• Carregando...

Do South Bronx para o mundo, os jovens da periferia norte americana conseguiram emergir e instalar sua cultura a partir da década de 70. O Hip Hop caracterizado pelos Mestres de Cerimônias/Rapper’s (RAP = Rhytm and Poetry), DJ’s (Disc Jockey), B.Boys (dançarinos de Break) e Graffiteiros (artes plásticas), jamais imaginavam que a cultura viria se tornar algo “Main Stream” e que isso passaria a influenciar globalmente as novas gerações.

Com uma visível mistura de tendências sonoras, artísticas e audiovisuais, a moda não fica de fora. Nos últimos 40 anos ou mais, o gênero Hip Hop fez o seu caminho através de tantas transformações, atravessando todos os elementos diferentes da cultura. A notável popularidade emergente fez rappers e artistas da comunidade entenderem que eles tinham uma visibilidade muito mais abrangente do que apenas seus relatos musicais. Eles entenderam que as formas como se vestiam também influenciava, e isto foi o fator determinante para que a moda entrasse de forma definitiva neste coletivo.

Run DMC foram ícones da “Golden Era” do hip hop, tanto musicalmente quanto esteticamente. Quando entraram na cena no inicio dos anos 80, foram o primeiro grupo a receber patrocínio de uma marca esportiva. Usavam agasalhos de treino Adidas, tênis shell toe Adidas, também víamos jaquetas Varsity estilizadas, chapéus ou boinas da marca Kangol, além da inserção de jóias como parte oficial do figurino. Desde esta época também se criou uma cultura entre os Rapper’s ostentarem uns contra os outros os seus valiosos “Chains” – Cordões em grandes dimensões normalmente em ouro puro, acompanhados de grandes pingentes também em ouro, às vezes ouro branco e com detalhes em pedras preciosas como diamantes.

Adidas Run DMC(crédito: Nic Taylor Photography via Visualhunt)

Outra característica marcante deste início dos anos 80 foi à influência do nacionalismo negro. Esta expressão trouxe para a moda o mix de estampas étnicas com cores vibrantes que iam do amarelo ao vermelho com detalhes em verde e preto e muitas combinações coloridas. Essa mixagem de cores é muito evidente quando se assiste videoclipes de Salt-n-Pepa, Fresh Prince, Queen Latifah, Public Enemy entre outros.

Já no início da década de 90 outra transformação marcante no visual da cultura foi a forma gangster de se vestir. Não estamos falando do “Gangsta” – sub-gênero da música Rap e sim dos Gangsters do início do século. Estilo original com ternos, gravatas, sapatos de jacaré, camisas de seda e fedoras. Referências que continham este visual em seus armários são Snoop Dogg, Nate Dogg, Puff Daddy, Eric B & Rakim, Notorius B.I.G, entre outros.

Kanye West, Lollapalooza Chile 2011 (crédito: Super 45 | Música Independiente via Visualhunt)

Em 2004 Kanye West eclodiu na mídia e seu estilo autêntico distinguiu-o como um Trend Setter. Muitos o consideram o único responsável por catalisar a integração da alta moda no hip hop como a entendemos hoje. A$AP Rocky também se tornou um queridinho nas referências de moda, conhecido por balançar designers de moda, tais como Jeremy Scott, Rick Owens, e Raf Simons. Snapbacks, tatuagens, jeans skinny apertados, tênis Vans e muitas referências do streetwear são os componentes chave na fórmula para Swag, estilo visto nos rappers da atualidade como Kendrick Lamar, Wiz Khalifa, entre outros.

Como pudemos observar, desde o seu nascimento, a moda no hip-hop tem passado pelos mais variados tipos de transformações que se pode imaginar. A diversidade, a inovação, a cada década, conseguiu desenvolver algumas das tendências mais criativas, hoje os consumidores da moda, nem sempre são seguidores, fãs ou sabem algum fato sobre o hip-hop, o movimento cultural que saiu dos guetos e ganhou notoriedade, peças que qualquer pessoa possui em seu guarda roupa, boné, correntes, agasalho esportivo, tênis cano alto, de alguma forma fazem ou fizeram parte desta cultura. Moda é expressão singular, é arte, é uma forma de agir e uma identidade de ser.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]