• Carregando...
Estilo de vida e longevidade saudável
| Foto:

Como você define o seu estilo de vida?

Visual Hunt

 

A maneira como uma pessoa encara o dia a dia, incluindo hábitos alimentares, exercícios, momentos de lazer, relações afetivas e trabalho, influencia totalmente a qualidade de vida.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 73% dos fatores que levam a uma vida mais longa e saudável estão associados diretamente ao estilo de vida da pessoa. Por isso, para viver mais e melhor, é preciso seguir alguns cuidados e manter bons hábitos.

Como o estilo de vida influencia a sua saúde?

Para a OMS, saúde é “o completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psicoemocionais e sociais, e não a mera ausência de doenças ou enfermidade”. Com isso, entende-se que o estilo de vida que uma pessoa leva influencia diretamente a sua saúde como um todo.

Os hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, as relações sociais e afetivas, os momentos de lazer e o ambiente em que a pessoa vive, entre outros fatores, estão relacionados com sua saúde. Todos esses aspectos definem a qualidade de vida, ou a falta dela.

Além disso, o estilo de vida contribui mais para a longevidade que fatores genéticos. Muitas pessoas pensam que, como os pais viveram até uma idade avançada, tendem a viver tanto o mais que eles. No entanto, uma pesquisa da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, publicada no Journal of Internacional Medicine, aponta que não é bem assim.

O estudo divulgou dados que indicam que a idade dos pais está pouco relacionada à expectativa de vida dos filhos. Isso comprova que, na verdade, o estilo de vida é o fator determinante no momento de avaliar a longevidade.

Maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, emoções reprimidas e estresse excessivo desencadeiam doenças, prejudicam o bem-estar, atrapalham a produtividade no trabalho e contribuem negativamente para uma longevidade saudável.

Sabia que existem regiões na Terra aonde as pessoas facilmente chegam aos 100 anos de idade, e levam uma vida cheia de vigor, saúde e energia?

Essas regiões foram designadas de Blue Zones, e alguns pesquisadores estudaram as comunidades dessas regiões para saber quais os fatores que elas têm em comum e que lhes permite atingir essa invejável longevidade.

As 4 Blue Zones estudadas:

1. Província de Nuoro (Ilha da Sardenha, Itália)

2. Zona Norte da Ilha Principal do Arquipélago de Okinawa (Japão)

3. Adventistas do Sétimo Dia da região de Loma Linda (Estados Unidos)

4. Península de Nicoya (Costa Rica)

Segredos dos Longevos da Blue Zone

1. Mover-se naturalmente – As pessoas dessas comunidades não praticam exercício físico, elas praticam atividade física. Em seu dia-a- dia, elas seguem rituais e práticas que as obrigam a se movimentar: deslocam-se à igreja a pé, batem os bolos à mão, sobem e descem escadas várias vezes ao dia, seus trabalhos rurais exigem esforço e movimentação, etc.

2. Ritmo de vida calmo – Essas pessoas vivem a vida mais devagar.

3. Oração e propósito de vida – Elas oram e vivem profundamente suas crenças religiosas. Essas pessoas tem um propósito de vida, o que as faz acordar todos os dias.

4. Beber um pouco de vinho às refeições

5. Dieta à base de plantas e frutas – Não quer dizer que essas pessoas não comam carne e outros produtos de origem animal, mas a maioria dos produtos que ingerem são de origem vegetal (ou seja, alimentos naturais e alcalinizantes)

6. Estratégias para não comer em excesso – Elas comem em pratos menores e não colocam a comida toda na mesa.

7. Família em 1º lugar – Essas pessoas colocam a família acima de tudo. Elas cuidam de suas crianças e também de seus pais idosos.

8. Sentido de pertencimento – Elas participam ativamente das comunidades onde vivem.

Se você não tem a sorte de viver na Blue Zone, que tal seguir as dicas abaixo para ter mais saúde, viver mais e melhor?

Mantenha uma alimentação saudável e balanceada

Evite alimentos ricos em gordura, açúcares e sódio, preferindo opções frescas e naturais no lugar de produtos industrializados. Beba de um litro e meio a dois litros de água por dia. Esses cuidados ajudam a evitar doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.

Pratique atividades físicas regularmente

Podem ser caminhadas, corridas, natação, musculação ou o esporte da sua preferência, mas o importante é manter o corpo ativo e fazer algo que se goste, prevenindo assim o sobrepeso, a depressão, o estresse e garantindo uma boa mobilidade das articulações.

Pode ser interessante experimentar diferentes tipos de movimento e ver como eles trabalham para você e seu corpo. Escolher movimentos que ajudam a criar equilíbrio interior melhoram sua saúde geral.

Que tipo de exercício ou movimento consciente você gostaria de experimentar esta semana?

Durma bem

O tempo adequado varia em cada fase da vida. Em geral, para os adultos, é indicado dormir sete horas por noite para uma vida mais saudável, sendo até mesmo um segredo para a longevidade.

Reserve um tempo para o lazer

Para aliviar o estresse e a ansiedade do dia a dia, grandes causadores de doenças emocionais e físicas, tenha momentos de lazer. Relaxar e se divertir combate desgastes mentais, proporcionando sensação de bem-estar.

Tenha bons amigos

Uma pesquisa da Universidade Brigham Young, dos Estados Unidos, divulgou que as pessoas solitárias vivem 50% menos. As amizades fortalecem a saúde, ajudando no tratamento e na prevenção de uma série de doenças.

Agradeça, mesmo que não queira

Estamos muitas vezes tão ocupados e preocupados com nossos afazeres, que nos esquecemos de apreciarmos o que já temos e quem realmente somos.

Nós todos ansiamos por algo mais, algo mais profundo que melhore nossas vidas e nos dê uma sensação de verdadeira realização na vida. Ao focar no positivo e prestar atenção às experiências que te levantam e dão significado à sua vida, você começa a atrair mais do mesmo em sua vida. A perspectiva é tudo. Tenha um ponto para fazer uma pausa, apreciar a si mesmo, seus dons e preste atenção ao momento presente.

Inspire e expire lentamente

Provavelmente você pouco presta atenção à respiração, mas saiba que respirar de maneira errada pode causar sérios problemas à saúde em geral.

O ciclo incorreto da inspiração-expiração do ar altera todo o metabolismo da pessoa, fazendo com que os órgãos fiquem em déficit, o que pode causar aumento da pressão arterial, dor torácica, sobrepeso e obesidade.

Como você pode mudar para ser mais saudável feliz e realizado?

Como é o seu estilo de vida? O que você faz para se sentir melhor no dia-a-dia e garantir uma longevidade saudável?

Por Luciane Werneck Botelho

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]