i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Panela do Anacreon

Foto de perfil de Panela do Anacreon
Ver perfil

<p style="margin: 0in; font-family: Arial; font-size: 11.0pt; color: black;"><span style="background: white;"> Novidades gastronômicas em Curitiba e receitas </span></p>

Feijoada em casa

O famoso Feijão da Carmen agora não é mais privilégio da família. Tem delivery

  • Por Anacreon de Téos
  • 20/05/2020 18:11
O Feijão da Carmen no prato. Encomendas para delivery até a tarde da sexta-feira.
O Feijão da Carmen no prato. Encomendas para delivery até a tarde da sexta-feira.| Foto: Divulgação

O que era privilégio de alguns poucos parentes e amigos agora está ao alcance de todos. O “Feijão da Carmen”, tradicional feijoada que dona Carmen Cattani faz há décadas, está disponível para delivery. É tempero familiar, carinho familiar, que vem desde lá detrás. Tudo começou com a Dona Catulina, avó materna, que fazia um feijão especial para os netos. Ela retirava ossos, peles e gorduras das carnes e o tempero estava ali, mas não podia aparecer. Os netos - incluindo Carmen - adoravam, se lambuzavam.

Depois, vieram as feijoadas que a sogra Ercy promovia para a família, todos os sábados. Mantendo a tradição de o feijão estar sempre na mesa da família, dona Carmen, em pleno embalo dos 70 anos, não deixa passar um fim de semana sem o prato.

Com formação de chef pelo Centro Europeu, ela gosta de dizer que é cozinheira, não chef. Depois de aprender a cozinhar com a avó, quando menina, nunca mais parou. Sempre cozinhou para a família e amigos, que começaram a encomendar sua feijoada para eventos particulares. Atendendo a pedidos, este ano, então, começou a vender o “Feijão da Carmen”.

O kit é sempre entregue aos sábados e traz um quilo de feijão com carnes, 600g de arroz, 250g de farofa de couve com bacon e 250g de vinagrete. Na elaboração da feijoada, as carnes – paio, lombo, charque, costelinha e calabresa - são cozidas separadas para retirada da gordura, o que garante uma refeição leve.

Embora também cozinhe o feijão com as partes que dão sabor e são mais gordas, como rabo, pé e orelhas (como deve ser numa autêntica feijoada, aquela que exige ambulância na porta), estas iguarias só são enviadas aos clientes que pedem, dentre os quais certamente me incluo. Há também a versão vegetariana, preparada sem carnes.

Todo o processo - que começa com a escolha de ingredientes frescos e de qualidade, molho do feijão, cozimento das carnes, preparo do vinagrete, corte da couve bem fininha e até a embalagem para entrega - é feito pessoalmente pela cozinheira. Nenhum produto usado é industrializado ou congelado - costuma reforçar dona Carmen. Ela diz querer que as pessoas sintam que o feijão saiu da cozinha dela e que é uma comida feita com afeto, comida de mãe e avó.

O kit do Feijão da Carmen como chega em casa - porção para três pessoas: feijão, arroz, vinagrete e farofa de couve.
O kit do Feijão da Carmen como chega em casa - porção para três pessoas: feijão, arroz, vinagrete e farofa de couve. | Foto: Anacreon de Téos

O kit custa R$ 75 e serve três pessoas bem servidas (com taxa de entrega de R$ 8 para Curitiba). As encomendas podem ser feitas até às 18h de sexta-feira pelas redes sociais ou por WhatsApp e o pagamento é feito pelo PicPay. Em ocasiões especiais, também é vendido o famoso pudim de leite na versão de um quilo, um pudim seguindo receita de família, sem furinhos.

No maior pique, ela ainda atende pedidos para eventos com até 50 pessoas.

Então, já que é sexta-feira, dá pra encomendar a feijoada.

Feijão da Carmen

Facebook e Instagram: @feijaodacarmen

WhatsApp: (41) 99886-0805

PicPay: @carmen.cattani

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.