• Carregando...
Ivan Lopes em duas frentes: recepcionando Don Melchor e apresentando uma noite exclusiva paraense
| Foto:

O chef Ivan Lopes vai cozinhar em duas noites especiais. Uma para harmonizar com o premiado vinho Dom Melchor e outra com o que há de melhor da cozinha paraense. (Foto/ Pierpaolo Nota)

Don Melchor, a grande estrela da noite na Adega Brasil.

Desde que deixou a rotina diária da cozinha do Mukeka, no início do ano, Ivan Lopes está tendo uma vida das mais atribuladas. Priorizando os eventos e jantares especiais, o cozinheiro não para, vivendo tempos muito mais agitados do que aqueles supostos sufocos da correria dos restaurantes.

E agora interage com dois eventos seguidos, ambos de mexerem com o paladar de cada um. Seguidos e completamente diferentes entre si, cada qual na sua.

O primeiro deles está marcado para o dia 27, na Adega Brasil Empório, e representa o encontro com um dos melhores vinhos da América do Sul, o Don Melchor, o nobre marco da vinícola chilena Concha Y Toro. De entrada, o chef anuncia uma Salada de folhas, queijo de cabra, figo fresco e molho de mostarda e mel, para ser harmonizada com o vinho Marques de Casa Concha Chardonnay 2014. O prato principal, para receber o Don Melchor 2011 (94 pontos pela Wine Spectator, a melhor cotação jamais dada a um Cabernet Sauvignon chileno) com todas as honras de celebridade, será uma Paleta de javali ao molho do assado e cuscuz marroquino com castanhas. De sobremesa, Torta de chocolate e frutas vermelhas.

O valor por pessoa para participar do jantar é de R$ 250, que poderá ter 50% do valor revertido em compras de Dom Melchor. As vagas são limitadas e a recomendação é fazer reserva com boa antecedência.

As reservas podem ser feitas pelo fone (41) 3077- 1020.

Adega Brasil Empório

Rua Saldanha Marinho 1478 – Bigorrilho (estacionamento próprio)

Sabores do Pará

Aviú, o micro camarão da Amazônia.  Que entra no cardápio especial de sexta. (Foto/ Ivan Lopes)

Dois dias depois, no dia 29, Ivan Lopes dá uma guinada total e se volta às suas origens bem brasileiras. Em companhia da querida Claudia Krauspenhar, outra chef e cozinheira de mão cheia, promove o que chamou de “Pará e seus sabores”, jantar todo feito com ingredientes paraenses e amazônicos. É o saboroso resultado de uma viagem que ele fez recentemente a Belém, para acompanhar o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. Como trouxe na mala diversos produtos típicos, juntou com algumas boas ideias e criou o cardápio mais do que especial.

De couvert, Tapioca recheada com queijo do Marajó. Como entrada, Brandade de aviú e crostine. Aviú, para quem não sabe, é aquele micro camarão da Amazônia, que tem um sabor suave e delicado.

O primeiro prato será uma Caldeirada de filhote com feijão Santarém. Filhote é um dos peixes mais gastronômicos da região e já é velho conhecido daqueles que acompanham a carreira de Ivan Lopes, pois foi por ele introduzido no cardápio do Terra Madre, anos atrás, e lá brilha até hoje. Feijão Santarém é um dos hits dos chefs e também é conhecido como feijão manteiguinha, tem o grão bem pequeno e claro.

O segundo prato é um clássico, o Pato ao molho de tucupi e pupunha assada, que, acredito, dispensa maiores apresentações.

De Mendes,  chocolate paraense que Lopes traz a Curitiba.

De sobremesa, Bacuri e chocolate De Mendes. O De Mendes é um chocolate de lá, conhecido como o “chocolate da floresta” e o chef trouxe algumas amostras não apenas para servir após o jantar paraense como também para tentar intermediar sua colocação no mercado curitibano. Com boas possibilidades de sucesso.

E não fica só nisso. Durante a noite haverá também algumas surpresas nas bebidas, com drinques feitos com mel de cacau e cervejas amazonenses.

Serão servidas também algumas cervejas amazônicas, como as da Amazon Beer (com cacau, bacuri e outros insumos locais) e até da paranaense Waybeer, que tem a Way Beer Amburana Lager, que pode se adequar facilmente à proposta.

Será, certamente, uma oportunidade única para se conhecer novos sabores, um pouco do muito que o Brasil tem a oferecer de produtos gastronômicos.

O valor por pessoa é de R$ 175 e os contatos para reserva e confirmação podem ser feitos com o próprio chef, no telefone (41) 9255-0050. Reserva feita, o comensal será avisado sobre o local onde acontecerá o histórico jantar.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]