i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Panela do Anacreon

Foto de perfil de Panela do Anacreon
Ver perfil

Novidades gastronômicas em Curitiba e receitas

Pratos clássicos por encomenda

Frenkel deixa Anis Gastronomia e agora só vai cozinhar o que mais gosta

  • Anacreon de TéosPor Anacreon de Téos
  • 11/09/2020 08:55
Flávio Frenkel, chef referência da cozinha paranaense, agora vai cozinhar em casa, escolhendo pratos e menus que aprecia.
Flávio Frenkel, chef referência da cozinha paranaense, agora vai cozinhar em casa, escolhendo pratos e menus que aprecia.| Foto: Divulgação

Uma volta às origens. É assim que o chef Flávio Frenkel, mestre e inspiração de toda uma geração de cozinheiros que hoje atua no mercado, define seus próximos passos.

Depois de 12 anos de muito sucesso, ele está deixando a Anis Gastronomia, empresa da catering especializada na criação e confecção de cardápios diferenciados para eventos de todos os portes. E a decisão de Frenkel não tem nada a ver com a guinada gerada pela pandemia, que inviabilizou a realização de eventos, com qualquer número de pessoas. É mesmo uma decisão pessoal, depois de algumas boas experiências que teve nos últimos meses.

Parado em casa, o chef começou a promover cardápios com algumas de suas especialidades, todas elas voltadas para a cozinha clássica, com um acentuado sotaque francês. Começou no Dia das Mães, quando anunciou em suas redes sociais que teria uma saborosa sugestão para entregar em casa. Delivery de chef premiado não seria para qualquer um. E o resultado foi um enorme sucesso, esgotando toda a previsão, a ponto de deixar algumas pessoas apenas com o desejo.

Aí foi aberta a porteira. Tantos foram os pedidos não atendidos e tantos foram os pedidos para novas promoções que dali umas semanas Frenkel anunciou mais um menu especial: um autêntico Cassoulet de Toulouse (fiz o registro, confira aqui). Continuando pela França, anunciou que daria uma passadinha pela Provença e faria uma Bouillabaisse. Quer dizer: deixaria tudo encaminhado e o cliente finalizaria o prato em casa, acompanhando as instruções que seguiram por vídeo (confira o post aqui).

E vieram outros pratos, outros cardápios e, com eles, o amadurecimento de uma ideia que já estava sendo plantada em sua cabeça: pode pôr para fora todo o vasto conhecimento que tem na cozinha sem precisar de aprovação de orçamento. Explicando: “quero ter a liberdade de escolher sem precisar da necessidade de ser escolhido” – foi o que me disse.

Os 12 anos à frente da Anis deram a solidificação definitiva do nome do experiente cozinheiro. Foi um belo aprendizado, ele reconhece, mas decidiu que agora chegou o momento de ser só ele e suas técnicas. Nesse período de confinamento percebeu não haver necessidade de um palco tão grande para atuar e as encomendas dos pratos especiais mostraram isso. Foram os próprios clientes que incentivaram o chef a cozinhar os pratos que gosta e incentivaram a troca de rumo.

O Cassoulet de Toulouse de Flávio Frenkel, que, feito sob encomenda, esgotou.
O Cassoulet de Toulouse de Flávio Frenkel, que, feito sob encomenda, esgotou.| Foto: Divulgação

Nos próximos meses Flávio Frenkel vai ficar em banho-maria, num período entre o fim de algo e o começo de outro. Até mesmo por haver ainda compromissos assumidos com alguns clientes de eventos, com agenda até metade do ano que vem. Mas, é claro, estará cozinhando em casa e, de vez em quando, anunciando suas especialidades para o delivery personalizado nas redes sociais.

E se propõe, também, a ajudar quem precisa abrir ou reabrir seu negócio, pondo à disposição toda a experiência para ajudar quem está precisando. Que, com certeza, são muitos.

À venda

Quanto à Anis Gastronomia, os sócios devem colocar a empresa à venda (cozinha e equipamentos), por entenderem não fazer sentido que Frenkel não esteja mais à frente da cozinha, acreditando que outro grupo, com outro chef, possa empreender.

Mas o que importa é que o chef, agora em nova jornada, vai estar fazendo exatamente o que mais importa: cozinhar o que gosta. E quem ganha somos nós, privilegiados cultuadores de sua arte.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.