• Carregando...
Chalet Suisse lança nesta quinta o novo Prato da Boa Lembrança: Tagliatelle com camarões flambados no Pernod
| Foto:

Tagliatelli com camarões flambados ao Pernod, o novo Prato da Boa Lembrança do restaurante Chalet Suisse. (Foto/ Divulgação)

Fiquei fascinado pelo prato. Foi em dezembro, no Festival de Frutos do Mar promovido pelo restaurante Chalet Suisse. Foram três semanas de cardápios especiais, com opções de pratos já servidos na casa e outros lançamentos, tanto para as entradas quanto para os pratos principais.

Entre os pratos principais um já me chamou a atenção logo de chofre: Tagliatelle com camarões flambados no Pernod. Só poderia dar certo. A sugestão de combinação de sabores era muito atraente. Sendo assim, não tive dúvida e pedi o prato.

Irresistível! A massa, em duas cores (amarela e verde) veio al dente, como deve ser servida. E o camarão, de bom tamanho, ficou ótimo, refogado com estragão e depois flambado com Pernod. Lembro-me de ter, na ocasião, pedido a receita para o Alexandre Saredi – um dos proprietários da casa e filho do chef a proprietário Arthur Saredi, criador do prato, com base em um que ele tinha no restaurante Chez Arthur nos anos 90 – e ele me passou assim, de boca, tão simples ela era. Mas deixou uma advertência: não adianta flambar com outra bebida, mesmo de anis, que o resultado não será o mesmo.

Metido do jeito que sou saí pela cidade em busca do Pernod, o mais famoso dentre os pastis franceses. Perambulei pela cidade e só fui encontrar na Adega Brasil Delicatessen (algo em torno de R$ 180, mas não sei se ainda tem), lá nas Mercês. E dali uns dias fiz o prato em casa. Então foi a minha vez de ganhar elogios, tão saboroso ficou.

Pensei até em publicar a receita, recomendando o prato. Mas como o restaurante entraria em recesso no dia 23 e Alexandre havia contado da possibilidade de tê-lo incluído no cardápio definitivo no retorno, em janeiro, dei um tempo. Maior ainda quando fiquei sabendo da decisão de torná-lo o Prato da Boa Lembrança desta temporada.

Prato da Boa Lembrança

O novo Prato da Boa Lembrança do Chalet Suisse.

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança possui associados em todas as regiões brasileiras, contando com uma rede de chefs e empresários de grande representatividade no país. O símbolo característico da instituição é o Prato da Boa Lembrança – peça decorativa, produzida de forma artesanal, em cerâmica pintada à mão, que é ofertada aos comensais que visitam os restaurantes associados e degustam a receita exclusiva da Boa Lembrança ou participam dos eventos promovidos pela ARBL com a proposta de estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição.

O Chalet Suisse foi incorporado em 2015 e o primeiro prato servido foi o Riz Casimir. Em 2016 foi a vez do Filet mignon ao molho de queijo gruyère, que foi o maior sucesso e vendeu quase mil pratos.

E o Tagliatelle com camarões flambados no Pernod foi mesmo o escolhido para ser o Boa Lembrança de 2017, com expectativa da casa de ultrapassar esse número de pratos vendidos. O valor será de R$ 110 e o cliente leva o prato como recordação – preço adequado aos ingredientes, pois camarão, estragão e pernod custam um pouco mais do que produtos mais comuns na cozinha.

O lançamento oficial do novo prato será nesta quinta-feira (09).

A receita

Sim, sei que muitos ficaram interessados na receita. Lá vai, então – embora não tenha o mesmo charme de quando é servida no restaurante, com direito a ganhar o Prato da Boa Lembrança.

Tagliatelle com camarões flambados no Pernod

Refogue 200g de camarão na manteiga, com um pouco de cebola e tomate picados.

A seguir, flambe com 50 ml de pernod.

Acrescente molho bechamel, duas colheres (sopa) de nata fresca, estragão e sal a gosto. Deixe ferver por 1 minuto e sirva com o tagliatelle cozido al dente.

Rendimento: 1 porção.

Chalet Suisse – Cozinha Internacional

Rua Fancisco Dallalibera, 1428 – Santa Felicidade

Fone: (41)3364-7889

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]