• Carregando...
Rugby? Mas…para mulheres?
| Foto:

*Créditos da foto: Alexandre Loureiro

 

O Rugby é uma variação do “football” inglês. E sim, apesar de ser um esporte de intenso contato físico é praticado por mulheres, mulheres brasileiras e mais, muito bem praticado por elas!

Conversei com Haline Scatrut, curitibana de 23 anos e atleta olímpica da seleção brasileira de Rugby de Sete ( seven), esporte estreante nesta edição dos Jogos Olímpicos no Rio.

A minha curiosidade era de como uma adolescente pôde se interessar por um esporte tão pouco conhecido em nosso país?

Desde pequena, ela me conta, que já gostava de esportes. “ Eu fugia da sala de aula para ir ter aula com a minha mãe, que é professora de Educação física”, me disse Haline. “ Todos os anos do ensino fundamental eu joguei os Jogos escolares, ganhei muitas medalhas porque jogava todas as modalidades… ”

*Créditos da foto: Getty Imagens

 

Mas como ela encontrou o Rugby afinal? Através do padrasto Sergio Orlando Jimenez, ex- jogador de Rugby em Florianópolis que suspeitou do talento de jogadora em Haline. Treinando por apenas seis meses no time do clube do Desterro, na capital de Santa Catarina, o talento da menina de 18 anos realmente se revelou e ela foi chamada para jogar no Curitiba Rugby Clube.

Atraída pela oportunidade de bolsa na Faculdade Uniandrade, ela aceitou a proposta do clube da cidade de Curitiba e a caminhada rumo a seleção brasileira e as Olimpíadas estava iniciada.

Não pense que apenas nascer uma atleta já te faz uma atleta olímpica. A rotina de treinos é pesada. São de cinco a sete quilômetros de corrida por dia somados aos treinamento de técnica e de fortalecimento na academia. Os treinos começam diarimente ás 08:00h e se encerram ás 15:00h.

A caminhada de Haline com o time nacional é repleta de sucesso. A seleção Brasileira de Rugby Sevens feminina é invicta no Campeonato Sul Americano há simplesmente 11 anos. No Pan americano ficaram atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá. E nas Olimpíadas, fecharam em nono lugar!

O ambiente familiar também influenciou e muito na composição da Haline atleta. A mãe, Rosanne Goretti sempre prezou pela alimentação saudável da família. Hali me disse: “ …ao invés de me dar pirulito, ela me dava cenoura!”

Hoje, graças a sua educação alimentar, ela consegue com facilidade manter a difícil dieta de um atleta de alto rendimento. Durante dois anos ela treinou e morou com a seleção brasileira em São Paulo dividindo um apartamento e a cozinha – opa! A cozinha não. A cozinha era somente dela. Ela era a cozinheira da casa!

Com o acompanhamento de uma nutricionista, Haline e a seleção chegaram aos Jogos Olímpicos com excelente condicionamento físico.

O Rugby diferentemente dos esportes de endurance como por exemplo o ciclismo, maratona e triathlon, necessita de força e explosão muscular. As partidas são disputadas em dois tempos de sete minutos cada onde as corridas de arrancada devem ser as mais potentes possíveis para levar a bola até o outro lado do campo adversário.

Finalizo então a minha conversa com Haline com perguntas sobre a suplementação de uma atleta olímpica e de um esporte tão diferente do meu ciclismo. Ela me disse que usa proteína – BCAA – beta alanina e creatina.

Haline já voltou para a cidade de Curitiba depois das olimpiadas e para a academia de alto rendimento. A academia do Curitiba Rugby Clube fica situada na Rua Manoel Virginio de Souza, 1020 – na Secretaria de Esportes do Paraná onde é desenvolvido um projeto social. O projeto consiste em ensinar o Rugby para crianças entre 10 e 14 anos de escolas municipais de Curitiba.

Me obrigo a citar os nomes das empresas responsáveis em manter a estrutura do time do Curitiba Rugby Clube, que viabiliza o treinamento e a formação de talentos olímpicos como o de Haline.

São eles: Faculdade Uniandrade, Volvo do Brasil, CCR Rodovias, Cantina do Délio e Picanha Brava restaurantes e ao programa doTalento Olímpico do Paraná.

““A Função básica do esporte é promover o desenvolvimento pessoal formando um cidadão saudável, equilibrado e produtivo, tornando-o útil às pessoas à sua volta. “ Nuno Cobra

Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente triatleta.

Facebook Fanpage – https://www.facebook.com/cynthiaduartebike

Instagram – @cybike

ciclismocampeao@outlook.com

www.ciclismocampeao.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]