomos acompanhando o Sol e não pegamos noite em nenhum momento da viagem. Sempre com claridade total fora das janelas. Portanto, não vimos a noite. Nosso dia com luz natural teve mais de 17 horas. Um “solstício” em pleno inverno do hemisfério norte!

2- Alugamos um modem Wi-Fi que pela internet https://www.econnectjapan.com. Tinhamos wifi o tempo todo conosco que podia ser compartilhado com alguns aparelhos.  Super prático, fácil e essencial!  Essa tecnologia tinha que estar disponível em todos os lugares do mundo!

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

3- O destino Japão, para viajantes independentes, não é para qualquer um.  A começar pelo o metrô de Tokyo que é para os fortes! E experientes! Confusão, pouca sinalização e ninguém que fale inglês!  São muitas linhas e empresas independentes que em algumas estações convergem entre si.Também no metrô, onde há cruzamentos que circulam mais de 3 milhões de pessoas, não se vê pedintes, artistas pedindo dinheiro, loucos e maltrapilhos, como é costumaz em NY, Paris, Londres. Vimos mendigos dormindo na rua perto do parque Shinjuku-Gyoen. Mas nas estações, nada. Talvez seja por isso também q não haja bancos nas estações.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

4- Se as calçadas são cheias de gente, não dá pra ter idéia do formigueiro que é nas estações subterrraneas de metrô.  São muito e muitos andares para baixo da terra, um labirinto de lojas, shoppings e plataformas de trens/metrôs.  Tudo muito grande.  Tudo muito cheio.

5- Estranhei muito as camas de todos os hotéis que ficamos.  São absurdamente duras. Sempre acordava de madrugada com dor nas costas e no quadril.   Durante as longas caminhadas nos passeios, a dor só aumentava. Os quartos/banheiros dos hotéis, em geral, são minúsculos.

6- A comida do Japão, já mereceu um post específico, pois é extremamente peculiar. 

https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/palpite-de-alice/gastronomia-no-mundo-parte-1/

  

7 – A poluição visual da comunicação deles! Não sei se é por causa dos sinais que ocupam muito espaço, ou se é porque usam muita informação…mas tudo é muito poluído e deixa a gente meio atordoado pra tentar assimilar qualquer mensagem. Até porque para nós ocidentais, buscamos imagens e números q é só o que conseguimos entender.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

8- O silêncio que impera nas ruas e nos metrôs! Não se escuta buzina absolutamente nenhuma. Os pedestres que caminham juntos, não se conversam. No centro, com milhares de pessoas passando, movimento dos carros, da pra se escutar os pássaros! No metrô, o silêncio também é absurdo! Não é que as pessoas falem baixo educadamente. Elas simplesmente não falam! Teclam o tempo todo. Mas não se escuta nenhuma voz ou som.

10- Não se vê uma sujeira no chão. E na mesma proporção, não se vê nenhuma lixeira pela cidade. O que nos leva a crer que eles carregam seus próprios lixos ate conseguirem dar um destino a eles.

11- Os vasos sanitários variam do mais rudimentar (aquelas patentes no chao) as super hiper high techs, que tem aquecimento, ventinho aqui, lá e acolá!!– Aqui tem um vídeo do vaso sanitário do nosso apartamento em Kyoto:

https://www.youtube.com/watch?v=C8FZthtVow4&feature=youtu.be

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

12- Ao contrário do que dizemos no Brasil que japonês é tudo igual, eles têm diferenças físicas muito marcantes. O que é quase unânime é que se vê muito pouca gente grisalha, careca e gorda!

13- Quase maioria absoluta das pessoas usa máscara.  Não importa idade, local…chama a atenção quem esta sem máscara!

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

14- As crianças voltam da escola sozinhas de metrô.  Fazem conexões, atravessam a rua, andam por dentro dos enormes labirintos das estações de trem – sem se perderem!  Crianças pequenas, de uns 4 anos!  Carregam suas mochilas nas costas e o uniforme parece de um inglesinho com bermudas, meias ¾ camisa e gravatinhas.  Não há a insegurança.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

15- Difícil encontrar pessoas caminhando e comendo ao mesmo tempo. Nos causou estranheza isso, pois há vários lugares nos labirintos do metrô, onde se compra comida e não há espaço pra sentar e comer.

16- Máquinas que vendem de tudo em todos os lugares!

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

17- No Japão, dirigem pelo lado direito, assim como na Inglaterra. No entanto, nas filas das escadas do metrô, os ingleses ficam parados do lado direito e caminham do lado esquerdo. No Japão é ao contrario.

18- Definitivamente os casamentos deles são muito diferentes dos nossos!

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

19- Shinkansen – trem bala chega a mais de 800km/h.  O trajeto mais longo que fizemos no trem bala foi de Tokyo a Hiroshima.  Mais de 800km de distância e não levou nem 5 horas de viagem (isso com baldeação de trens)! Os trens são super confortáveis, não treme e não chacoalha nada, tem carregador usb, alguns vagões com lugares marcados, alguns com leitos, passam vendendo lanches e o inspetor que passa conferindo os tickets faz reverência para cada vagão que entra e que sai.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

20- Sim, eu encontrei com o Keanu Reeves no aeroporto de Tokyo/Narita!  Levei um susto ao vê-lo e fiquei envergonhada de pedir para tirar foto com ele.  Depois criei coragem e pedi.  Posso assegurar que não é a simpatia em pessoa, como dá para ver na foto.  Ele é bem alto, interessante, vozerão e tem a pele do rosto marcada de espinhas.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Por Mariane Werneck Botelho

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]