Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Cerveja (de presente) em vez de chocolate. Por que não?

Cerveja para harmonizar com chocolate? Hoje existem várias e, assim como o vinho, o desenvolvimento na fabricação de cervejas permite que todo tipo de combinação seja possível, da entrada, ao prato principal e à sobremesa de uma boa refeição.

Como é o caso da Petroleum Baunilha, uma nova versão da cultuada Petroleum, da DUM, releitura da receita clássica, com sabor e aroma na medida para combinar com o período. Na campanha de lançamento, inclusive, a cervejaria propõe que a cerveja seja presente de Páscoa, em vez do tradicional chocolate.

A novidade, com 12% de teor alcoólico, consagra o estilo Cocoa Imperial Oatmeal Stout. Seu sabor, que lembra um cappuccino, tem um início mais adocicado e amendoado, suavizando o torrado, mas com um final característico da Petroleum e o seu sabor único.

A versão Baunilha ganhou corpo com os toques de Saulo Calliari, da Cipria – Especiarias Raras. Ele é amigo dos cervejeiros da DUM, os sócios Julio Moutinho, Luiz Felipe Araujo e Murilo Marecki Foltran, que buscavam criar novas receitas a partir de sua tradicional cerveja. Calliari apresentou algumas propostas em especiarias que combinariam com o sabor da Petroleum e o trio elegeu a baunilha. Mais especificamente, uma baunilha grade A, a melhor do lote, importada de Uganda.

As especiarias foram adicionadas na Petroleum por meio de uma técnica de extração sob pressão, aprendidas com Denny Conn e Drew Beechum, da Experimental Brewing, em 2015. Aveia e cacau completam a receita. Taí uma interessante opção de presente de Páscoa, indo além dos ovos de chocolate, ao preço de R$ 35 a garrafa de 355 ml. Pode ser encontrada em bons supermercados e nas lojas especializadas.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.