Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

A surpreendente combinação de trufas nas sobremesas da Laysa Durski

Figos gratinados com zabaglione

Figos gratinados com zabaglione, uma delicada combinação das frutas gratinadas, o creme italiano e as lascas de trufas. (Foto/ Anacreon de Téos)

Laysa Durski

Laysa Durski, DNA da cozinha e ótima graduação de Le Cordon Bleu. (Foto/ Divulgação)

 

Dome de mascarpone e vanilla com peras caramelizadas

Dome de mascarpone e vanilla com peras caramelizadas e trufas. (Foto/ Anacreon de Téos)

Dias atrás escrevi aqui sobre as noites de trufas promovidas pelo Restaurante Durski. Foram apenas três, na terceira edição de seu “Festival do Tartufo Bianco”, e todas elas lotadas, apesar de o preço poder assustar à primeira vista.

À primeira vista, apenas, pois sabe-se que a trufa in natura é caríssima, como caríssimo é o caviar, como caríssimos são alguns vinhos e champagnes. Paga-se o preço da qualidade, do sabor inusitado e da sensação que não explica e não se descreve. Sente-se, apenas.

Tive a oportunidade de encontrar uma brecha entre as tantas reservas numa daquelas noites e, evidentemente, saí de lá extasiado. Pelo cardápio em si, todo constituído de maneira a não roubar o sabor único da trufa branca. Ovo frito, massa na manteiga, risoto de parmesão e umas costeletas de cordeiro.

Mas o que me deixou mais impressionado foram as duas sobremesas, da lavra de Laysa Durski, chef pâtissière da casa e que tem no gene o dom da inspiração na cozinha que o pai, Junior Durski, plantou a partir da fundação do restaurante.  E que assumiu o comando da confeitaria da casa não por ser a filha do proprietário (também isso, claro), mas por ter terminado entre as primeiras colocadas na graduação do concorrido curso da Le Cordon Bleu, na França. Ou seja: pastisseira de responsa!

Porque harmonizar o delicado sabor da trufa com açúcar é muito complicado. Qualquer erro de mão e lá se vai uma bela experiência. E Laysa proporcionou duas deliciosas experiências. Primeiro, com uma Dôme de mascarpone e vanilla com peras caramelizadas, que receberam, à mesa, o toque definitivo das trufas. Dôme é uma meia esfera, que, no caso, é de um creme de mascarpone gelado, que vem apoiado sobre os nacos de pera. Nenhum sabor invasivo, todos discretos e personais.

A sobremesa seguinte foi ainda mais interessante: Figos gratinados com zabaglione. Levemente gratinados, os figos, em metades, foram ajeitados sobre o elegante creme italiano, de ovos e Marsala, combinação pronta para receber as trufas. Inesquecível.

Nova chance

Trufas Durski 1

Trufas frescas tratadas como devem ser. São apresentadas aos clientes em caixa de joias. (Foto/ Anacreon de Téos)

Voltei a lembrança de noite tão saborosa, com sobremesas tão surpreendentes, porque o Restaurante Durski está anunciando um repeteco no cardápio das trufas. Por tempo limitado, disponível juntamente com o cardápio normal do restaurante. E as duas sobremesas estão no menu, com direito ainda a mais uma, Sorvete artesanal de vanilla em favas.

Em relação aos pratos salgados, também duas novidades, além dos já citados: Ravióli com recheio de ovo caipira e Ravióli com recheio de ricota e molho de queijos. Ambos, a exemplo dos demais pratos, com direito à adição das trufas laminadas na hora, à mesa, exalando todo o perfume singular.

Por mais alguns dias, portanto. Depois, só no ano que vem.

Tajarin com manteiga italiana e salvia

Tajarin com manteiga italiana e sálvia, um dos pratos do cardápio especial de trufas do Durski. (Foto/ Anacreon de Téos)

Polenta cremosa com trufas

Polenta cremosa com trufas, uma das opções de entrada do cardápio extra. (Foto/ Anacreon de Téos)

Avenida Jaime Reis, 254 – São Francisco

Reservas: (41) 9166-8955

 

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.