• Carregando...
Mignon Pachamanquero – filé mignon grelhado com molho pachamanca, preparado com erva huacatay, coentro e salsinha.
Mignon Pachamanquero – filé mignon grelhado com molho pachamanca, preparado com erva huacatay, coentro e salsinha.| Foto: Divulgação

Dias atrás escrevi aqui sobre uma “Parrillada peruana”, lembrando que nem só o ceviche representa a comida do Peru. Rica gastronomia, diga-se, hoje o principal polo reconhecido de sabores da América.

Volto ao assunto devido ao menu temático da Peru Week, campanha de promoção do turismo e da gastronomia, organizada pela Comissão de Promoção para a Exportação e o Turismo (Promperu), vinculado ao Ministério de Comercio Exterior e Turismo (Mincetur) daquele país. Week, na gastronomia, já não significa mais uma semana. Podem ser duas ou três e aqui, nesse caso, também é assim. Começou no início do mês e vai até o próximo dia 15 (terça-feira da semana que vem).

O restaurante peruano QCeviche Batel!, localizado no lobby do Novotel Curitiba Batel, está com um cardápio completo para o evento. São seis sugestões no total e a sequência contempla entrada, prato principal e sobremesa.

O menu, assinado pelo chef peruano Isidoro Troyes, custa R$ 89 por pessoa, e tem como destaque, aos que não conhecem a fundo a gastronomia deles, os dois pratos principais: Risotto Morado e Mignon Pachamanquero. Sim, no Peru tem risoto e tem também consumo de filé mignon.

Risotto Morado - feito com suco de Maíz Morado (o milho roxo peruano) e queijo parmesão, acompanhado de filé de salmão grelhado e chalaquita de mangas.
Risotto Morado - feito com suco de Maíz Morado (o milho roxo peruano) e queijo parmesão, acompanhado de filé de salmão grelhado e chalaquita de mangas.| Foto: Divulgação

O Risotto Morado é uma opção cremosa, feita com suco de Maíz Morado (o milho roxo peruano) e queijo parmesão. A sugestão vem com filé de salmão grelhado e chalaquita de mangas – chalaquita é diminutivo de chalaca, molho muito usado por lá). A segunda sugestão, o Mignon Pachamanquero, consiste em filé mignon grelhado com molho pachamanca (prato tradicional andino) preparado com erva huacatay (uma espécie de menta peruana), coentro e salsinha. O prato é servido com mix de batatas salteadas, milho e queijo minas grelhado, acompanhado de canchita (milho torrado) e chips de batata doce.

O cliente pode escolher um dos dois para montar seu menu, que também tem duas escolhas disponíveis para a entrada. Claro que uma delas é o já citado ceviche, indispensável em qualquer montagem de pratos peruanos. Aqui, o clássico Ceviche de Pescado é preparado com cubos de tilápia fresca e suco de limão, leva pimenta dedo-de-moça, coentro, cebola roxa e o indispensável Leche de Tigre – o leite de tigre, feito com suco de limão, pimenta, cebola, alho-poró, coentro, alho, gengibre e caldo de peixe, a base de qualquer ceviche. O prato é servido com batata-doce e milho verde.

Já a Causa Crocante apresenta porções de purê de batata (frio), temperados com limão e especiarias peruanas, empanadas e fritas, servido com abacate, frango desfiado, molhos à huncaína e rosé, ovos de codorna e azeitonas pretas.

De sobremesa, a escolha fica entre Pudín de Quinoa (preparado com leite condensado e quinoa caramelada) ou o Pionono, um rocambole à base de pão de ló, recheado com manjar de suspiro limeño e coberto com mel de picarones.

Pudín de Quinoa.
Pudín de Quinoa.| Foto: Divulgação

Conheço o trabalho e a inspiração do chef Isidoro Troyes e aprecio os pratos que ele faz. Para quem gosta de ceviche, vale a experiência, também para poder ir muito mais além na riqueza da comida peruana. Para quem quer só sabores novos, mais ainda.

Confirmando, o menu com os três estágios custa R$ 89 por pessoa e é servido diariamente, das 12h às 14h30 e das 19h às 22h.

Peru Week no QCeviche Batel!

Rua Doutor Pedrosa, 288 - Centro.

Fone: (41) 3197-2750

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]