
De chofre, assim, soa meio estranho. Como assim, italiano? Mas é esse mesmo o nome do restaurante: The Cugi’s Ristorante. Escrito em inglês, mas com um significado italiano. Cugi, em dialeto, vem de “cugino”, que significa primo na língua da Bota. E tem a ver com a fundação do restaurante, aberto em março de 2013, em Santa Felicidade, pelos primos Beatriz de Lorenzi Abati e Gustavo de Lorenzi Gastaldon.
Depois de 15 anos de Itália, voltaram para cá dispostos a mostrar o que de melhor assimilaram da gastronomia daquele país. E trouxeram, a tiracolo, Matteo Bresciani, italiano nato, amigo dos tempos de lá e que se tornou também primo por conta dessas artes do Cupido.
Gustavo e Matteo cozinham juntos no The Cugi’s – que eles também, internamente, chamam de Cugi’s Ristorante, aí no melhor sotaque italiano -, encarregados de um cardápio muito bem elaborado, passando por alguns pratos clássicos e apresentando algumas interessantes combinações de ingredientes para outros mais modernos.
Pois nessa quinta-feira (10) que se aproxima, haverá uma boa chance de degustação de alguns dos pratos da casa. Melhor ainda: harmonizados com os vinhos da vinícola Sartori, de Verona, uma casa fundada em 1898 e que, desde então, vem produzindo vinhos de linha de frente no país e hoje dirigida pela quarta geração dos fundadores, os irmãos Pierumberto e Franco Sartori.
O menu-degustação do evento será aberto pelo vinho Rosato delle Venezie, a escoltar uma Composizione di tartare di carne, crouton, melanzane e mozzarella (Composição de tartar de carne com crouton, berinjela e muçarela de búfala).
O Medaglione di polenta alla griglia com asiago e speck, funghi champignon trifolati e vellutata di tartufo bianco (Medalhão de polenta grelhada com queijo aziago, speck e cogumelos paris com creme de trufas brancas), que vem a seguir, será acompanhado do vinho Rosso Veronese.
O Valpolicella Ripasso será o encarregado de harmonizar com o prato de massa, o Ravioli di cinghiali al cacao com erbe aromatiche, scaglie di mandorle e pepe di tre colori (Ravióli de javali e cacau com ervas finas, lascas de amêndoas e pimentas de três cores).
O prato de carne virá a seguir e será um Stracotto di manzo alla mantovana com patate dore (Carne guisada cozida lentamente em vinho tinto, com batatas dorés). O vinho escolhido foi o clássico Sartori Amarone Della Valpolicella.
E para sobremesa, Tartelette al cacao com crema di yogurt, caramello e frutta di stagione (Minitorta de chocolate com creme de iogurte, caramelo e frutas da estação), com acompanhamento do vinho doce Sartori Garganega.
O custo por pessoa será de R$ 130 e as reservas já estão sendo feitas. É conveniente não deixar para a última hora, pois a procura é grande, tanto pelo cardápio a ser oferecido quanto pela qualidade dos vinhos da harmonização.
Cugi’s Ristorante
Avenida Vereador Toaldo Túlio, 105 – Santa Felicidade
Fones: (41) 3527-4766
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br





