• Carregando...
Claudinha Krauspenhar assume o comando do Vin Bistro
| Foto:

Claudia Krauspenhar voltou ao dia a dia da boa comida, como nova sócia do Vin Bistro. (Foto/ Divulgação)

O sonho de todo chef de cozinha é ter, um dia, seu próprio restaurante.

Alguns não se dão bem (a grande maioria, eu diria), pois atropelam os fatos e, já de pronto, partem para um empreendimento próprio, sem ao menos terem passados por estágios ou vínculos com outras casas e subordinação a outros chefs. São aqueles que se formam em escolas de gastronomia e já se sentem habilitados a gerir um empreendimento, que vai muito além das panelas ou das compras de insumos.

Cozinha é um aprendizado, um lento aprendizado, um quase-eterno aprendizado. E só se dá bem quem consegue superar todas as etapas, sem atropelos, dando tempo ao tempo para que tudo se encaixe e se resolva. Daí, feito isso, o resultado mais comum é o sucesso.

Caso de Claudinha Krauspenhar, que, depois de muitas jornadas na gastronomia, está agora com seu próprio restaurante. A chef adquiriu a parte de Ronaldo Bohnenstengel – que está de mudança para a Itália – no Vin Bistro e é, desde o início do mês, a nova comandante da casa, responsável por ditar toda a linha gastronômica e a gerir sua execução.

Paranaense de Foz do Iguaçu, Claudia formou-se em direito e, como gostava de cozinhar, decidiu via a Curitiba fazer o curso de gastronomia do Centro Europeu. A ideia era terminar o curso e voltar para casa, mas se encantou pela cidade e foi ficando, encontrando caminhos para trabalhar na nova área que havia escolhido. Depois de trabalhar na Adega Brasil, foi convidada pelo empresário Eduardo Deboni – por indicação do chef Alexandre Bressaneli, que havia sido seu professor no Centro Europeu – a assumir a cozinha do Restaurante Edvino (fechado em 2014), que estava para inaugurar, em meados de 2007.

Foi a primeira grande experiência. E muito bem sucedida. Em 2008 foi indicada “Chef Revelação” pelos jurados da revista Veja e, já reconhecida, permaneceu por lá durante mais um tempo, carimbando a certeza de que “havia nascido para servir e a comida é a minha melhor maneira de distribuir amor” – como costuma dizer.

Depois do Edvino fez estágios em São Paulo, estudou muito, fez muitos cursos, estágios e amadureceu. Trabalhei sozinha por muito tempo, atendeu seus clientes na sua própria casa (organizou incríveis “jantares secretos”, nos quais os comensais só tinham conhecimento do cardápio ao chegarem ao local) e na casa deles por muitos anos.

Em 2013 voltou para o banco da escola e fez Pós Graduação em Gestão da Gastronomia, na Universidade Positivo. E aí, nesses últimos anos, já se sentiu suficientemente preparada para encarar um empreendimento maior. O convite para o Vin, que perderia um de seus sócios, chegou até ela por parte de um amigo muito querido em um momento muito certo.  E o resultado disso foi o melhor desfecho possível. “Estou muito feliz, realizada. Descobri nesses anos, recebendo as pessoas em casa, que, além de cozinhar, meu grande prazer é receber, ver a mesa cheia, a casa cheia, ouvir as risadas, enfim. Agora é a hora de fazer isso acontecer pra valer, aqui no Vin” – completa Claudia Krauspenhar.

Clique para conferir o novo cardápio do Vin Bistro.

Claudia não vai ficar na cozinha e sim na gestão, na direção do restaurante. O comando das panelas permanece sob responsabilidade do chef franco-argentino Emiliano Damion, que assumiu em outubro. Mas nem por isso deixou de ter participação decisiva na criação do novo cardápio da casa – a quatro mãos com Damion -, que começou a ser servido no último fim de semana.

O Vin Bistro continua com o foco na cozinha internacional – base franco-italiana – e o cardápio novo reinclui pratos com massas feitas na casa, o que havia sido suprimido nos últimos tempos. Há novidades em todos os itens, de carnes, massas, peixes e frutos do mar (confira o cardápio completo em anexo).

O restaurante, inaugurado em 2009, sempre marcou pela boa comida e pelo ambiente acolhedor. A chegada de Claudia Krauspenhar à casa apenas reforça esses fatores, dando a certeza que virão ainda momentos melhores pela frente. Pois, como ela mesmo diz, agora é o momento de fazer acontecer.

Lagosta grelhada com linguini ao molho de laranja e limão, um dos novos pratos do cardápio do Vin Bistro. (Foto/ Luis H. Rocha)

Vin Bistro

Rua Fernando Simas, 260 – Bigorrilho

Fone: (41) 3225-3444

(O restaurante funciona de segunda a sábado, para almoço e jantar)

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]